Nasceu no Ceará em 1839, sendo filho de pescadores miscigenados de escravos e considerado o maior herói popular que lutou pela abolição da escravatura no Ceará.
Ele também era conhecido como Chico da Matilde e Dragão do Mar, e foi diretor da Sociedade Libertadora cearense, por intermédio de João Cordeiro, que o conheceu na luta para salvar o povo nordestino de uma enorme seca.
O fato que o consagrou como herói histórico foi quando, em 1884, ele liderou os jangadeiros no bloqueio de um dos principais portos cearenses para o embarque de cativos (escravos mantidos em cativeiro). Com isto foi perseguido, porém se manteve muito resistente. Foi exonerado de um de seus principais cargos, mas mesmo assim não deixou de lutar pelos escravos, fazendo a notícia do bloqueio se espalhar. Assim, os senhores libertaram seus cativos, pois com o porto bloqueado, eles não tinham condições de sustentá-los, já que não podiam mandá-los para o sul do país, em troca de dinheiro. Assim, contribuiu para abolir a escravatura no Ceará, quatro anos antes da abolição em todo país. Foi esse bloqueio que lhe deu o apelido de Dragão do Mar. Foi homenageado e nomeado Major- Ajudante de Ordens do Secretário- Geral do Comando Superior do Estado do Ceará. Faleceu em 1914, tornando-se conhecido como grande incentivador da abolição da escravatura e um dos maiores heróis abolicionistas do Ceará e do Brasil.
Leandro Luiz Menezes Gomes - 706
Fontes: www.dec.ufcg.edu.br/biografias/FranJNas.html
http://portaldaculturanegra.wordpress.com/2008/11/16/francisco-jose-do-nascimento-dragao-do-mar/