Ficou conhecido por ser um símbolo da resistência e da luta contra a escravidão no Brasil, por defender o culto e a religião africana.Nasceu em Palmares (Alagoas) no ano de 1655. Com seis anos de idade foi capturado para se tornar escravo, aprendeu línguas diferentes e ajudava diariamente na celebração de missa.
Quando tinha 15 anos, fugiu e voltou ao seu local de origem.
Por volta de 1678, Zumbi se tornou o novo líder do quilombo (lugar criado para escravos fugitivos; ficavam em selvas,matas e montanhas, para dificultar o acesso), após ter discordado da opinião do antigo líder, o Ganga Zumba, seu tio.
Quinze anos mais tarde, em 6 de fevereiro de 1694, o quilombo foi invadido, a capital de Palmares foi destruída e Zumbi foi ferido.
Em 20 de novembro de 1695, ele foi morto e decapitado. Sua cabeça foi salgada e exposta em praça pública em Recife com o pênis dentro da boca para acabar com a imortalidade de Zumbi. No mesmo ano, Furtado de Mendonça foi premiado com 50 mil réis por D. Pedro II por ter matado Zumbi.
Zumbi é tido como um dos grandes líderes de nossa história. O dia de sua morte, 20 de novembro, é comemorado e lembrado em todo o Brasil como o Dia da Consciência Negra.
Milena Gomes