Nelson Rolihlahla Mandela é um importante líder da África do Sul. Nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu (África do Sul). Formado em direito, foi o presidente da África do Sul entre os anos de 1994-99. Mandela lutou contra o sistema de apartheid no país. Esse sistema significa "vida separada" e era o regime de segregação racial existente na África do Sul que obrigava os negros a viverem separados dos brancos. Os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, econômicos e sociais. Em 1962, foi preso e condenado a cinco anos de prisão por incentivo a greves e viagens ao exterior sem autorização. Em 1964, foi julgado novamente e condenado à prisão perpétua por planejar ações armadas. Permaneceu preso de 1964 a 1990. Nestes 26 anos, tornou-se o símbolo da luta antiapartheid na África do Sul. Mesmo na prisão conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país.
Com o aumento das pressões internacionais, o então presidente, Frederik de Klerk, solicitou, em 11 de fevereiro de 1990, a liberação de Mandela.
Em 1994, tornou-se o primeiro presidente negro do país. Com o fim do mandato de presidente, afastou-se da política, dedicando-se a causas de várias organizações sociais em prol dos direitos humanos.
Bruno Ássimos - 706