Foi um herói pardo, com cabelo preto e nariz afilado. Nasceu no Brasil, em 1761, numa cidade baiana qua possuia o nome de Freguesia do Pilar e foi filho de um capitão.
Luís Gonzaga foi um dos autores do manifesto chamado de Revolta de Búzios, também conhecida como Revolta dos Alfaiates. Este movimento protestava contra a escravidão dos negros africanos no Brasil, que eram maltratados pelos senhores do engenho. No fim, este movimento contribuiu para abolir a escravidão e por isso Luís Gonzaga pode ser considerado um herói, já que este foi um dos maiores movimentos contra escravidão já vistos em nosso país.
Ele foi preso no dia 23 de agosto pelas forças de repressão do governo colonial. Ele também participou da companhia de granadeiros do primeiro regimento da tropa de linha, porém não era muito disciplinado e desertou três vezes.
Este grande herói ficou oculto por muitos anos, mas com a homenagem feita pela presidenta Dilma Roussef no ano de 2011, ele voltou a ser reconhecido pelos jovens de nosso país.
Gabriel Motta - 706
Fontes: Site de história da UFRJ