O propósito da fase Aprendizado é continuar a aprimorar a implementação de mudanças. A experiência na utilização do framework QoS-TI é revisada para verificar o que foi alcançado, se o esforço atingiu os objetivos definidos, e como a organização pode implementar futuras mudanças de maneira mais efetiva e eficiente. Os registros devem ser mantidos ao longo da aplicação do ciclo de vida do framework, tendo em vista a oportunidade de aprendizado e melhoria do processo de implantação. A fase procura responder às seguintes perguntas: Conseguimos chegar? O que aprendemos? Para responder a essas perguntas são realizadas as atividades a seguir.
Fluxos, Atividades e Templates da Fase Aprendizado
O fluxo que representa a fase Aprendizado, Figura 10, é apresentado a seguir.
Figura 10: Fluxo da fase Aprendizado do framework QoS-TI (O Autor)
As atividades que compõem a fase aprendizado são:
1. Coletar e Analisar os Resultados – a atividade efetua a coleta e a análise dos resultados obtidos durante todo o ciclo de vida do framework.
2. Comparar os Resultados com os Objetivos – realiza a comparação dos resultados obtidos com os objetivos pretendidos inicialmente, a fim de verificar o que foi alcançado com o esforço realizado.
3. Registrar Lições Aprendidas – faz o registro das lições aprendidas durante todo ciclo de vida, com a finalidade de realizar aperfeiçoamentos para experiências futuras.
4. Propor Ações Futuras – recomendações para melhorias futuras são desenvolvidas e documentadas com base nos resultados e nas lições aprendidas.
5. Iniciar Novo Ciclo – inicia um novo ciclo de vida em resposta às recomendações de melhorias futuras.
Os templates da fase aprendizado são:
· Registro de Lições Aprendidas;
· Recomendações de Ações Futuras.