Workshop “Atualização Tecnológica: Projetos e Gráficos” - Departamento de Expressão Gráfica

Data de postagem: Aug 01, 2011 6:27:2 PM

Evento realizado em 06 e 07 de junho de 2011, pelo Departamento de Expressão Gráfica

Saiba o que a professora e Chefe do Departamento Luzia Vidal de Souza contou sobre o curso de Expressão Gráfica:

"Penso que um dos maiores desafios dos professores hoje em dia, é aliar o ensino à tecnologia, já que o desenvolvimento da tecnologia é constante e muito rápido.  Nós professores do ensino superior, sabemos das mil atividades que temos. Além de ensinar, precisamos estar em constante aprendizado e acompanhar o desenvolvimento da tecnologia, não é tarefa simples. Nosso departamento DEGRAF, é responsável pelas disciplinas de desenho. Ministramos aulas para os cursos de engenharia, arquitetura, química, matemática. As disciplinas que ministramos pertencem ao ciclo básico e nosso departamento não tem um curso, mas percebemos o grande interesse por parte dos estudantes nas disciplinas ofertadas, especialmente quando são ofertadas nas disciplinas, que trabalham com desenho auxilidao por computador. Os cursos de cad, que são ofertados, preenchem as vagas em alguns minutos. Isso nos fez perceber, que na maioria dos cursos da universidade, os estudantes não possuem contato com softwares tipo CAD, ou se possuem é muito breve.

Minha fala aqui hoje será no sentido de mostrar a vocês um panorama do ensino, mas vou focar no que diz respeito a projetos gráficos. Não há como falar de projetos sem falar de engenharia. Vou dar um breve histórico sobre o desenvolvimento das engenharias.

O termo “engenharia” – do latim ingenu – significa engenhar, criar... A origem da engenharia vem desde os primórdios da humanidade, quando o homem necessitava criar, construir artefatos para auxílio em seu cotidiano, com isso produzia itens como pedras pontiagudas para facilitar seu trabalho de caça e pesca . Desde então, a engenharia vem sendo cada vez mais utilizada. A produção de itens que auxiliassem o homem em suas tarefas tornou-se essencial para a sobrevivência do homem e sua evolução. Sem dúvida, uma das maiores invenções do humanidade, foi a roda. Sem ela o homem não iria muito longe. Além de revolucionar os meios de transporte, a roda possibilitou outro grande salto para a tecnologia – o movimento controlado por rotação, criaram-se os moinhos de água, rodas de tecelagem, sem falar de tantas outras utilidades da roda. A partir do princípio de que uma roda de tamanho maior leva mais tempo para dar uma volta completa, o homem também descobriu a teoria da velocidade centrípeta, desde então não pararam de surgir engenhos baseados no mesmo princípio. Inventaram-se os relógios com rodas dentadas, máquinas a vapor, locomotiva e o automóvel e outras. Rodas e revoluções andam juntas há muito tempo. Numa era de colossais conquistas tecnológicas, entre 8000 e 5000 a.C., o homem inventou o arado, os processos de fundição de ferramentas, jóias e o calendário solar. Todos estes inventos, baseados no princípio da roda. Começaram então a ser criadas as grandes obras da engenharia: as pirâmides do Egito, verdadeiras obras de arte, obras que tornaram-se possíveis graças aos avanços da matemática e da geometria. Tales de Mileto e Pitágoras (VI a.C., deram um rigoroso impulso à matemática e no século seguinte a arquitetura atingiu seu apogeu no Acrópole de Atenas. Houve a Modernização da engenharia, com a sistematização do conhecimento. Começaram a surgir, no século XVIII, as primeiras escolas de engenharia. Uma das primeiras escolas foi a Escola Politécnico de Engenharia – França.

REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Com o advento do computador, houve um desenvolvimento tecnológico violento em todas as áreas, em especial, na área de projetos gráficos.

As empresas começaram a trabalhar com desenhos assitidos por computador;

Houve muita resistência por parte dos projetistas, para passarem do desenho no papel, para o desenho no computador.

Com a popularização do computador pessoal, o CAD, começou a ser difundido e mais utlizado;

Houve então o desenvolvimento de novos softwares para desenho assistido por computador.

BREVE HISTÓRICO DO DEPARTAMENTO E DAS DISCIPLINAS

EVOLUÇÃO NO TEMPO (DISCIPLINAS E CURSOS)

DEGRAF - Departamento de Expressão Gráfica

Antigamente, o Departamento de Desenho fazia parte do Departamento de Matemática.

No início dos anos 70, houve a separação e foi instalado o Departamento de Desenho;

As aulas eram ministradas para todos os cursos de engenharia, para a arquitetura, educação artística e desenho industrial.

Por pertencerem ao ciclo básico, eram ministradas de maneira semelhante para todos os cursos.

Com o passar dos anos e por solicitação dos cursos, as disciplinas foram se tornando especializadas com aplicações voltadas para cada curso.

Aos poucos foram sendo inseridas disciplinas utilizando algum software computacional;

Por causa das dificuldades em adquirir os softwares, eram utilizados somente os softwares livres, de geometria dinâmica: geogebra, cabri geometré, googlescketchup e outros.

AVANÇO TECNOLÓGICO

A partir da parceria realizada com a Eng/AutoDesk, em 2010, foi possível a compra de licenças educacionais, da suite master autodesk, que contém diversos softwares de projetos gráficos, como: Produtos do EMS:  AutoCAD, AutoCAD Architecture, AutoCAD Civil 3D, AutoCAD Electrical, AutoCAD Inventor, Professional Suite, AutoCAD Map 3D, AutoCAD MEP , Autodesk 3ds Max Design, Autodesk Ecotect Analysis, Autodesk, Navisworks Manage, Autodesk Revit Architecture, Autodesk Revit MEP, Autodesk Revit Structure, Autodesk Robot Structural Analysis Professional, Autodesk howcase, Autodesk SketchBook Pro. Atentendedo às solicitações dos estudantes, que gostariam de fazer cursos de autocad, o DEGRAF, pode ofertar, tanto nas disciplinas ministradas para os diversos cursos de engenharia, arquitetura, e outros, cursos de extensão utilizando o AUTOCAD, para o desenvolvimento de projetos.

Acabamos conhecendo os diversos softwares que tem recursos muito além do que imaginávamos. Fui então, convidada à participar da conferência mundial da AutoDesk em Las Vegas, na qual pude tomar conhecimento das tecnologias que estão sendo utilizadas nas universidades e de que forma elas vem sendo utlizadas nas universidades do mundo. Vou mostrar a vocês, algumas das principais experiências que vivenciei na conferência.

1ª experiencia

A primeira delas foi apresentada pelo Prof. Koshy – do Instituto Indiano de Teconologia de Madras. Ele realizou uma experiência por dois anos, para verificar o aprendizado dos alunos. Para incluir nas disciplinas dos cursos de engenharia a tecnologia Autodesk, seria necessário, muitas horas a mais para cada disciplina, tendo em vista que, além de vencer os conteúdos, o professor ainda deveria ensinar os estudantes a trabalharem com os softwares, o que dispenderia muito tempo. Pensou então em duas alternativas: modificar o conteúdo das disciplinas dos cursos de engenharias, arquitetura e design ou criar um novo curso que desenvolvesse tais habilidades. Pela facilidade de implementação, o Prof. Koshy, optou pela primeira. Criou então um laboratório multidisciplinar, no qual seriam feitos os treinamentos relativos aos softwares de projetos gráficos e cada aluno deveria ser capaz de escolher qual das ferramentas seria mais adequada para aplicação em sua área. Durante os dois anos, os alunos mostraram um interesse superior ao que os professores esperavam, gastando muitas horas extra-classe para estudar os softwares escolhidos.O resultado de su trabalho foi muito bom, os alunos demonstraram interesse no aprendizado das ferramentas, porém achavam que seria necessário mais tempo para desenvolverem as habilidades específicas.

2ª Experiência – Prototipagem

O professor fala das experiências realizadas com alunos de sua universidade – EUA. Da responsabilidade do engenheiro, do designer, de encontrar uma estrutura ótima de construção do objeto. É necessário verificar os materiais a serem utilizados, a forma, as dimensões e a maneira que será feita a fabricação do produto. Em sua proposta, as equipes escolhem um produto e verificam problemas existentes em sua construção e fazem propostas de modificações. Os produtos são construídos utilizando a prototipagem rápida, após terem sido realizados os testes nos protótipos digitais.

Desde sua criação, o departamento de desenho, sempre teve o desejo de ter um curso ligado ao departamento. Muitos estudos foram realizados. Em 2008, foi feita uma proposta para criar o curso de Engenharia Gráfica, naquele mesmo ano, o MEC decidiu restringir as engenharias à 22 principais áreas, as demais deveriam se enquadrar. Em 2009, foi feita a proposta do curso de Tecnólgo em Representação Gráfica de Projetos, porém como o curso não existia no catálogo de cursos do MEC, deveria ser feita uma solicitação para a inclusão no catálogo.  A PROGRAD então, nos incentivou a pensar num bacharelado, foi então designada uma comissão para o desenvolvimento do projeto e após um ano de discussões e trabalho, foi criado o curso de Bacharelado em Expressão gráfica. A primeira turma será iniciada em 2012.  A concepção do curso se deu para preencher uma lacuna existente entre o projeto do produto e sua produção. Nesta lacuna, está o projeto gráfico, realizado em computador, no qual podem ser feitos diversos testes, tais como de resistencia, de materiais, de interferências, bem como planilhas de custos. As simulações digitais permitem que os testes sejam feitos, sem que seja feita a construção física do modelo, o que proporciona uma redução significativa de custos para as empresas. Após termos ficados maravilhados com o potencial dos softwares existentes, fizemos um empenho muito grande para conseguirmos comprar o software. Nesta parceria com a autodesk, adquirindo licenças educacionais, todos os alunos e professores da UFPR, podem baixar a versão educacional dos softwares.

Em maio de 2011, estive no lançamento dos produtos AutoDesk 2012, em São Paulo, onde foram apresentadas as inovações propostas para os produtos em 2012. São muitas, eu não saberia citá-las, pois ainda estou em fase de conhecimento dos softwares, mas algumas coisas que achei mais importantes posso listar, tais como:

80 novos produtos

Utilização do autocad no Mac

AutoCad WS (Web Service) - que vc pode utilizar online, em computador portátil, ou até mesmo no celular. Para levar a campo, e fazer modificações no seu projeto, que serão salvas e adicionadas ao projeto original.

Programas Educacionais com as novas ferramentas

Certificação Profissional para validar a fluência no software

Inovações no Autocad 2012

Scaneamento de objetos através da nuvem de pontos

Interface com outros programas

Country kit Brasil

Showcase Citroen e Pegeout 408 "