A criação da Universidade em 1912

Texto disponível em:

GOMES, E.R. UFPR 95 anos: Paraná séc.XX - Curitiba séc.XX: temários. Curitiba: Imprensa Universitária da UFPR, 2007.

378.8162 U58 (código do livro na Biblioteca CT - Centro Politécnico UFPR)

"A UFPR, fundada em dezembro de 1912, foi a primeira universidade do Brasil. As primeiras aulas foram ministradas em 1913, em um antigo prédio na Rua Comendador Araújo. Havia, então, 97 alunos.

Sua história começa em 1892, quando o político Rocha Pombo lançou na Praça Ouvidor Pardinho a pedra fundamental da Universidade do Paraná. Mas devido ao Movimento Federalista o projeto não foi adiante. Foi apenas em 1912, quando o Paraná sentiu que precisava de massa crítica para defendê-lo, pois seu grupo intelectual era reduzido, que se iniciou novamente o movimento pró Universidade do Paraná. Nessa época, as lideranças políticas também se mobilizaram em prol da criação da Universidade, pois o Paraná havia perdido a Região do Contestado para Santa Catarina.

No dia 19 de dezembro de 1912, Victor Ferreira do Amaral e Silva liderou a criação efetiva da Universidade do Paraná. Em 1913, a Universidade começou a funcionar – no início, como instituição particular. Os primeiros cursos ofertados, foram Ciências Jurídicas e Sociais, Engenharia, Medicina e Cirurgia, Comércio, Odontologia, Farmácia e Obstetrícia. Após ter fundado a Universidade do Paraná,  Victor Ferreira do Amaral – que foi seu primeiro reitor – fez empréstimos e iniciou a construção do Prédio Central, na praça Santos Andrade, em terreno doado pela Prefeitura.

Durante a Primeira Guerra Mundial, uma lei determinou o fechamento das Universidades, pois o Governo Federal não recebia bem as iniciativas surgidas de forma independente nos estados.  Para driblar essa lei e continuar funcionando, foi necessário desmembrar a Instituição em três faculdades: direito, engenharia e medicina.

Praça Santos Andrade

Depósito de lixo ainda no século XIX, só em 1879 foi transformada em praça. Foi Largo Lobo de Moura, Largo Duque de Caxias, novamente Lobo de Moura até 3 de janeiro de 1890, quando o local passou a ser chamado Largo Thereza Christina em homenagem à esposa do imperador D. Pedro II. Naquela época, o largo se estendia desde a Rua São Francisco até chegar às ruas Marechal Deodoro e Garibaldi (hoje Presidente Faria). Desde 1901, o local passou a ser denominado Praça Santos Andrade em homenagem ao ex-presidente do Estado, José Pereira dos Santos Andrade. É conhecida como praça da Cultura por abrigar o Teatro Guaíra em uma extremidade e a Universidade Federal do Paraná na outra. "