Os 70 anos da Matemática na UFPR

PALESTRA: Os 70 anos da Matemática na UFPR - Prof.ª MSc. Florinda Katsume Miyaoka (29/10/2010)

1940: decreto de autorização do curso

O Curso de Matemática foi criado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Há relatos históricos de que as aulas da Faculdade ocorreram no anexo da Câmara Municipal, mas não há muitos registros dos primeiros anos do curso.

Década de 50

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (ficava em frente ao Teatro Guaíra, na Rua XV de Novembro, prédio já demolido). Foi construído o Conjunto da Reitoria, formado por três prédios: da Reitoria, das Ciências Econômicas e da Faculdade de Filosofia (neste, passou a funcionar o curso de Matemática).

Alguns professores que se formaram nessa década: Moysés Kulisch, Osny Dacol, Newton Carneiro Affonso da Costa, Jayme Machado Cardoso (um dos primeiros pesquisadores de Matemática da UFPR, e que teve muita influência nas gerações seguintes).

Década de 60

FaFi (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, até hoje o nome está escrito na face da Rua XV de Novembro do prédio, que atualmente se chama Dom Pedro I, onde estão o Setor de Educação e o Setor de Humanas).

As turmas do Curso de Matemática eram pequenas; no vestibular, havia nota mínima para os candidatos serem aprovados e não era obrigatório preencher as vagas, como é atualmente.

1968: Lei 5.540 (reforma universitária). Determinou a estrutura atual da universidade, com as seguintes características: sistema departamental, vestibular unificado e classificatório, aumento de vagas nos cursos, ciclo básico, sistema de créditos dos currículos (anteriormente eram seriados), carreira do magistério superior, extinção das cátedras (o professor catedrático era o senhor absoluto da sua “cadeira”, como era denominado o conjunto de disciplinas sob a sua responsabilidade), criação do regime de tempo integral, pós-graduação.

1972: Mudança do Curso de Matemática para o Centro Politécnico. Instituto de Matemática.

Década de 70

1972: Foi implementada a lei 5.540, o curso de Matemática se mudou para o Centro Politécnico, ficando vinculado ao Instituto de Matemática. O primeiro diretor do Instituto foi o Prof. Olavo Del Claro, e o espaço para a instalação do Instituto era o 3° andar do prédio da Administração (onde ainda está o Departamento de Matemática), mas nada estava preparado para o funcionamento do Instituto. A chegada no Centro Politécnico foi traumática, pois a reforma universitária foi implementada sem a preparação de local e de pessoal (administrativo).

1973: Houve nova estruturação da UFPR, foi criado o Setor de Ciências Exatas e, neste, o atual DMAT (Departamento de Matemática).

Durante os anos 70 ocorreu a estruturação do departamento. Alguns professores deixaram o departamento de Matemática, como por exemplo, o Prof. Inaldo Ayres Vieira, que ficou no Departamento de Construção Civil. O CESEC (que sedia o Programa de Pós-Graduação em conjunto com o DMAT) leva o seu nome.

Foto dos membros do Departamento de Matemática em 1978.

Décadas de 80 e 90

Qualificação dos professores em cursos de pós-graduação. Atividades de extensão, cursos e projetos, PROLICEN (Programa das Licenciaturas, do MEC – substituído pelo atual LICENCIAR);

1994: Criação do Mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia (em conjunto com o Setor de Tecnologia).

1997: Início do Curso de Especialização para professores de Matemática.

Anos 2000

Consolidação dos Programas de Pós-Graduação.

2002: Criação do Mestrado em Matemática Aplicada.

2002: Início da oferta na UFPR do Curso de Atualização para professores do Ensino Médio (a distância, gerado no IMPA, RJ).

2003: Criação do Doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia (em conjunto com o Setor de Tecnologia).

2010: Criação do Doutorado em Matemática Aplicada.