base 2‎ > ‎

meti2010

UC MERCADOS E EMPRESAS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO 2010
DSI Departmento de Sistemas de Informação
Escola de Engenharia, Universidade do Minho

last update: 15.12.2010

Course webpage: Moodle DSI




WORKSHOP METI.2010

"Alguns anos depois, como vai o clusterTIC@minho?”


18 Dezembro 2010, 10:00 - 13:00 hr
, Sábado
CCG auditorium, Escola de Engenharia, Campus de Azurem, Guimarães

Há cerca de dez anos atrás participamos nalguns momentos de discussão e de reflexão sobre um tal cluster de empresas TIC que ganhava algum protagonismo no Minho, um região menos central relativamente á capital (Lisboa), em especial nas áreas de software de gestão e mesmo na área (então emergente) da internet (1) . Também na altura exploramos as raízes do cluster, muito especial a aventura da Datamatic, na segunda metade dos anos 80 (2).

Nos anos seguintes desenvolvemos um projecto (cluster_TIC@minho, promovido pela AIMinho) onde se explorou a situação do cluster. Dele resultaram, entre outras coisas, dois livros – um conjunto de ensaios e casos empresariais e um “atlas” das empresas do cluster e da sua dinâmica. Ambos foram publicados em 2003 (3).

Em paralelo, promovemos duas iniciativas que também marcaram os esforços de protagonismo da região nessa área: o projecto memTSI (4), de que resultou a mais completa exposição compreensiva de material histórico de tecnologias de informação até hoje feita em Portugal, e as várias edições do “Minho Campus Party” (2001-2004) (5). Pelo caminho ficaram alguns esforços (muito) pouco satisfatórios em tentar dar forma institucional ao cluster (6).

O objectivo deste encontro é fazer um ponto de situação das empresas cujos casos foram analisados no referido projecto cluster TIC@minho: qual foi a evolução da empresa e qual a evolução do cluster nestes últimos anos? Damos aqui a palavra aos protagonistas. Pretende-se acima de tudo recolher testemunhos e informação sobre o tema, com origem nas próprias empresas retratadas.

Esta reunião é promovida no âmbito e com a colaboração dos meus alunos da cadeira de “mercados e negócios de tecnologias de informação”, do MEGSI Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologias da Informação, e do MSI Mestrado em Sistemas de Informação, ambos do DSI Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Pretende-se ainda proporcionar contactos entre os alunos dos mestrados MEGSI/MSI e as empresas participantes.

Para fins académicos, a reunião será gravada em vídeo, e posteriormente transcrita.

Eduardo Beira
EDAM Professor, MIT Portugal Program
Professor convidado (associado), Escola de Engenharia, Universidade do Minho


(1) Sobre as reuniões de discussão, promovidas em 2000, ver os Relatórios de trabalho / Working papers “ Mercados e empresas: estratégias e dinâmicas” WP3(2000) (E. Beira e A. Machado (ed.), “Painel CompeteMinho do cluster "high-tech" do Minho – uma reflexão sobre o presente e o futuro do sector TSI em Portugal: notas de trabalho"), e ainda o relatório WP2(2000) , (E. Beira e A. Machado (ed.), "Painel DSI / UM – uma reflexão sobre o presente e o futuro do sector TSI em Portugal: notas de trabalho”), disponíveis em http://sites.google.com/site/ebeira/base-2-fora/base-2-1/home .

(2) Ver WP26 e WP26b (2003): E. Beira, "Datamatic (Braga, 1978-84): software de gestão interactivo por um integrador multimarcas. Um marco inovador na informática portuguesa", Janeiro de 2003 (disponível em http://sites.google.com/site/ebeira/base-2-fora/base-2-1/home). Ver ainda as contribuições para o capítulo 4 de E. Beira e M. Heitor, Memórias das Tecnologias e dos Sistemas de Informação em Portugal”, 2004 (disponível em http://www.memtsi.dsi.uminho.pt/livro_mesas.htm).

(3) Os dois livros são E. Beira (ed.), “Cluster regionais: o caso do Minho. Tecnologias da informação e comunicação”, e E. Beira, “Tecnologias da informação e comunicação: Atlas do Minho” (2 volumes). Ambos estão disponíveis na pagina web do projecto, em http://sites.google.com/site/ebeira/base-2-fora/base-2-1/clusterticminho , onde se podem também encontrar outros resultados do projecto.

(4) Ver site do projecto: www.memtsi.dsi.uminho.pt

(5) Alguma informação está disponível em http://sites.google.com/site/ebeira/base-2-fora/base-2-1/mcp . As atribulações do processo terão comprometido um repositório compreensivo do muito que foi produzido e aconteceu nesses eventos – que até agora continuam a ser marcas inultrapassadas em dimensão e impacto, inclusive a nível nacional.

(6) minhodigital.com SA. Sobre as origens do processo, ver E. Beira, “Diário de bordo de uma iniciativa estruturante”, em Beira (ed.),“Cluster regionais: o caso do Minho. Tecnologias da informação e comunicação”, disponivel em http://sites.google.com/site/ebeira/base-2-fora/base-2-1/home


PROGRAMA

10:00 Direcção do DS (Luis Amaral): Abertura

10:05 Passagem do video "clusterTIC@minho" (2003)

10:15 E. Beira: Dez anos depois … como vai o cluster TIC do Minho? PDF

10:30 João Alvaro Carvalho e Luís Amaral: O papel da UM nas TIC na região e no país PDF

10:45 Casos empresariais: As origens - Inforap (Dario Alves) PDF

11:05 Café

11:20 Casos empresariais: Segunda geração - Primavera Software (José Dionisio)

11:40 Casos empresariais: A nova geração - Eurotux (António Coutinho) PDF

12:20 Discussão e mesa redonda: moderador - Capa Pereira (TLCI)

13:00 Encerramento