DA NÉVOA DO TEMPO À MAGIA DA CRIAÇÃO
UMA COMUNIDADE VIVA
(CARRAZEDA, ANOS 1950-60)
As pessoas
por Otilia Lage
Sra. Maria da Conceição Fernandes / Maria Augusta de Seixas
Sr. Alfredo Pereira
Padre Virgílio Augusto Cirne Vila Velha
Sr. Américo Teixeira
Sra. Maria Augusta Carvalho
Sr. Fernando Augusto Pereira
Sr. Emídio José Carvalho
Sr. António César de Oliveira Sampaio
Sr. João Carlos Pinto
Sr. Américo José de Sousa
Sr. Frederico José de Carvalho
Sr. José Fortunato Lopes
Sra. Dra. Maria Fernanda Fernandes
Sr. Álvaro Augusto Moura
Sr. Joaquim Teixeira de Sousa
Dr. Joaquim Morais Fernandes
Sr. José Rómulo de Carvalho
Sr. Manuel António Araújo, dono da Quinta do Pobre
Sra. Laudomira Coelho
Sr. Américo Augusto Ribeiro
Sra. Maria da Conceição Pombares
Neste lugar onde nascemos, figuras humanas de um passado já incerto que conhecemos e amamos, convivem connosco incentivando-nos a construir futuros indecisos. Mas falta ainda, como merecem, que os celebremos em homenagem coletiva promissora!
No presente álbum de memórias plurais, abandona-se a rotina e ousa-se passar da névoa do tempo à magia da criação, sendo a arte o primeiro passo e o recomeço. Trata de transfigurações estéticas e experimentações distintas mas transversais de engenho criativo. (p.12)
Os desenhos
por Helder Carvalho
As fotografias
por Eduardo Beira
Fotografias de Carrazeda à noite com as funções “night vision” (visão de infra vermelhos) da câmara, uma Nikon D7500 com zoom Nikkor AF 18-140 mm durante os meses de abril a agosto de 2022, sem flash e sem tripé. O preto e branco dos infravermelhos resulta numa ambiência algo estranha mas viva “entre as pedras antigas” evocando “as brumas da noite e do tempo”..
O livro inclui 48 fotografias. A amostra anterior é apenas exemplificativa de imagens recolhidas no projeto e nem todas aparecerão no livro.
O fascínio da pedra transmontana tem-me perseguido no último meio século de andanças pelas terras de Carrazeda. Os padrões das pedras nas fragas, muros, construções antigas e ruínas são um desafio permanente para a imaginação do fotógrafo. As imagens deste livro, inspiradas pelo roteiro que a Otília descreve na abertura do seu texto e pelos ambientes que evoca nos “micro textos” das suas personagens de Carrazeda antiga, são mais um passo dessa peregrinação e dessa descoberta sempre renovada. (p.95)
O livro e os autores
Otilia Lage (textos)
Helder Carvalho (desenhos)
Eduardo Beira (fotografias)
Capa e grafismo de Adelino Almendra
Otilia Lage
Investigadora do CITCEM- FLUP (U. Porto).
Autora, co-autora, organizadora e coordenadora de centenas de publicações em língua portuguesa e estrangeiras. Coordenadora e membro de equipa de projectos nacionais, europeus e estrangeiros. Licenciada em História, mestre em Demografia e História das Populações, doutoramento em História Moderna e Contemporânea, Pós-Doutoramento em Estudos Sociais e Históricos, Pós-graduação em Bibliotecas, Arquivos, Documentação e especialização em Administração Escolar.
É deputada, há vários mandatos, da Assembleia Municipal de Carrazeda de Ansiães.
Otilia Lage faleceu subitamente a 3 de fevereiro de 2024, pouco tempo depois da apresentação do livro em Carrazeda. Ver aqui.
Helder de Carvalho
Nasceu em Carrazeda de Ansiães (1954). Vive e trabalho no Porto. Licenciado em artes visuais pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Foi professor do ensino artistico e tem desenvolvido trabalho como artista visual pela investigação da linguagem expressiva, especialmente em ambientes tridimensionais. Mestre em "Art Craft and design education" (U. Roehampton-Londres, 2006).
Atualmente dedica-se exclusivamente à prática das belas artes com preferencia pela escultura e por artes em que a modelação é a técnica expressiva mais importante. As suas obras estão representadas em múltiplas coleções publicas e privadas e tem sido referenciado nos jornais e dicionários da especialidade. Mais informação aqui e aqui.
Eduardo Beira
Senior Fellow da Cátedra UNESCO Chair Land & Life, Biopólis e CIBIO-inBIO, Universidade do Porto.
Engenheiro químico (FEUP, 1974). Depois se uma primeira carreira académica na FEUP, foi gestor e administrador de empresas durante mais de vinte anos. Regressou à vida académica como professor convidado na U. Minho (2000-2012), onde foi professor associado e docente no programa MIT.Portugal (área EDAM). Coordenou o programa internacional e multidisciplinar FOZTUA (2010-2015) (www.itua.pt). Foi depois coordenador do Programa de Modernização e Valorização do Ensino Politécnico, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2016-2018).
Tradutor e editor de obras dos filósofos Michael Polanyi e Andrew Feenberg.
Mais informação aqui.
Os autores agradecem a colaboração e o apoio da Camara Municipal de Carrazeda de Ansiães