19 REFLETORES/DIRETORES

Sobre a antena com refletor ou diretor, podemos agora com segurança teorizar antenas Yagi-Uda, antenas estas de grande uso para nós radioamadores, cujo projeto pode ser compilado e sistematizado na tabela de construção demonstrada adiante.

Para a construção de uma antena temos que ter em mente um ponto de partida, no meu caso em particular, prefiro sempre um que satisfaça o ganho, e a impedância de forma que utilize o mínimo possível de elementos estranhos como baluns, casador de impedância e outros tipos de artifícios que só causam perdas e interações indesejáveis, quanto à altura da antena em relação ao solo, sempre utilizei de forma a ter o rendimento prejudicado de forma minimizada. Nunca canso de repetir que ganho e rendimento andam juntos, não adianta ter uma antena de alto ganho cujo rendimento é pequeno ocasionado por elementos estranhos ao sistema irradiante, a velha e conhecida teoria da estação jacaré... boca grande, porém surda...

Logo, um dos parâmetros que sempre tenho utilizado é o ganho sobre o dipolo G, onde:

G = 10 log Ll - 1

Ll é o comprimento da rede em termos de comprimento de onda

A expressão mostrada acima prova que ao dobrarmos a estrutura de uma antena o ganho aumentará em 3 dB, e tanto faz aumentar em comprimento quanto empilhar as antenas Um exemplo é a antena de três elementos, otimizada, que pode ter um ganho até 8,0 dB, se dobrarmos sua estrutura, logo fizermos uma antena com 6 elementos, podemos ter um ganho de até 11 dB's, isto é a cada vez que se dobra a estrutura mecânica, temos um aumento de 3,0 dB, assim como se ligarmos convenientemente duas antenas de três elementos, o sistema, isto é a rede terá um ganho de 11 dB sobre o dipolo, conclusão, duas antenas de três elementos empilhadas tem o mesmo ganho de uma antena de seis elementos!

Existem ábacos, tabelas e programas de computador que podem ser utilizados de forma a facilitar o projeto de antenas Yagi-Uda. Abaixo compilei uma tabela bastante aproximada para facilitar o projeto das antenas, até 20 elementos, esta é uma tabela genérica que se presta para a observação da variação do ganho, da abertura e do comprimento da rede em termos de comprimento de onda em função do número de elementos, como já observei. Existem diferenças entre outras tabelas, ábacos e gráficos. Como já frisei diversas vezes, esta tabela é para aproximações, deve o projetista adequar seu sistema irradiante tomando por base, repito, somente por base os dados aqui mostrados, não existem verdades absolutas!. No cálculo aqui demonstrado não levei em conta diâmetros de elementos, distância do solo entre outros dados, que ora acho desnecessários e que descreverei oportunamente.