04 IMPEDÂNCIA

Como no HF o meio de propagação é basicamente por reflexão ionosférica, é interessante o uso de ângulos de partida na faixa dos 20o , aproveitando-se desta forma a direcionalidade de nosso dipolo para enviar e receber nossos sinais de forma bastante seletiva, e diminuindo as interferências no campo circundante (particularmente, prefiro para comunicações de no máximo 1.000 Km a antena com refletor apontada para cima).

Outro ponto a ser considerado, é a relação comprimento de onda / diâmetro das antenas, quanto mais elevada, mais eficaz, isto é mais concentrada se torna a sintonia de nossa antena (mais estreita), ficando bastante seletiva e penetrante.

Em meu caso particular, prefiro antenas com largura um pouco maior, uso cabo coaxial (RG-213) como elemento dipolo, o rendimento da antena fica um pouco prejudicado mas o casamento de impedância fica muito fácil de se conseguir, devido a sua ampla faixa, claro que devido ao alargamento desta, existem como citado acima suas desvantagens, por isso repito, esta é uma preferência pessoal.

Quanto à linha de alimentação pode ser a paralela ou cabo coaxial, ambas muito eficazes e cada uma com suas particularidades, pela sua praticidade de instalação, eu prefiro o coaxial.

No caso da linha paralela podemos usar relação de impedância Zo, descrita em seguida:

Zo = 120 ln (2 S ) / D

onde :

S é a distância centro a centro dos dois condutores paralelos,

D é o diâmetro dos condutores paralelos

|ß S à| ___

O--------------O ___ D

A impedância média dos dipolos de meia onda gira em torno de 73 ohms(ver link), logo devemos imaginar como fazer o melhor acoplamento, e existem muitas formas de fazê-lo, duas particularmente de minha preferência, um é o acoplamento em "T", o outro é acoplamento em "Delta" . Também existe o acoplamento com transformador de quarto de onda, entre outros.

No caso de cabos coaxiais, usando-se o dipolo de meia onda, o acoplamento pode ser efetuado diretamente, desde que o cabo seja cortado de forma a ter um comprimento de onda casado com o segmento da antena linear.