06 ANTENA BICÔNICA

Na impedância de base de uma antena, sempre os objetos circundantes influem e muito em seu resultado, por isso quando se tem antenas idênticas trabalhando em uma rede, mas em posições diferentes, suas impedâncias próprias e mútuas se somam e se subtraem, formando verdadeiros sistemas cuja impedância resultante será igual a ambas, daí a necessidade de tornar a antena o mais resistiva possível, casando-a com a LT, isto influi de tal forma que as características geométricas tornam-se imprevisíveis. Sendo uma determinada antena com Zin e esta podendo variar ao longo daquela, porém com impedância constante Zo dependente de sua geometria, havendo desta forma uma relação entre Zin e Zo, e ambas podendo ter valores iguais muitas vezes, principalmente quando se trata de antenas longas, não ressonantes e de ondas progressivas.

A impedância de entrada da antena contém um parâmetro análogo à impedância característica de uma linha de transmissão cujo valor depende do método de análise.

Quando usamos equações integrais os resultados também dependem da forma de ser conduzido seu desenvolvimento, logo, a impedância característica de uma antena é a impedância do modo principal, ou TEM.

A geometria dos elementos pode influenciar todo o resultado de funcionamento de uma antena, existem alguns exemplos na literatura sobre a geometria e sua relação com os ditos parâmetros. Um bom exemplo é o dos elementos bicônicos, ou antena bicônica.

Imagine uma antena cujo dipolo é formado por dois elementos cônicos onde o vértice é na chegada da LT:

q(ângulo do cone)ÆD____Ià____Æd Æd_________DÆ 2 a (diâmetro)

|ß z à|

ÆD - Diâmetro maior

Æd - diâmetro menor ( vértice)

No caso de uma antena bicônica, sabemos que sua impedância característica é constante em toda a sua extensão, assim como se utilizar uma LT composta de dois cones coaxiais hipoteticamente infinitos de vértice comum, temos que a relação de tensão e correntes fica constante ao longo de toda a LT, não dependendo do raio dos condutores que a compõe, naturalmente a tensão V é aplicada no vértice dos cones.