Conceito
O Ambiente de testes é o "local" que o sistema será testado. Ele deve incorporar tudo que envolve o software e seu funcionamento. Segundo Bastos 2007 a definição do ambiente envolve: ambiente físico, pessoas, hardware, documentação, software, suprimentos, rede e interface.
Preparação
O Ambiente de testes deve ser planejado na definição da estratégia de testes ou no plano de testes. Quanto maior o nível do testes a serem aplicados, mais o ambiente de testes deverá ser capaz de reproduzir as características do ambiente de produção.
Criação
A Criação, pela equipe de testes, de um ambiente isolado, organizado, representativo e mensurável garante a descoberta de erros reais, ou seja, aqueles que realmente ocorreriam na produção e que não foram descobertos em tempo de desenvolvimento e o mais importante, oferece a garantia de que não houve influência externa.
Principais Características
As principais características de um ambiente de testes são:
Ambiente isolado, com processamento independente e com componentes similares ao ambiente de desenvolvimento e produção;
Ambiente restrito à equipe de testes;
Criação de massa de teste com dados conhecidos e representativos quantitativamente e qualitativamente, de modo a atender aos cenários de teste a serem executados e garantir a cobertura do código.
Fontes:
http://www.webartigos.com/artigos/ambiente-de-testes-de-software/74582/