Verificação
O objetivo da Validação e da Verificação é assegurar que o software seja adequado e se atende às necessidades, ou seja, a confirmação de que este cumpra suas especificações.
A Verificação é uma atividade, a qual envolve a análise de um sistema para certificar se este atende aos requisitos funcionais e não funcionais.
Validação
Já a Validação, é a certificação de que o sistema atende as necessidades e expectativas do cliente. O processo de Validação e Verificação, não são processos separados e independentes.
Testes
O Teste de software é uma técnica Dinâmica e necessária. Só é possível testar um software quando um protótipo ou uma versão executável do mesmo está disponível. Esta é uma das vantagens do desenvolvimento Incremental, a funcionalidade de cada parte do sistema pode ser testada antes de ser acoplada às demais partes.
Localizar e detectar defeitos em um programa, não é um processo simples. Às vezes é necessário projetar testes adicionais, os quais possam reproduzir os defeitos e localizarem estes.
Teste é o processo de execução de um programa com o objetivo de revelar a presença de erros.
Depuração é uma conseqüência não previsível do teste. Após revelada a presença do erro, este deve ser encontrado e corrigido.
As classes que serão verificadas no processo de Inspeção, são:
Defeito de Dados,
Defeito de Controle,
Defeito de Entrada e Saída,
Defeito de Interface,
Defeito do Gerenciamento de Armazenamento
Defeito de Gerenciamento de Exceções.
VV&T – Verificação, Validação e Teste.
Defeito -> Erro -> Falha
Defeito: deficiência mecânica ou algorítmica que, se ativada, pode levar a uma falha
Erro: item de informação ou estado de execução inconsistente
Falha: evento notável em que o sistema viola suas especificações
Fases de Teste
Teste de Unidade - Identificar erros de lógica e de implementação em cada módulo do software, separadamente
Teste de Integração - Identificar erros associados às interfaces entre os módulos do software
Teste de Sistema - Verificar se as funções estão de acordo com a especificação e se todos os elementos do sistema combinam-se adequadamente
Fontes:
http://www.devmedia.com.br/a-importancia-da-validacao-e-da-verificacao/24559
http://www.univasf.edu.br/~ricardo.aramos/disciplinas/ES_I_2012_2/Aula18_V&VTesteSoftware.pdf