Estrutura de dados são formas particulares de de armazenamento e organização de dados em um computador de modo que possam ser manipulados de modo eficiente
Abaixo segue uma definição básica das principais estruturas de dados:
Vetores
Vetores ou arrays são estruturas de dados lineares e estáticas. O tempo de acesso aos elementos de um vetor é bastante rápido, sendo considerado constante: o acesso aos elementos é feito pelo seu índice no vetor.
Lista
É uma estrutura de dados linear. Uma lista ligada, também chamada de encadeada, é linear e dinâmica, é composta por nós que apontam para o próximo elemento da lista, com exceção do último, que não aponta para nenhum outro nó. Para que seja possível percorrer todos os elementos de uma lista, basta guardar seu primeiro elemento.
Pilhas
São estruturas baseadas no princípio LIFO (last in, first out), na qual os dados que foram inseridos por último na pilha serão os primeiros a serem removidos. Existem duas funções que se aplicam a todas as pilhas: PUSH, que insere um dado no topo da pilha, e POP, que remove o item no topo da pilha.
Filas
As Filas são estruturas baseadas no princípio FIFO (first in, first out), em que os elementos que foram inseridos no início são os primeiros a serem removidos. Uma fila possui duas funções básicas: ENQUEUE, que adiciona um elemento ao final da fila, e DEQUEUE, que remove o elemento no início da fila.
Árvore
É uma estrutura de dados em que cada elemento tem um ou mais elementos associados.
Cada árvore tem apenas uma raiz. Além disso, os elementos associados a cada nó são habitualmente chamados de filhos desses nós. Os nós sem filhos de uma árvore são chamados de folhas. Nó é utilizado para referenciar diferentes formas de representação de dados, e pode ser constituído de um ou vários campos.
Não Existe árvores vazias, no mínimo haverá um nó raiz (que não possui pai).
Grafos
Tipicamente, um grafo é representado como um conjunto de pontos (vértices) ligados por retas (as arestas). Dependendo da aplicação, as arestas podem ser direcionadas, e são representadas por “setas”.
No que se refere a de Bases de Dados, essas são implementadas usando as estruturas de dados mencionadas.
Já com relação à parte gerencial, os gerentes das empresas são usuários finais que devem encarar os dados como um recurso importante que eles precisam aprender a manejar adequadamente para garantir o sucesso e sobrevivência de suas organizações.
Para que os gerentes tenham acesso à base de dados, faz-se necessário o uso de um SGDB (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados). SGDBs permitem aos usuários definirem, construírem e manipularem uma base de dados.
Fontes:
http://usuarios.upf.br/~mcpinto/ed-tsi/ed_parte01.pdf
http://www.klebermota.eti.br/2009/08/20/estrutura-de-dados-conceitos-basicos/