A Vila Boyes é localizada no bairro do Belém, em São Paulo, e é um exemplo de vila operária construída próximo à fábrica, pela própria empresa, para garantir a habitação de alguns de seus funcionários. O proprietário original era Simão Boyes, e a vila foi posteriormente vendida para as Indústrias Reunidas F. Matarazzo.
A implantação da vila ocupa mais de um quarteirão, e, para garantir a circulação, há duas ruas principais (uma junto ao limite externo da vila, e outra em seu interior), também há duas ruas secundárias (de menor largura) e uma viela.
Viela da Vila Boyes. Foto atual.
A ocupação das quadras foi intensa, todas as casas foram edificadas junto aos alinhamentos (das ruas principais e secundárias) e todas elas são geminadas.
As casas são assobradas, possuem área construída de, aproximadamente, 60 m2 e lotes com, aproximadamente, 50 m2, 5,0 m x 10,0 m (largura x comprimento).
No total, a vila conta com 97 casas, todas elas iguais, à exceção de três (localizadas na entrada da vila) destinadas, provavelmente à chefia da fábrica.
Esquema de implantação da Vila Boyes.
A seguir são mostradas algumas imagens geradas em uma maquete eletrônica para uma melhorar compreensão de como a vila foi construída.
A Vila Boyes.
Entrada da Vila, casas destinadas à chefia da fábrica.
Rua interna da Vila.
Viela interna da Vila.
Fachada típica dos sobrados.