Racismo Institucional

“O racismo institucional é uma forma das instituições, independentemente dos indivíduos que as compõem, manterem na sua estrutura, no seu dia a dia, uma hierarquia entre negros e brancos. Ou seja, as instituições estabelecem normas, dinâmicas explícitas ou implícitas de forma a tratar negros e brancos de maneira diferenciada, desfavorecendo o primeiro grupo.” (Liana Lewis, 2014)

“É o fracasso coletivo de uma organização em prever um serviço profissional e adequado às pessoas por causa de sua cor, cultura ou origem étnica”. (PNUD\DFID)

Trata-se de um  conceito que possibilita  identificar os mecanismos institucionais racistas consubstanciados em atitudes e comportamentos estabelecidos, que  reproduzem indefinidamente  a discriminação  e as  desigualdades sociais.


Onde está o racismo institucional? 



Pesquisa Institucional 

Em 2010, o GT Racismo realizou uma pesquisa para avaliar a percepção do público interno sobre  o racismo e o racismo institucional. Com recursos da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), a pesquisa contou com 840 respondentes e seus resultados contribuíram para compreender o tema na instituição e prover informações para orientar a atuação do GT Racismo.