O desejo de criação do Mapeamento das Artes Visuais em Curitiba, como um projeto universitário de ensino, pesquisa e extensão nasceu dentro de Circuitos Artísticos I, disciplina de primeiro período do Bacharelado em Artes Visuais da EMBAP, Campus I da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. O projeto emergiu da necessidade do resgate da felicidade no exercício do ensino e da aprendizagem para estudantes e professora, em razão da dura realidade imposta pelo distanciamento social na pandemia do Coronavírus-COVID-19, no globo, instituindo a obrigatoriedade do Ensino Remoto Especial – ERE, na impossibilidade do ensino presencial.
Essa perspectiva subjetiva foi impulsionadora de um entendimento muito valioso; o de que estudantes e professores são parceiros para a constituição de um espaço motivador e pluridimensional do ensino e aprendizagem. E que essa parceria, guardadas as especificidades e diferentes responsabilidades dos papeis de cada um, pode resultar em produções acadêmicas que acionam várias camadas de apropriação de conhecimento, como aquelas relativas aos conteúdos específicos de disciplinas, aquelas para a formação de profissionais da área da cultura, aquelas do espaço de fala e convivência da diversidade, aquelas acerca das afinidades intelectuais e amizades. Tudo aquilo que contribui para a constituição de indivíduos críticos e empáticos para a vida em sociedade, objetivos da universidade.
Turma Circuitos Artísticos I - Tarde - Equipe de pesquisa e edição do site do Mapeamento 1, print de 13/08/2021
Turma Circuitos Artísticos I - Noite - Equipe de pesquisa e edição do site do Mapeamento 2, print de 12/08/2021
A partir de tudo isso, esse Projeto pretendeu instaurar um ambiente de ensino e aprendizagem capaz de motivar estudantes e docente à realização de práticas mais coletivas de estudo e pesquisa em espaço virtual, mesmo com o cenário de isolamento social. E, uma vez dentro desse ambiente, com suas novas formas de sociabilidades possíveis, poder também criar condições de aprofundamento de laços sociais, característicos da vida acadêmica universitária, que proporcionam o lugar (presencial e/ou remoto) e estimulam a exposição de pensamento fundamentado para o livre debate e formação de dissenso e consenso. Esse ambiente foi constituído por meio deste site onde todas e todos constituem-se como editores/produtores de conteúdo. Nele os grupos são criados e as pesquisas se iniciam e todas(os), estudantes e professora acompanham e comentam o desenvolvimento e transformações das pesquisas de todos os grupos em tempo real. E assim, a pesquisa se torna esse lugar de sociabilidade e construção de conhecimento entre as turmas de estudantes e de cada grupo de pesquisa para com o campo artístico de Curitiba.
A partir dessa proposta inicial, o Mapeamento das Artes Visuais em Curitiba se transforma em um projeto de ação continuada na disciplina de Circuitos Artísticos I (turnos vespertino e noturno), que alimenta o site com novas pesquisas anualmente, como uma Ação Curricular de Extensão e Cultura (ACEC) a partir da curricularização da extensão nos cursos de graduação da UNESPAR. Isso contribui, por um lado, para uma formação universitária mais conectada com as características estruturais e identitárias do Campo Artístico local, e também, mais próxima dos interesses e inquietações geracionais das(os) estudantes. E, por outro lado, para a ampliação do mapeamento e também para o aprofundamento das pesquisas já publicadas, tudo mediante o interesse de pesquisa dos grupos de estudantes da graduação. Este site é, portanto, uma ferramenta multiplicadora dos conteúdos históricos e estéticos da arte e do campo artístico de Curitiba para os demais níveis de ensino, fundamental e médio, e comunidade em geral de forma livre e gratuita.
Profª Lilian Hollanda Gassen
Coordenação do Projeto de Ensino