Conrado Bianco / Michele Rocha Dias
A MEMÓRIA DA MATÉRIA, trabalho em processo, Foto: Claudia Dias.
O artista Juan Parada é um representante da geração 2000 da arte em Curitiba. Seu trabalho artístico discute, entre muitas coisas, temas ambientais. Sua produção artística congrega um conjunto variado de técnicas e emprego de materiais tais como: cerâmica e instalação, plantas vivas, fibras, madeira, de modo que suas propostas artísticas se conectem com a natureza. Neste site você poderá encontrar informações sobre a vida e a obra desse artista tão interessante. E, nós daremos um destaque principal às superfícies geométricas em cerâmica, que apresentam uma estética naturalista e orgânica que chamou muito nossa atenção.
BIOGRAFIA RESUMIDA - Feito no Canva, por Conrado Bianco, Fonte: Simões de Assis, Ago,2022
BIOGRAFIA
Juan Parada é curitibano, nasceu no ano de 1979, e desde criança teve uma conexão diferente com a argila. O artista relembrou em uma entrevista dada ao jornal Gazeta do Povo, em 2015 o quanto esse material sempre esteve presente em sua vida e em seus interesses:
“Sempre que batia o sinal para a gente pegar o ônibus, eu juntava um saquinho de salgadinho, levava argila para casa e desenvolvia” (PARADA, GAZETA DO POVO, 2015)
Quando adolescente seu desejo era ser veterinário, porém com 16 anos uma importante virada aconteceu, Juan Parada conheceu a artista Elizabeth Titton. Escultora que por 16 anos foi professora do extinto curso Superior de Escultura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná - Embap. E ao visitar o atelier da artista, Juan se encantou ao ponto de passar a frequentá-lo como aluno, onde aprendeu algumas técnicas acadêmicas e descobriu sua vocação. Sua formação em arte não parou por ali, em 1999 iniciou o Bacharelado Superior em Escultura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP, onde teve como professores os seguintes artistas e pesquisadores:
DIÁRIO DE CLASSE DOS ANOS 1999, 2000, 2001 e 2002 DO COLEGIADO DO BACHARELADO SUPERIOR EM ESCULTURA - Feito no Canva, por Conrado Bianco, Fonte: arquivo do Centro de Área de Artes e Museologia do Campus I da UNESPAR, Ago,2022
VIDEO PRODUZIDO PARA GALERIA SIMOES DE ASSIS - Duração 5:47
Entrevista com o artista Juan Parada, 2022
De 2002 a 2010, junto com André Mendes, Claudio Celestino, Fernando Franciosi, Fernando Rosenbaum, Goura Nataraj, Jaime Vasconcelos, Rimon Guimarães e Tiê Passos, Juan Parada formou o grupo Interlux Arte Livre (IAL). O IAL é um coletivo de artistas plásticos, músicos, designers, sociólogos, filósofos, que tinha como proposta a interação entre as artes visuais e a música para resinificar espaços urbanos por meio da intervenção urbana. Para mais informações sobre este coletivo, clique a baixo.
E de lá para cá ele anda se destacando, com suas obras buscando conhecimento e formação específica para aprofundar ainda mais sua pesquisa artística.
Em 2015, Parada fez uma residência no HOF Art Residency em Bangkok - Tailândia, e participou de uma exposição colaborativa chamada Tropikos, que foi o resultado desta pequena residência artística de 14 dias.
Juan Parada na mídia tailandesa, na foto também estão os artistas Fernando Franciosi, (bem a direita), e André Menes (atrás de óculos e barba) -
Fonte: Arquivo Pessoal - 2015
Em 2016 participou de outra residência em Jingdezhen International Studio, na China. Abaixo temos um pequeno trecho de entrevista concedia à TV Paraná Educativa, na qual Juan Parada nos explica seu interesse por participar de residências artísticas:
ARTISTA JUAN PARADA - Fonte: Site Bienal 2017
“(...)Uma das ideias principais é expandir o trabalho, e atingir o maior número de pessoas, então, obviamente quanto mais viajar, mais divulgar o trabalho, melhor para ele próprio. recentemente viajei para uma residência na China, eu fiquei 2 meses trabalhando por lá, recebi o convite, fiquei hospedado na cidade de Jingdezhen, a capital da porcelana, uma cidade que tem mais de 1700 anos de tradição, os europeus visitaram em cerca de 1700, os portugueses, os holandeses, essa cerâmica azul e branca se originou lá, foi uma experiência muito singular” (PARADA, Paraná Educativa, 2016)
Em Abril 2022, Parada iniciou uma residência na em Oisterwijk - Holanda, no European Ceramic Workcentre – EKWC (Centro que está a mais de 50 anos recebendo artistas de todos os lugares do mundo, podemos ver o resultado dessas residências em museus de Nova York a Tóquio). Atualmente Juan transferiu residência para São Paulo, e lá tem atuado como Artista visual em seu próprio ateliê.
EXPOSIÇÕES QUE O ARTISTA PARTICIPOU OU REALIZOU
Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, um artista só é reconhecido como tal quando sua prática é confrontada com a realidade do campo artístico e com a sociabilidade conformado por ele. As exposições de arte são uma das maneiras que esse confronto pode ocorrer. (BOURDIEU, 1989, pag. 281 até 298) Juan Parada é um artista muito atuante e selecionamos para vocês algumas exposições que ajudam a demonstrar a carreira sólida que esse artista vem construindo.
DOCE - 5m x 7m - Escola de Música e Belas Artes do Paraná, 2007
Após se formar, Juan Parada fez sua primeira participação em 2007, foi uma exposição coletiva na Escola de Música e Belas Artes - EMBAP, chamada Variante4 e participou com a obra Doce.
Também em 2007, ele participou do Edital de Arte Urbana Viadutos e Trincheiras, que aconteceu na Fundação Cultural de Curitiba. No 2008 ele teve seu Trabalho Premiado com Menção Honrosa no 2º Salão Nacional de Cerâmica, foram expostos 240 obras, de 142 artistas que vieram de todo brasil, ele apresentou o Jogo de chá Deserto Geométrico. O salão aconteceu na Casa Andrade Muricy.
JOGO DE CHÁ DESENHO GEOMÉTRICO - Bule: 23,5 cm x 12,5cm x 19cm. Xícaras: 09cm x 07cm x 12cm. Foto: Leco de Souza, 2008
A MEMÓRIA DA MATÉRIA - trabalho em processo para a exposição. Foto: Claudia Dias, 2012
Em 2009, no Parque São Lourenço em Curitiba ele participou da exposição coletiva expressões Oi, com a obra Relevos Brancos II.
No 2010, participou com projeto individual do edital da V Bolsa Produção para Artes Visuais, da Fundação Cultural de Curitiba, e fez parte das exposições coletivas Autorretrato, na Casa Andrade Muricy e Inaidindia no SESC Paço da Liberdade.
Juan Parada, em 2011, participou da exposição Águas do Amanhã, no Museu Oscar Niemeyer, onde apresentou a obra A flor no pântano, feita quase inteiramente com materiais recicláveis. Além disso, ele também concedeu uma pequena entrevista e publicou suas Obras na revista Casa Claudia Paraná na edição de outubro de 2011, onde afirmou:
“Eu não consigo dissociar a arte de mim, ela está lá dentro, é visceral” (PARADA, 2011)
A FLOR NO PÂNTANO - papelão moldado sobre estrutura de ferro, tampinhas plásticas diversas e mangueiras. 4m x 1,80m. Foto: Acervo Pessoal, 2011
A FLOR NO PÂNTANO - detalhes. Foto: Acervo Pessoal, 2011
É indiscutível para nós que Parada está ganhando muita visibilidade graças a sua atuação artística. Em 2012 ele realizou 2 (duas) exposições individuais, o Fluido sólido que aconteceu na Finnacena Escritório de Arte, e A Memória da matéria, que foi no Museu da Gravura no Solar do Barão.
PINGO - cerâmica glasurada, MDF e tinta esmalte. 1m x 0,24m x 0,24m, 2012
Nesse mesmo ano ele participa de mais 3 (três) exposições coletivas, a primeira aconteceu no Museu de Arte da UFPR, com a exposição "9".
No Museu Oscar Niemeyer, com a exposição Duas Décadas de Arte Contemporânea: Artistas do Paraná na Bienal de Curitiba.
Parada em 2012 também participou da Ocupação de Espaços da Fundação Cultural de Curitiba, que aconteceu no Centro de Criatividade.
SEM TÍTULO - cerâmica glasurada, 35 x 42 x 4 cm, 2013
SEM TÍTULO - cerâmica glasurada, 52 x 18 x 10 cm, 2013
Em 2013 ele chega ao Rio de Janeiro, na MUV Gallery, em uma exposição coletiva chamada, Retrato: Autorretrato, e na exposição Abre Alas 9, na galeria A Gentil Carioca.
Ele Participa também da de uma feira de arte internacional, a Art Expo Malaysia, Matrade Exhibition and Convention Centre em Kuala Lumpur na Malásia.
Parada não parou , ele ainda traz a exposição individual, o Espaço Simbiótico para nos deixar fascinado pela elegância e beleza do seu trabalho, que aconteceu no Centro de Criatividade do Parque São Lourenço, em Curitiba.
INVÓLUCRO 02 - fibra de vidro, musgo esfagno, casca de pinho, terra, plantas e pedras, 40x20x12 cm, 2013
INVÓLUCRO 02 - fibra de vidro, musgo esfagno, casca de pinho, terra, plantas e pedras. 40 x 20 x 12 cm, 2013
INVÓLUCRO 04 - fibra de vidro e folhas, 36×16,5×16,5 cm, 2013
A obra Invólucro 02 e a involucro 04 do mesmo ano, fizeram parte da exposição O Espaço Simbiótico São feitas de fibra de vidro e um elemento natural (musgos estagno, casca de pinho, terra, plantas e pedras, e folhas). Elas têm semelhança com coisas orgânicas como uma colmeia, e a semelhança se fortalece pelo local de escolha para expor e é muito interessante ver como pode ser feito algo com delicadeza quase natural, orgânica, do vidro. Seria essas semelhanças com o natural e o conjunto da natureza com a obra algo com um conceito específico. Em muitas entrevistas Juan Parada fala sobre essa mistura de sua arte com a natureza.
S.A.CI.VI. (Sistema Artificial de Ciclo de Vida) - cerâmica glasurada, metal, terra, água e planta, medidas variáveis, 2013
REVISTA CASA CLAUDIA - Fonte: acervo pessoal , 2011
JORNAL TERCEIRA IMAGEM - Fonte: acervo pessoal, 2013
O Teto Verde esteve em cartaz na galeria de arte Amarelonegro arte contemporanêa, Pier Mauá no Rio de Janeiro no ano de 2014. Além disso, Parada foi indicado ao prêmio PIPA 2015, em uma entrevista para o prêmio Pipa, ele falou sobre a escolha da planta em sua obra Teto verde:
" a escolha da planta é muito específica, ela não vem com o intuito de ser ornamental, ela está ali para representar esse elemento vivo” e conclui “as suculentas elas naturalmente têm uma forma instigante, é quase uma planta escultórica “, “é uma planta resistente, resiste às variações de luz, umidade, variações de temperatura. é muito contratante, ela está em um lugar e é transportada para uma galeria, com ar condicionado e luz artificial, eu tive que encontrar uma espécie que resistisse esse período de exposição, que retomasse e não morresse tão fácil.” (PARADA, Premio Pipa 2015)
TETO VERDE - porcelana, nylon, terra e plantas, 1,8 × 1,7 × 3m, 2015
TETO VERDE - porcelana, nylon, terra e plantas, 1,8 × 1,7 × 3m, 2015
TETO VERDE - porcelana, nylon, terra e plantas, 1,8 × 1,7 × 3m, 2015
PIPA 2015 NOMINATED ARTISTS - JUAN PARADA, Duração 3:12, Vídeo produzido pela Matrioska Filmes com exclusividade para o PIPA, 2015
No mesmo ano, na Galeria Simões de Assis, ele expôs com os artistas André Azevedo , C.L. Salvaro , Daniel Duda, Hugo Mendes, Jack Holmer , Janete Anderman , Lailana Krinski , Samuel Dickow e Willian Santos, na exposição LIMIAR, trazendo as obras topografia sonora I e a escultura simbiótica VII.
Parada também apresentou a exposição individual Túnel de Transições, na galeria farol, ambos em Curitiba.
INSTALAÇÃO ARCO VIVO - cerâmica, terra, plantas e nylon, 2,2 x 1,8 x 3m, foto: Gilson Camargo , 2015
INSTALAÇÃO ARCO VIVO - cerâmica, terra, plantas e nylon, 2,2 x 1,8 x 3m, foto: Gilson Camargo , 2015
INSTALAÇÃO ARCO VIVO - cerâmica, terra, plantas e nylon, 2,2 x 1,8 x 3m, foto: Gilson Camargo , 2015
PORTIFÓLIO JUAN PARADA 2015 - Duração 7:08 - Avalonik Imagem & Conteúdo, 2015
A CERÂMICA UMA PAIXÃO
Em uma entrevista para a Iria, da Paraná Educativa, o Artista contou sobre seu amor pela cerâmica:
“(...) a cerâmica um material muito elástico, um material versátil, que me possibilita diferentes resultados estéticos, ele abre uma gama de resultados que posso conseguir, posso evidenciar o próprio material, posso camuflar a cerâmica em um aspecto de metal, madeira, pedra, a plasticidade da forma, a liberdade da forma, é isso que me seduz nesse material que é muito versátil. (...) a cerâmica em especial ela é apaixonante, ela exige muito da pessoa que se propõe a fazer, é um mergulho sem volta” (PARADA, Paraná educativa 2016)
ENTREVISTA REALIZADA PARA A PARANÁ EDUCATIVA - Duração 13:01 Tv Paraná Turismo realizada por Iria Braga, 2016
ESCULTURA SIMBIÓTICA VII - Cerâmica Vitrificada, terra, plantas e PVC. 40 x 38 x 14 cm, 2012
TOPOGRAFIA SONORA I – Cerâmica vitrificada sobre madeira. 117 x 67 cm, 2014
Também neste ano participou das Feiras de Arte Art Rio que aconteceu no Rio de janeiro e SP-Arte em São Paulo.
Já em 2017, Parada participou de 4 (quatro) exposições coletivas que aconteceram durante esse ano, sendo uma em Seattle, no EUA, chamada Seattle Art Fail.
Internacional de Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer.
Antítese - Imagens Síntese, com a curadoria de Massimo Scaringella e foi na Bienal de Curitiba.
Desenho, com a curadoria de Felipe Scovino, na Galeria Simões de Assis.
Juan Parada em 2018 conquistou o público com suas obras. Ele nos impressiona com sua produção em cerâmica, onde nos traz a profundidade, tridimensionalidade, as leis do universo, da física, matemática e biologia, provocando o diálogo entre diversos materiais e técnicas. Nesse mesmo ano, ele nos presenteou com a exposição individual Elogio ao elementar, que aconteceu na SIM Galeria Curitiba. Fabio Faisal destacou a obra Estranhos Atratores II:
ESTRANHO ATRATORES II - Cerâmica Pigmentada sobre Alumínio. 123 x 123 x 4 cm, 2018
DARK STAR - Alumínio, Cerâmica, Grampo c e cabos de aço. 340 x 50 cm, 2018
"A obra ESTRANHOS ATRATORES II nos traz já em seu título um lindo conceito matemático que, expresso de modo simplificado, descreve a flutuação permanente de um corpo entre vários estados, de um modo que esse movimento não seja aleatório, fixo nem oscilante, mas sim contínuo e caótico: física em estado de poesia plástica pura. Em Dark Star, peça de 2,6 m de diâmetro, suspensa no alto por cabos de aço, cuja parte externa é feita de alumínio e a interna de cerâmica e pigmento preto, o artista nos mostra o quão vasta é a sua experiência no trato da cerâmica ao conseguir manter um padrão, uma ordem no caos que é o processo de solidificação deste material. Ao entrarmos na peça, é impossível não imaginar o universo com suas constelações. Trata-se de uma bela peça a que confluem o desenho, a pintura ea escultura, compondo o indicativo de uma poderosa poética visual.” (FAISAL, 2018)
ELOGIO À ÁGUA I - impressões de Superagui, cimento e ferro, 100x100x2,5cm, 2018
ELOGIO À ÁGUA II - Impressões de Superagui cimento pigmentada e ferro. 50 x 50 x 2,5 cm cada, 2018
ELOGIO AO MICRO SERES - impressões de Superagui Il, Cimento pigmentado e ferro 50 x 50 x 5 cm, 2018
GLACIARES - alumínio e cerâmica pigmentada, 50,5x140x90 cm, 2018
GLACIARES - (detalhe de obra), alumínio e cerâmica pigmentada, 50,5x140x90 cm, 2018
ELOGIO AO ELEMENTAR - Duração 4:47, Making off da exposição individual , 2018
SEM TITULO - Cerâmica glasurada, 15 x 49 cm Ø, 2013
SEM TITULO - Cerâmica glasurada, 15 x 49 cm Ø, 2013
SEM TITULO - Cerâmica glasurada, 15 x 49 cm Ø, 2013
TURBULÊNCIA II - Cerâmica vitrificada sobre alumínio. 180 x 100 x 6cm, 2020
Em 2019 o Artista Juan Parada participou de uma exposição coletiva na galeria Simões de Assis, de São Paulo, chamada Hiato, trazendo as obras Estranhos Atratores IV e Elogio à água II – impressões de Superagui.
Em 2020, ele expos coletivamente com os artistas, Ai Weiwei, Ascânio, Eliane Prolik, Gonçalo Ivo, Isidro Blasco, José Alberto Nemer, Julia Kater, Juliana Stein, Marina Weffort, Rodrigo Andrade, Rodrigo Bivar, Yasmin Guimarães, na exposição Tramas na galeria Simões de Assis, em Curitiba, trazendo a magnífica obra Turbulência II. No Rio de Janeiro ele também apresentou seu trabalho na ArtRio.
CASCATA INVERTIDA - Cerâmica vidrada pigmentada e rochas. 75 x 36 x 10 cm, 2020
Nesse mesmo ano realizou Turbulências Cerâmicas, em sua primeira exposição individual na galeria Simões de Assis, de São Paulo, explorando a tridimensionalidade, nos fazendo questionar se é realmente apenas cerâmica. Em seu vídeo sobre a exposição no site da Galeria Simões de Assis, Parada diz:
"Exploro uma linguagem gráfico-escultórica que pode ser percebida como uma escultura achatada ou um desenho expandido. Às vezes experimento essas superfícies topográficas como um relevo geográfico. Outras vezes, vejo-os como superfícies fluídicas ou padrões naturais como a pele de um réptil. O trabalho começa digitalmente na forma de um projeto digital. Com um software de desenho crio uma série de linhas, depois multiplico, sobreponho e recombino até chegar a uma malha - uma trama que considero interessante. Em seguida, o desenho é transferido para um painel de argila. A partir desse momento o trabalho avança de forma muito artesanal e analógica." (PARADA,2020)
Na exposição Turbulências Cerâmicas suas obras são intrigantes, o artista Juan Parada explora técnicas antigas na cerâmica e criando suas novas e únicas técnicas de cerâmica, se olharmos bem com uma certa sensibilidade veremos que a obra tem algumas ondas onde parte das ondas refletem luzes e outras partes não, fazendo com que cada espectador veja a obra de maneiras diferentes ao mesmo tempo e também mudando a cor da própria obra variando sobre a luz que está sendo aplicada à ela.
ESTRATIFICAÇÃO GEOMÉTRICA II V2 - Cerâmica vitrificada sobre alumínio. 72 x 56 x 5,5 cm, 2020
TURBULÊNCIAS CERÂMICAS - Duração 1:05, Galeria Simões de Assis, 2020
Segundo Prof. Dr. Matthieu Poirier, obra de Parada mostra certa harmonia e também proporcionam o caos, parecendo até mesmo um labirinto, possuindo várias entradas e inúmeras saídas. Embora abstrata as obras apresentam uma estética naturalista e orgânica para Parada essa obra: faz coexistir, e isso não é simples, o caráter ondulatório e fenomênico da vida com a invariável dureza do “lápis-lazúli”, o rigor geométrico do pattern e a materialidade curvilínea dos relevos, cujas saliências e reentrâncias evocam as do corpo humano. (POIRIER, Matthieu, texto de exposição, galeria Simões de assis, 2020)
ESTRANHOS ATRATORES IV - Cerâmica pigmentada e ferro. 52 x 48 x 8 cm, 2019
DEEP OCEAN - Cerâmica vitrificada sobre alumínio. 144 x 140 cm, 2020
Segundo o artigo do Prof. Dr. Matthieu Poirier Parada possuí suas referências no pós-guerra quando começam a se misturam arte abstrata e psicologia da percepção, régua óptica e traço manual, cinetismo e neoconcretismo, geometria e psicodelia. (POIRIER, Matthieu, texto de exposição, galeria Simões de assis, 2020)
Através da pesquisa feita achamos que Juan Parada busca através da matriz material, torná-los consistentes da natureza ondulatória, fazendo-as ter um ritmo e serem agregadas à vida, as questões naturalistas que observamos em suas obras, sendo um ponto muito importante para ele e também de maneira geral para o mundo, para seus espectadores pensarem e refletirem em uma maneira mais naturalista e mais vivida, possuindo também uma questão a resistência ao digital do mundo.
Em 2021, participou da quarta edição do projeto Circular Arte na Praça, a exposição coletiva Orgânico, que aconteceu na Praça Adolpho Bloch em São Paulo. Juan traz a Obra Respirador, que permite uma imersão dentro da obra. A escultura é composta por diversas plantas, onde o espectador pode sentir a variação de temperatura, estimulando os seus sentidos, despertando a curiosidade, como Juan diz:
“o espectador é induzido a desvendar, percorrendo e se relacionando com sua escala e ritmos contextuais que propõem.” (PARADA, 2021)
TRANSIÇÃO ASSIMÉTRICA V2 - Cerâmica Vitrificada sobre alumínio. 99 x 77 x 6 cm, 2022
ESTRATIFICAÇÃO GEOMÉTRICA II V1 - Cerâmica vitrificada sobre alumínio. 72 x 56 x 5,5 cm, 2020
BIODIGITALISMO - cerâmica glasurada e aluminio , 108 × 84 × 6 in 274.3 × 213.4 × 15.2 cm, 2021
SEM TÍTULO - cerâmica glasurada, 24 × 36 × 8 cm, 2020
BIODIGITALISMO II - porcelana vitrificada, terra e cabos de aço. 200 x 170 x 340 cm - Afinidades, Museu Oscar Niemeyer. 2021/2022
Nesse mesmo ano, ele participou do projeto Afinidades, que reúne 20 artistas paranaense, essa exposição está no museu Oscar Niemeyer do dia 4 de novembro de 2021 até 31 de julho de 2022 em Curitiba, e teve como curadoria Marc Pottier e Juliana Vosnika. É importante destacar que esse acervo está no coração do museu.
BIODIGITALISMO II - porcelana vitrificada, terra e cabos de aço. 200 x 170 x 340 cm - Afinidades, Museu Oscar Niemeyer. 2021/2022
Em Dezembro desse ano ele ainda participou com a obra Neutrino's Journey, na feira Art Basel Miami Beach, no Miami Convention Center, com o Estande da Galeria Simões de Assis.
Juan Parada começa o ano de 2022 participando na feira ZOONAMACO Art Contemporáneo, na Cidade do México, junto com o estante da Simões de Assis no Centro Citibanamex, que aconteceu em fevereiro.
NEUTRINO'S JOURNEY, Cerâmica vitrificada sobre alumínio 143 × 150 × 6 cm, 2021
Além disso, ele expôs seu trabalho Smoky Room, podendo ser visto até 10 de abril na Sp-Arte, em São Paulo, no estande da Galeria Simões de Assis.
Em maio de 2022, Parada nos presenteou com uma exposição Upstream Focus, na Amsterdam Art Week, na Upstream Gallery, em Amsterdã, na Holanda. Destacando que é a primeira vez que um Brasileiro está expondo nesta galeria, algumas das obras expostas são os resultados dos estudos que está fazendo na European Ceramic Workcentre – EKWC. A exposição está disponível para visitas até 04 de Julho deste ano.
Em Julho, Juan Parada Participa da exposição coletiva Ópera Citoplasmática, com cerca de 23 artistas e 80 obras, com a curadoria de Diego Mauro e Luana Fortes, que esta Acontecendo no MON-Museu Oscar Niemeyer, podendo ser visitado ate o dia 02 de Novembro de 2022, e esta ocupando o espaço do olho. Parada está trazendo as obras, Desenho Sensorial E2 , Dark Star e Elogio à Água II - Impressões de Superagui.
A exposição traz obras dos as artistas, Boto, Darks Miranda, Fernanda Galvão, Gabriel Pessoto, Giulia Puntel, Hugo Mendes, Iagor Peres, Ilê Sartuzi, Janaína Wagner, João GG, Juan Parada, Juliana Cerqueira Leite, Luiz Roque, Mariana Manhães, Marina Weffort, Maya Weishof, Miguel Bakun, Motta & Lima, Paola Ribeiro, Rafael RG, Renato Pera, Rodrigo Evangelista e Wisrah Villefort.
DESENHO SENSORIAL E2 - Cerâmica vitrificada sobre alumínio 158 x 61 x 27 cm - Ópera Citoplasmática, Museu Oscar Niemeyer, 2022
DARK STAR - Alumínio, Cerâmica, Grampo c e cabos de aço. 340 x 50 cm - Ópera Citoplasmática, Museu Oscar Niemeyer, 2022
ELOGIO À ÁGUA II - IMPRESSÕES DE SUPERAGUI - Cimento pigmentada e ferro. 50 x 50 x 2,5 cm cada - Ópera Citoplasmática , Museu Oscar Niemeyer, 2022
SEM TÍTULO - Cerâmica Vitrificada sobre alumínio 52 × 52 × 5.1 cm, 2022
SMOKY ROOM V2 - Cerâmica Vitrificada sobre Alumínio. 94 x 75 x 6 cm, 2022
REDES SOCIAIS DO ARTISTA:
REFERÊNCIAS
Diário de Classe dos Anos 1999, 2000,2001 e 2002. Colegiado do Bacharelado Superior de Escultura, arquivo do Centro de Área de Artes e Museologia do Campus I da UNESPAR. 1999, 2000,2001 e 2002.
RUPP, Isadora. 2015, Juan Parada vê vida na brutalidade. In: https://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/artes-visuais/juan-parada-ve-vida-na-brutalidade-ayhtlj2w5hknkuoqz5wfzmgvo/. Acesso em: 09/05/22.
SPADA, Denise. 2022, Galeria Annesso, Escultura folha m branca 2 - Elizabeth Titton. In :https://annesso.com.br/produtos/escultura-folha-m-branca-2-elizabeth-titton-pr-355/. Acesso em: 25/05/22.
TITTON, Elizabeth. Obras ,2022. In: http://www.galeriatitton.com.br/artecontemporanea/galeria-titton/obrasunicas/. Acesso em: 25/05/22.
PARADA, Juan. entrevista realizada para Instituto PIPA Nominated Artists. realizada pela Matrioska Filmes, no ano de 2015. htps://www.premiopipa.com/pag/juan-parada/ . Acesso em: 09/05/22.
IAL. Interlux Arte Livre - Sobre. 2010. In: https://interlux.wordpress.com/about/.. Acesso em: 10/05/22.
KANIAK, Thais. Trio de artistas curitibanos participa de mostra colaborativa na Tailândia. 2015. In: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/02/trio-de-artistas-curitibanos-participa-de-mostra-colaborativa-na-tailandia.html. Acesso em: 09/05/22.
Parada, Juan. entrevista realizada concebida para a Paraná Educativa / Tv Paraná Turismo realizada por BRAGA, Iria no ano de 2016. In: http://www.paranaeducativa.pr.gov.br/modules/video/videosProgramas.php?video=25522. Acesso em: 9 maio 2022.
EKWC. Ekwc. ARTIST IN RESIDENCE.2022. In: https://ekwc.nl/. Acesso em: 10/05/22.
PARADA, Juan. Flickr Pessoal. 2008. In: https://www.flickr.com/photos/paradavisual/. Acesso em: 15/07/22
PARADA, Juan. Site Pessoal. In https://juanparada.wordpress.com/. Acesso em: 15/07/22
BÜRGE, Renato. : O Projeto “Expressões Oi” toma conta de Curitiba. 2009. In:
https://amigosdoparquebarigui.blogspot.com/2009/07/projeto-expressoes-oi-toma-conta-de.html. Acesso em: 10/0522.
GALERIA SIMÕES DE ASSIS. Biografia Juan Parada, 2015. In: https://simoesdeassis.com/artistas/juan-parada . Acesso em: 09/05/22.
SOMMER, Michele. Uma coisa que fica entre - Hiato, 2019. In: https://simoesdeassis.com/exposicoes/hiato . Acesso em: 09/05/22.
FAISAL, Fábio. Elogio ao elementar 2018. In: https://simoesdeassis.com/exposicoes/elogio-ao-elementar . Acesso em: 09/05/22.
CARMO, Arthur do. A insistência do acaso - Limiar, 2015. In: https://simoesdeassis.com/exposicoes/limiar. Acesso em 09/05/22.
GALERIA SIMÕES DE ASSIS. Tramas, 2020. In: https://simoesdeassis.com/exposicoes/tramas . Acesso em: 09/05/22.
POIRIER, Prof. Dr. Matthieu. As turbulências cerâmicas de Juan Parada, 2020. In: https://simoesdeassis.com/exposicoes/turbulencias-ceramicas . Acesso em: 09/05/22.
ARTE FASAM. CIRCULAR - Arte na Praça Adolpho Bloch inaugura “Orgânico”, 2020. In: https://www.artefasam.com.br/organico-circular-arte-na-praca-adolpho-bloch-sp. Acesso em: 09/05/22
UP STREAM GALLERY. Upstream Focus Juan Parada. 2022. In: https://www.upstreamgallery.nl/exhibitions/219/upstream-focus-juan-parada. Acesso em: 10/05/22
TEZELLI, Faetusa. Série de objetos INVÓLUCROS. Juan Parada. Mapeamento jardinagem territorialidade . 2015. In: https://mapeamentojardinagemterritorialidade.wordpress.com/intervencao-objetual-urbana-da-serie-involucros-juan-parada/ . Acesso em: 10/05/22.
MATTHIEU POIRIER, Prof. Dr. Juan Parada :Turbulências Cerâmicas. 2020. In: https://simoesdeassis.com/exposicoes/turbulencias-ceramicas . Acesso em: 10/05/22.
ARTE, SP. Juan Parada, 2018. in: https://www.sp-arte.com/en/artists/juan-parada/ . Acesso em: 10/05/22.
ARTE, SP. Juan Parada, 2018. in: https://www.sp-arte.com/exposicoes/elogio-ao-elementar-739/. Acesso em:10/05/22.
Museu Oscar Niemeyer (MON). AFINIDADES. MON cria novo projeto para valorização de acervo e artistas locais, em 2021. In: https://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/exposicoes/afinidades . Acesso em: 10/05/22.
Guia Das Artes. AMARELONEGRO ARTE CONTEMPORÂNEA. 2015 In: https://www.guiadasartes.com.br/rio-de-janeiro/rio-de-janeiro/amarelonegro-arte-contemporanea. Acesso em: 15/07/22
GRANDI, Guilherme - Curitibano representa galeria brasileira no Seattle Art Fair. 2017. In: https://paranaportal.uol.com.br/colunas/coluna-social/curitibano-representa-galeria-brasileira-no-seattle-art-fair-0308201701/ . Acesso em 15/07/22.
PARADA, Juan. Instagram Pessoal. 2018. In: https://www.instagram.com/p/CQtnuoYFOj1/?igshid=MDJmNzVkMjY= . Acesso em: 10/05/22.
PARADA, Juan. Instagram Pessoal. 2022. In: https://www.instagram.com/p/CdIzqsrMDib/?igshid=YmMyMTA2M2Y= . Acesso em: 10/05/22.
IMAGENS:
Imagem 1 - https://www.flickr.com/photos/paradavisual/6386569189/ Acessado em 10/05/22.
Imagem2- https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1542464732697065&id=100008006584036&set=a.1469600713316801&scmts=scwspsdd Acessado em 11/06/22
Imagem 3 - http://bienaldecuritiba.com.br/2017/artista/juan-parada/#informacoes Acessado em 10/05/22.
Imagem 4 - https://www.flickr.com/photos/paradavisual/2379671915/ Acessado em 27/06/22.
Imagem 5 - https://www.flickr.com/photos/paradavisual/3012058134/in/photostream Acessado em 10 mai. 2022.
Imagem 6 e 7 -https://www.flickr.com/photos/paradavisual/6386568843/e https://www.flickr.com/photos/paradavisual/6386569189/ Acessado em 10/05/22.
Imagem 8- https://www.flickr.com/photos/paradavisual/6196479575/ Acessado em 110/05/22.
Imagem 9 - https://juanparada.files.wordpress.com/2011/09/detalhe.jpg Acessado em 10/05/22.
Imagem 10 - https://juanparada.files.wordpress.com/2013/06/juan-parada-foto-leco-2.jpg Acessado em 10/05/22.
Imagem 11 - https://www.facebook.com/Juan-Parada-212168595616816/photos/216383058528703/ Acessado em 15/07/22.
Imagem 12 - https://www.facebook.com/Juan-Parada-212168595616816/photos/216382471862095/ Acessado em 15/07/22.
Imagem 13 e 14 - https://juanparada.files.wordpress.com/2013/06/involucro2_1.jpg e https://www.facebook.com/Juan-Parada-212168595616816/photos/212256348941374/ Acessado em 10/05/22.
Imagem 15 - https://juanparada.files.wordpress.com/2013/06/involucro2_2.jpg Acessado em 10/05/22.
Imagem 16 e 17 - https://juanparada.files.wordpress.com/2013/06/invc3b3lucro-4-1.jpg Acessado em 10/05/22.
Imagem 18 , 19 e 20 - https://juanparada.files.wordpress.com/2013/06/involucro2_1.jpg/ , https://juanparada.files.wordpress.com/2013/06/involucro2_2.jpg/ e https://juanparada.files.wordpress.com/2013/06/invc3b3lucro-4-1.jpg/ Acessado em 10/05/22.
imagem 20, https://juanparada.files.wordpress.com/2011/11/juan.jpg acessado em 24/08/2022
Imagem 21 , https://www.facebook.com/photo/?fbid=10202969937357541&set=o.212168595616816. Acessado em 10/05/22.
Imagem 22, https://www.facebook.com/Juan-Parada-212168595616816/photos/273118899521785/ Acessado em 10/05/22.
Imagem 23, 24 e 25 - https://www.premiopipa.com/wp-content/uploads/2015/03/IMG_1407.jpg , https://www.premiopipa.com/wp-content/uploads/2015/03/IMG_1379.jpg Acessado em 10/05/22, https://www.premiopipa.com/wp-content/uploads/2015/03/IMG_1378.jpg Acessado em 10/05/22
Imagem 26, 27 e 28 - https://www.facebook.com/Juan-Parada-212168595616816/photos/531058460394493/, https://www.facebook.com/Juan-Parada-212168595616816/photos/531058397061166/, e https://www.facebook.com/Juan-Parada-212168595616816/photos/531058387061167/ Acessado em 10/05/22.
Imagem 29 e 30 - https://simoesdeassis.com/images/obra/1498172963-topografia-sonora-i.jpg, https://simoesdeassis.com/images/obra/1498173033-escultura-simbiortica-vii--crop.jpg Acessado em 10/05/22.
Imagem 31 e 32 - https://www.simoesdeassis.com/images/obra/1541786975-crop-sim-mg-4194.jpg e https://simoesdeassis.com/images/obra/1541787636-dark-star.jpg Acessado em 10/05/22.
Imagem 32 - https://simoesdeassis.com/images/obra/1541104195-crop-sim-mg-4031.jpg Acessado em 10/05/22.
Imagem 33 - https://simoesdeassis.com/images/obra/1541787161-crop-sim-mg-4208.jpg Acessado em 10/05/22.
Imagem 34 - https://simoesdeassis.com/images/obra/1541787753-sim-mg-4175.jpg Acessado em 10/05/22.
Imagem 35, 36 e 37 - https://simoesdeassis.com/images/obra/1542041182-juan-parada-sem-tirtulo.jpg , https://www.facebook.com/Juan-Parada-212168595616816/photos/272374376262904/ e https://www.facebook.com/Juan-Parada-212168595616816/photos/216384958528513/. Acessado em 10/05/22.
Imagem 38 - https://simoesdeassis.com/images/obra/1541787424-crop-sim-mg-4238.jpg Acessado em 10/05/22
Imagem 39 - https://simoesdeassis.com/images/obra/1593715565-11771-horizontal1.jpg Acessado em 10/05/22.
Imagem 40 - https://simoesdeassis.com/images/obra/1649871176-11880-(1)-teste-png.png Acessado em 10/05/22.
Imagem 41, 42 e 43 - https://www.simoesdeassis.com/images/obra/1649871403-11722-(1).jpg, https://www.simoesdeassis.com/images/obra/1603300013-11722-(3).jpg e https://www.simoesdeassis.com/images/obra/1603299999-11722-(2).jpg . Acessado em 26/07/2022
Imagem 44- https://simoesdeassis.com/images/obra/1558464344-190520-sim-galeria-reprod9--lw.jpg Acessado em 10/05/22
Imagens 45, 46, 47 e 48 - https://simoesdeassis.com/images/obra/1603301262-12387-(1).jpg, https://simoesdeassis.com/images/obra/1600104569-12387-(4).jpg, https://simoesdeassis.com/images/obra/1600104574-12387-(3).jpg e https://simoesdeassis.com/images/obra/1603301285-12387-(2).jpg. Acessado em 10/05/22.
Imagem 49, 50, 51 e 52 - https://www.artsy.net/artwork/juan-parada-asymmetric-transition-v2 Acessado em 15/07/22
Imagem 53 - https://simoesdeassis.com/images/obra/1649871503-11721-copiar.jpg Acessado 15/07/22.
Imagem 54 - https://www.artsy.net/artwork/juan-parada-biodigitalismo Acessado em 15/07/22.
Imagem 55 - https://www.artsy.net/artwork/juan-parada-untitled-1 Acessado em 15/07/22.
Imagem 56 - https://simoesdeassis.com/images/imagem/1636059808-juan-1.jpg Acessado em 10/05/22.
Imagem 57 - https://simoesdeassis.com/images/imagem/1636059772-juan-3.jpg Acessado em 15/07/22
Imagem 58, 59, 60 e 61 - https://www.artsy.net/artwork/juan-parada-neutrinos-journey Acessado em 15/07/22.
Imagem 62, 63 e 64 - https://www.simoesdeassis.com/images/imagem/1658429435-whatsapp-image-2022-07-21-at-15.41.14.jpeg, https://www.simoesdeassis.com/images/imagem/1658429571-whatsapp-image-2022-07-21-at-15.42.13.jpeg.png e https://www.simoesdeassis.com/images/imagem/1658429580-whatsapp-image-2022-07-21-at-15.40.26.jpeg .
Imagens 65, 66 e 67 - https://www.artsy.net/artwork/juan-parada-untitled-2 Acessado em 15/07/22
Imagem 68 - https://www.simoesdeassis.com/images/obra/1649878949-13688.jpg Acessado em 15/07/22
Imagem 69, 70, 71 e 72- https://www.artsy.net/artwork/juan-parada-archipelago Acessado em 15/07/22.