A inscrição é um pré-requisito para poder frequentar qualquer ação de formação, independentemente de esta se destinar a pessoal docente ou não docente.
Para fazer a inscrição é necessário fazer um registo prévio na plataforma de gestão da formação (Clicar aqui para fazer o registo).
Clicar aqui para ver o plano de formação e fazer inscrição.
É importante recordar que os formandos são responsáveis pela veracidade dos dados submetidos. A incorreção de dados pode ter consequências ao nível da seleção para a frequência da formação e da emissão dos certificados.
Se já fez o registo na plataforma de gestão da formação do CENFORES basta fazer o login na sua conta e ir à Oferta Formativa, procurar a formação pretendida, colocar o rato em cima do nome da formação e clicar em INSCREVER-ME, deverá aparecer então uma mensagem a informar que foi inscrito com sucesso. A partir desta momento está inscrito/a.
Se quiser anular a inscrição numa ação de formação em que está inscrito/a deve procurar a formação em que pretende anular a inscrição (na oferta formativa), colocar o rato em cima do nome da formação e clicar em ANULAR INSCRIÇÃO, deverá aparecer então uma mensagem a perguntar se tem a certeza que quer anular a inscrição, se clicar em Anular Inscrição, a sua inscrição ficará anulada.
Se não conseguir anular a inscrição, isso significa que a formação está num estado em que já não é possível a anulação da inscrição na plataforma. Nesta situação, se quiser mesmo anular a inscrição deverá contactar o CENFORES através do e-mail que se encontra no rodapé desta página.
O Plano de Formação financiado integra as ações de formação que são financiadas pelo Orçamento de Estado. As ações do Plano de Formação Financiado (PFF) são gratuitas para os formandos.
Os formandos que se inscrevem nas Ações de formação são alocados de acordo com a ordenação decorrente dos seguinte critérios:
CASO DAS AÇÕES DO PLANO DE CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES
formandos que ficaram como suplentes numa turma PCDD (no nível em que se encontram) no ano anterior e que não têm penalização.
quem ainda não fez nenhuma formação PCDD,
ordem de inscrição,
Nota: Os formandos que desistam de uma ação de formação sem uma justificação válida terão penalização na seleção para ações de formação futuras - ver penalizações.
O CENFORES certifica algumas ações de formação que são promovidas em parceria com instituições com as quais tem protocolos. Nestas situações, pode acontecer que para além da inscrição no CENFORES (sempre obrigatória) seja necessária a inscrição na organização promotora da formação, como é o caso das formações do Plano Nacional de Leitura.
O Plano de Formação não Financiado integra as ações de formação que não são financiadas pelo Orçamento de Estado. As ações do Plano de Formação Não Financiado (PNF) são, em princípio, custeadas pelo formandos. Por vezes o Plano de Formação Não Financiado inclui algumas ações de formação que não têm custos para os formandos. Isto acontece quando os formadores fazem a formação pro-bono ou quando existe uma fonte de financiamento alternativa, como por exemplo quando a formação é financiada por um projeto específico ou por uma entidade parceira do CFAE CENFORES. Para se inscrever numa ação do PNF deve aceder ao Plano, selecionar a ação de formação em que se pretende inscrever e clicar em cima do nome ou código interno dessa formação. Terá então acesso ao formulário de inscrição / pré-inscrição que deverá preencher e submeter.
Neste momento não estão previstas ações de formação para pessoal não docente.