Perguntas e Respostas

Antes de colocar uma dúvida no questionário de manifestação de interesse deve ler a informação disponível na página principal e as respostas desta página.

Respostas às questões mais frequentes colocadas através do formulário de manifestação de interesse

Um professor, sem exercer cargos de gestão e coordenação, também poderá participar na modalidade Job Shadowing?

  • À partida não há nada no programa que o impeça, no entanto a participação numa mobilidade (seja ela Job Shadowing, curso estruturado, ou missão de ensino) tem que fazer sentido em relação ao projeto, seus objetivos, perfil do participante e o objetivo da mobilidade. As pessoas que não trabalham na educação escolar não são elegíveis. Não é elegível alguém que só trabalha na educação de adultos e/ou ensino profissional.

As mobilidades no estrangeiros são acreditadas para efeitos de progressão na carreira docente?

  • Não mas os professores que participarem numa mobilidade poderão requerer a sua acreditação ao Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua.

Da informação que me chegou, não ficou claro se a candidatura é para diferentes ou uma única modalidade de formação em Portugal e / ou no estrangeiro.

  • A candidatura é a que está a ser elaborada pela equipa de projeto para o consórcio que envolve 5 agrupamentos de escolas e uma escola não agrupada, como tal terá que contemplar várias mobilidades.

  • Não existem mobilidades para Portugal, é sempre para o estrangeiros (países elegíveis).

  • Em princípio cada pessoa irá participar apenas numa mobilidade.

QUESTÕES QUE PERDERAM ALGUMA RELEVÂNCIA - PROJETO APROVADO

Como será a planificação deste projeto? Em que consiste? Qual o tema? Onde? Quanto tempo? Data? Terei de dar formação relativamente a este projeto?

  • Estamos em fase de elaboração de candidatura, pelo que estas perguntas ainda não foram respondidas. As perguntas referem-se à candidatura que a equipa de projeto está a elaborar ou às mobilidades que venham a existir? Se for às mobilidades isso tudo será explicado só se a candidatura for aprovada e tiver financiamento. Antes disso não temos as respostas, se não tivermos financiamento a questão não se põe. O que cada participante irá fazer depende do compromisso que assumir voluntariamente no documento de motivação e compromisso que servirá também para a seleção dos candidatos.

  • A duração das mobilidades varia entre 2 dias e dois meses, normalmente a duração mais frequente das mobilidades é 6 dias, excecionalmente 12 dias. Provavelmente as mobilidades serão todas ou quase todas com uma duração entre 3 e 6 dias.

  • Os participantes nas mobilidades terão que participar nas atividades de disseminação, mas tudo isso será explicado de forma pormenorizada após termos o financiamento garantido, se tal vier a acontecer, como gostaríamos.