Objetivos
do Programa Erasmus+ para o Ensino Escolar
Projeto Encerrado (2020-1-PT01-KA101-078285) avaliado com 85 pontos
NOVO PROJETO ARRISCAR+
Projeto Encerrado (2020-1-PT01-KA101-078285) avaliado com 85 pontos
Promover a aquisição de aptidões e competências básicas dos estudantes, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como para uma cidadania europeia ativa.
Combater o insucesso e o abandono escolar precoce, apoiando os docentes e instituições no desenvolvimento e operacionalização de estratégias eficazes.
Reforçar a qualidade do ensino e da educação pré-escolar.
Sensibilizar os estudantes e o pessoal educativo para a importância da diversidade cultural e linguística.
Apoiar os professores, futuros professores e dirigentes escolares no sentido de promoverem um ensino de alta qualidade e lidarem com realidades complexas nas salas de aula, adotando práticas e instrumentos inovadores.
Reforçar o perfil das carreiras do ensino escolar.
Melhorar as competências dos profissionais para responder às necessidades individuais dos aprendentes e para lidar com a sua diversidade social, cultural e linguística
Promover práticas pedagógicas inovadoras e com qualidade e abordagens inovadoras à aprendizagem
Melhorar as competências ao nível da gestão e direção das escolas/entidades
Desenvolver a capacidade e dimensão internacional das entidades envolvidas
Melhorar as competências linguísticas
Alargar o conhecimento sobre outras realidades culturais e educativas
Aumentar a motivação e a satisfação
O projeto está organizado em dois eixos: A - Inclusão e Sucesso Educativo; B - Educação Pré-escolar. O eixo A tem duas áreas-chave: I - Formação, Gestão e Liderança; II - Educação Inclusiva e Sucesso Educativo. O eixo B tem uma única área-chave: III - Socialização e Ambiente. A área-chave I tem uma meta (META 1), a área-chave II tem 2 metas (METAS 2 a 6) e a área-chave III tem 2 metas (META 7 e META 8).
Os objetivos estão organizados em função das metas, ou seja, para cada meta temos um conjunto de objetivos que contribuem para que possa ser alcançada essa meta.
O1 - Aumentar os conhecimentos e desenvolver as competências de gestão promotoras da inclusão e do sucesso educativo.
O2 - Criar / reformular o/um plano estratégico sobre a inclusão e o sucesso educativo em cada AE/ENA.
O3 - Criar um plano estratégico de formação para o CENFORES que promova o desenvolvimento pessoal e profissional do seu staff.
O4 - Criar uma formação internacional on site de dimensão internacional nas áreas abordadas do projeto e publicitá-la na plataforma School Education Gateway.
O5 - Aumentar em 5% o sucesso nas línguas estrangeiras
O6 - Aumentar em 5% o trabalho colaborativo e em rede, assente em plataformas online;
O7 - Aumentar a utilização da plataforma e-Twinning em 50% pelas organizações do consórcio.
O8 - Melhorar o sucesso educativo e/ou a qualidade do sucesso em 2%
O9 - Ampliar o know how sobre outras realidades culturais e educativas, e sobre métodos de ensino ativos
O10 - Melhorar as competências dos formadores e incorporar o conhecimento adquirido em 3 ações de formação para professores
O11 - Conhecer estratégias eficazes e práticas para a inclusão de alunos provenientes de diferentes contextos sociais, culturais e linguísticos.
O12 - Promover a partilha de práticas relevantes promotoras da inclusão e do sucesso educativo, incorporando numa oficina de formação conhecimentos sobre avaliação formativa adquiridos na mobilidade e aplicar a 10 % dos alunos
O13 - Conhecer abordagens e dinâmicas que promovam a aplicação de estratégias inovadoras inclusivas e de qualidade por 50% dos líderes intermédios
O14 - Reforçar práticas reflexivas em 50% dos professores
O15 - Criar / reformular pelo menos um projeto interdisciplinar por AE/ENA assente na colaboração dos docentes e promotor da colaboração entre alunos.
O16 - Proporcionar a 1 assistente operacional por AE/ENA a participação numa ação de formação no estrangeiro sobre inclusão,
O17 - Desenvolver competências em 50% dos assistentes operacionais para saberem lidar com as características específicas dos alunos e com a diversidade cultural, linguística dos alunos.
O18 - Proporcionar a 50% dos assistentes operacionais a participação num workshop sobre inclusão
O19 - Desenvolver os conhecimentos, competências e aptidões dos educadores na educação para o desenvolvimento sustentável.
O20 - Consciencializar as crianças para adquirirem comportamentos de preocupação com a conservação da natureza e respeito pelo ambiente.
O21 - Conhecer abordagens, métodos e estratégias que permitam aos educadores apoiar as crianças a desenvolverem um sentido estético perante manifestações artísticas de diferentes tempos e culturas.
O22 - Promover o interesse e preocupação das crianças com a sua preservação do património artístico cultural e paisagístico.