A metodologia que usaremos neste sexénio no trabalho de Missão Partilhada tem as mesmas iniciais da metodologia utilizada no XVI Capítulo Geral e que o Papa nos convida a seguir no PEG, embora tenhamos atribuído um significado e conteúdo diferente a duas delas: Reconhecer, Imaginar e Experimentar.
Na proposta de trabalho, são colocadas perguntas ou sugestões para ajudar a desenvolver cada uma das partes do método.
Para esta sessão, realizaremos uma série de dinâmicas que nos ajudarão a cumprir estes objetivos. Estas dinâmicas podem ser realizadas em pequenos grupos, no caso de o grupo ser muito numeroso.
A pessoa que dirige as dinâmicas fará referência, da forma que desejar, aos textos e vídeos que acompanham as dinâmicas. Se já foram trabalhados na sessão anterior, basta recordá-los.
Os passos a seguir são os seguintes:
1. Reconhecer
2. Imaginar
3. Experimentar
Dinâmica 1: O círculo
Desenhamos um círculo e todos os participantes se posicionam em volta do círculo. A pessoa que dirige a sessão vai dizendo atitudes e entram dentro do círculo aqueles que se identificam com o que foi dito. Entram e saem novamente.
Frases:
Aqueles que se sentem cuidados
Aqueles que priorizam o cuidado de si mesmos em relação aos outros
... (adicionar mais frases)
Vídeo
Perguntas:
A personagem do vídeo tem um sonho concreto, no qual investe todo o seu esforço e todo o seu tempo. Quais são os teus sonhos? Quanto tempo dedicas à sua concretização? Que lugar ocupam na tua vida?
Na realização do sonho, a personagem do vídeo atravessa diferentes etapas e muitas dificuldades. No final, o seu sonho é um sonho partilhado com outros. Que sonhos partilhas com outras pessoas? Como envolves os outros nos teus sonhos?
Um ato educativo baseado no cuidado também pode ser um sonho particular e coletivo como docentes. Como desenvolver o sonho de uma educação baseada no cuidado na nossa escola? Como educar os nossos alunos no sonho de uma sociedade mais "cuidadosa"?
Dinâmica 2: A árvore
Raízes, tronco, ramos e frutos. Isto faz parte das árvores e podemos estabelecer um paralelo connosco mesmos e com o que os outros veem de nós.
A atividade consiste em desenhar uma árvore, cada um a sua, onde estejam as raízes, o tronco com os seus ramos e os frutos. Cada parte tem a sua função. Esta árvore deve refletir o que deve ser o cuidado consigo mesmo, com os outros, ... Cada um colocará estes cuidados na árvore, no lugar onde considerarem oportuno.
Dá-se alguns minutos com música de fundo.
Depois, o animador apresenta no ecrã uma árvore e coloca as dimensões do cuidado que não podem faltar numa escola católica e carismática:
Raízes (O cuidado de Deus com cada um de nós, através da família, amizades, encontro com Ele, ...);
Tronco (O cuidado que todos juntos devemos uns aos outros até nos tornarmos fortes e seguros);
Ramos (O cuidado com os nossos alunos e com a sociedade).
Cuidamos para tornar a sociedade mais frutífera em valores, ...
Escrevem-se em conjunto os valores que queremos transmitir aos alunos nesse cuidado.
Como se vê, uma árvore completa, com um tronco forte e frutos deliciosos.
Conclusão da dinâmica 2:
Realizar uma síntese final com o grupo:
O que significou esta atividade, a nível pessoal e de grupo?
Partilhar o significado que cada pessoa atribui às diferentes partes da árvore em relação ao cuidado de si próprio.
Perguntas:
É muito difícil ouvir as palavras do Papa Francisco e permanecer indiferente. Como educadores, temos uma grandíssima responsabilidade no que diz respeito ao Cuidado. Que ações implementamos na nossa escola, cujo objetivo principal seja o cuidado da terra, dos outros, de nós mesmos?
Na sua alocução, o Papa convida-nos a "criar um planeta ambientalmente seguro". Imaginem como poderíamos concretizar esta intenção. Façam uma lista de possíveis ações, indicando vantagens e desvantagens, tempo a investir em cada uma delas, recursos humanos e materiais, ...
Dinâmica 3: Comprometo-me com ações
Em quatro post-its que previamente foram dados, cada um escreve qual é o seu sonho, em relação ao tema do cuidado de si mesmo, dos outros, da Casa Comum e de Deus.
Reúnem-se em grupos e partilham.
Reflexão:
O que tenho de fazer para cumprir estes sonhos? Escrevem uma ou várias ações para cada sonho. A isto chamaremos os VERBOS SOBRE O COMPROMISSO.
Num MENTIMETER preparado pelo que orienta, vão escrevendo estes verbos. A partir daí, em conjunto, escrevem o compromisso do grupo em relação ao cuidado. Se forem muitos no plenário, podem fazê-lo em grupos pequenos até chegar a uma síntese.
Perguntas:
O que significou esta atividade a nível pessoal e de grupo?
Partilhar a lista de compromissos individuais.
Refletir com o grupo e estabelecer 3 compromissos que se possam assumir ao nível do corpo docente.