Agora que já realizaste a atividade proposta e respondeste às perguntas, vamos verificar se percebeste todas as questões.
Imagina que estavas a ler um texto de ciências sobre o crescimento das plantas onde aparecia o termo "fito-hormona". Imagina que não sabes o que significa "fito-hormona" nem sequer sabes o que significa hormona. O que fazer?
Para saberes o que significa "hormona" consultaste a infopédia.
Quando procuramos por hormona na infopédia obtemos a seguinte informação (confirma se é mesmo assim)
A palavra hormona que aparece no topo é a palavra que nós pesquisámos. Na linha seguinte aparece a mesma palavra, primeiro destacando as suas três sílabas (hor-mo-na) e a seguir, entre parêntesis retos aparece a palavra escrita em linguagem fonética que nos permite perceber como se pronuncia a palavra, uma forma alternativa de saber como se pronunciam a palavra hormona (ou outra palavra qualquer) é recorrendo à aplicação Forvo.
Na linha seguinte aparece a classificação do termo como "nome feminino".
Na linha seguinte aparece o significado de hormona, indicando que as hormonas são substâncias elaboradas em glândulas endócrinas, desempenhando ações muito importantes num organismo.
Abaixo deste parágrafo surgem dois ícones das conhecidas redes sociais facebook e Twitter que permitem partilhas este conteúdo nelas, se assim o desejarmos.
O último parágrafo tem informação sobre como referenciar a fonte consultada.
hormona in Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2015. [consult. 2015-03-01 16:19:31]. Disponível na Internet:
http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/hormona
Em relação às referências bibliográficas (bibliografia) é importante verificar que existem várias normas, cada norma tem as suas regras para apresentar a informação. Deves usar as normas aconselhadas usadas na tua escola ou que são recomendadas pelo teu professor mas nunca te deves esquecer de indicar as fontes que consultaste.
É muito importante tirar notas sobre a informação consultada, sem esquecer de ao mesmo tempo registar as fontes de onde retirámos a informação.
No caso de quereres apresentar a informação tal como está na fonte consultada deves colocá-la entre aspas, neste caso seria algo parecido com
Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico, hormona é a "designação das substâncias provenientes da elaboração das glândulas endócrinas, que desempenham ações das mais importantes no organismo". Na parte da bibliografia (ou referências bibliográficas) deverias colocar a referência que já apresentámos anteriormente.
Podes clicar nestas hiperligações para saberes mais sobre referências bibliográficas (referenciar as fontes) e sobre citações (citar as fontes).
Decidiste pesquisar também hormona no Dicionário Universal da Texto Editores, onde encontraste a seguinte informação:
Como podes verificar a definição apresentada no Dicionário Universal em linha da Texto Editores é ligeiramente diferente da definição apresentada no Dicionário em linha da Língua Portuguesa da Porto Editora. É por este motivo que é importante consultar várias fontes de informação, desta forma podes confrontar as diferentes versões, o que te ajuda a perceber melhor o significado, neste caso do conceito hormona.
Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa em linha com acordo ortográfico da Texto Editores, hormona é uma "substância química produzida pelas glândulas endócrinas, lançada no sangue, que a transporta até às células sobre as quais vai atuar, tendo uma ação complementar à do sistema nervoso na coordenação do funcionamento do organismo".
Neste caso o Dicionário Universal em linha da Texto Editores não te diz como deves apresentar a referência, mas isso não significa que a referência não tenha que ser apresentada, significa apenas que terás que ser tu a construí-la.
hormona in Novo Dicionário da Língua Portuguesa conforme Acordo Ortográfico [em linha]. Alfragide: Texto Editores. [consult. 2015-03-01]. Disponível na Internet:
http://www.universal.pt/main.php?id=13
Provavelmente com a segunda fonte ficas com uma ideia mais clara do que é uma hormona do que se consultasses apenas a primeira fonte.
Sendo hormona uma conceito importante na área das Ciências Naturais (Biologia), para aprendermos o que é uma hormona devemos consultar uma fonte técnica nessa área, caso contrário ficamos apenas com um conhecimento geral que não é suficiente para fazer um trabalho da disciplina de Ciências.
Escolheste a fonte Wikiciências e foi uma boa escolha pelos seguintes motivos:
a fonte é de confiança, a Casa das Ciências é um projeto de educação na área das ciências que foi apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e tem a colaboração de diversos Professores Universitários e de outros especialistas de reconhecido mérito;
a autora está identificada (Catarina Moreira) e é uma especialista na matéria (fez um curso superior de 5 anos [licenciatura], seguido de um Mestrado [mais 2 anos de estudo / investigação], e mais um Doutoramento [3 a 5 anos de estudo / investigação na área das ciências),
antes de ser publicado, o conteúdo foi sujeito a um processo de avaliação e teve a aprovação do editor (Carlos Feijó) que é Professor Universitário e um especialista de reconhecido mérito;
a data de publicação está indicada no sítio e o conteúdo é relativamente recente (2012);
a linguagem utilizada é adequada, considerando que este sítio foi criado para ser usado por estudantes e professores dos ensinos Básico e Secundário;
em princípio a informação não contém enviesamentos, já que o único interesse dos autores e dos editores é contribuir para a qualidade do ensino das ciências.
A informação que encontrámos em Wikiciências sobre hormona foi a seguinte:
Lendo o texto, podemos fazer um resumo como este:
Segundo Moreira (2012), as hormonas são substâncias químicas segregadas por células do sistema endócrino e são conduzidas através da corrente sanguínea aos recetores específicos de outras células chamadas células alvo. Ao ligar-se ao recetor da célula alvo a hormona desencadeia várias reações que têm como consequência respostas, no sentido de aumentar ou diminuir a ação do estímulo.
No entanto só poderias fazer um resumo parecido com este depois de teres uma noção do que significa "sistema endócrino". Lembra-te que o resumo deve conter as principais ideias do autor mas deve ser escrito por palavras tuas e nunca deverá conter palavras ou expressões das quais não sabes o significado. Também é importante lembrar que o resumo deve ser um texto que tu e os teus colegas possam perceber, caso contrário não serve para nada e provavelmente estará errado.
No caso de não teres percebido o texto disponível em WikiCiências sobre hormona, poderias ter que consultar outra fonte, poderia por exemplo ser útil consultares uma animação que explicasse o processo descrito no texto. Por vezes os exemplos também nos ajudam a perceber o conceito mais geral pelo que poderia ser interessante pesquisares exemplos de hormonas. No entanto é bom lembrar que deves consultar sempre fontes de informação nas quais possas confiar, caso contrário poderás estar a basear-te em informação incorreta (lembra-te dos critérios que usamos para avaliar a qualidade do artigo consultado em WikiCiências).
Referências
Moreira, C. (2012), WikiCiências, 3(2):0540.
Depois de saberes o que é uma hormona irias repetir o processo para "fito-hormona".
Relativamente à Wikipédia pudeste certamente verificar que apesar de termos informação das datas de edição e atualização dos artigos não é possível verificar quem são os autores dos artigos e como tal é difícil saber qual é a qualidade da informação. Na wikipédia não existe ninguém responsável pela publicação dos conteúdos. Qualquer pessoa pode alterar a informação da Wikipédia a qualquer momento, razão pela qual não deves usar esta fonte para os teus trabalhos escolares e se a usares deverá ser apenas para ficares com uma ideia do que queres saber para depois aprofundares o tema em fontes possas confiar. Por todos estes motivos a Wikipédia não é uma boa fonte para a realização de trabalhos escolares. Isto não significa que a Wikipédia não seja útil, antes pelo contrário, é muito útil, simplesmente não é aconselhável como fonte de informação para os teus trabalhos escolares, pelos motivos já apresentados.
Porque é que os professores querem que indiques nos teus trabalhos escolares a referência de todas as fontes de informação que usaste para fazer o teu trabalho?
Quando fazes um trabalho e o entregas ao teu professor citando os autores dos artigos e referenciando as fontes consultadas apresentando as principais ideias dos autores nas tuas próprias palavras estás a transmitir as seguintes mensagens:
li os textos dos autores que cito no meu texto e cujas referências bibliográficas apresento no final (bibliografia);
esforcei-me por compreender a informação das várias fontes, tendo feito um resumo das principais ideias dos autores que respondem ao objetivo do trabalho e apresento um texto meu com essas ideias que mostra como é que eu compreendi a informação que li.
Quando fazes um trabalho e o entregas ao teu professor sem indicares as fontes consultadas estás a transmitir as seguintes mensagens:
não li nada sobre o assunto,
tudo o que está escrito no trabalho é da minha autoria, são minhas as ideias e fui eu que produzi todo o conhecimento expresso no trabalho.
Como estás a transmitir essa mensagem o professor começa por avaliar o teu trabalho,
trabalho realizado pelo aluno: Zero - o aluno não leu absolutamente nada.
conhecimento produzido pelo aluno: Zero - o aluno quer que o professor acredite que as ideias e o conhecimento contido no trabalho que entregou é todo da sua autoria, o que o professor sabe não ser verdade,
honestidade intelectual: Zero - o aluno tentou enganar o professor.
O ato de utilização de conhecimento ou ideias de outras pessoas sem citar os autores e sem fazer referência às fontes de informação consultadas chama-se plágio. O plágio é um comportamento altamente reprovável e que é punido pela escola. As consequências do plágio podem ir desde uma classificação muito baixa (provavelmente Zero) no trabalho, até medidas mais graves.