Literacia da Informação Para fazeres um trabalho de pesquisa precisas de saber como pesquisar e onde pesquisar, mas antes disso tens que saber o que queres pesquisar e qual é a finalidade da tua pesquisa. Para aprenderes como fazer isto e muito mais podes consultar alguns sítios sobre Literacia de Informação.
Pesquisar acerca de um tema específico
Antes de começares um trabalho de pesquisa deves ter uma noção do que vais fazer. Aqui ficam algumas sugestões de sítios que podes consultar para saberes como deves proceder.
Atividade simples para aprender alguns rudimentos de pesquisa de informação na Internet (autor: Simão Lomba) - Com esta atividade simples vais aprender a usar dicionários e enciclopédias em linha. Vais aprender também a diferença entre fontes de informação nas quais podes confiar e aquelas em que não podes confiar, aprendendo algumas das caraterísticas que te permitem identificar esses dois tipos de fontes de informação.
Sítio dedicado à Literacia de Informação, fazendo parte do conjunto de recursos criados para apoiar os estudantes no desenvolvimento das competências de Literacia Informacional dos estudantes (responsável: Simão Lomba).
Modelo big 6 em Português, disponível no sítio da biblioteca da Escola E. B. 2, 3 Padre Alberto Neto. Quem estiver interessado pode consultar o sítio oficial do modelo big 6 (em inglês). [recomendado para estudantes do 2º e do 3º ciclos do Ensino Básico]
Tutorial de Literacia de Informação traduzido / adaptado por Suzana Viegas para a biblioteca pública de Évora a partir de Texas Information Literacy Tutorial (TILT) da Universidade do Texas nos Estados Unidos da América. [recomendado para estudantes a partir do 3º ciclo do Ensino Básico]
Tutorial Interativo de Literacia de Informação traduzido / adaptado por Simão Lomba, a partir de Information Literacy Interactive Tutorial, criado pelo Instituto de Investigação e Inovação em Serviços Sociais Escocês, Institute for Research and Innovation in Social Services (IRISS). [recomendado para estudantes a partir do 3º ciclo do Ensino Básico]
Documentos sobre Literacia de Informação disponibilizados pela Biblioteca Escolar - ESOD.
Google Digital Literacy and Citizenship Curriculum [Vídeos] (em inglês).
Resumir textos - saber resumir um texto é fundamental, seguindo esta hiperligação podemos encontrar breves indicações sobre como resumir um texto.
Currículo de Literacia de Informação do CRE Virtual do Agrupamento de Escolas Maria Alberta Menéres.
Quando se fala em motor de busca a maior parte das pessoas pensa no Google. No entanto, o Google não é o único motor de busca e se pensarmos no âmbito da educação certamente não é o melhor. Há mesmo quem diga que o Google não é um motor de busca mas sim uma ferramenta de publicidade. Isto pode parecer estranho mas se aprendermos melhor como funciona percebemos que esta afirmação não é descabida. Apresentemos então alguns motores de busca.
Finding Dulcinea - Um motor de busca criado, por especialistas de informação, com o objetivo de encontrar recursos de qualidade [só disponível em Inglês e Castelhano].
Encontrando Dulcinea - Um motor de busca criado, por especialistas de informação, com o objetivo de encontrar recursos de qualidade [versão em Castelhano].
Finding Education - Um motor de busca criado, por especialistas de informação, para que os professores possam encontrar recursos educativos para os seus alunos [só disponível em Inglês e Castelhano].
Cluz - Para além dos habituais resumos de texto, este motor de busca recolhe termos e imagens importantes que depois apresenta em forma gráfica (gráficos semânticos) e em nuvens de palavras (tag cloud) [só disponível em Inglês].
Search CC Commons - Um motor de busca para procurar apenas conteúdos de licença Creative Commons.
Wolfram Alfa - Um motor de busca especial com uma característica curiosa, faz cálculos e gráficos.
Pesquisa Avançada do Google - se quisermos utilizar o motor de busca Google, então devemos escolher a pesquisa avançada Google, já que desse modo vamos obter melhores resultados e percebemos melhor a utilização de um motor de busca.
Muitas vezes existe a tendência para começar uma pesquisa por um motor de busca genérico como por exemplo o Google. Quando se trata de fazer pesquisas para trabalhos académicos, essa é provavelmente a pior opção. Num motor de busca genérico os critérios de seleção e apresentação da informação não obedecem a critérios de qualidade, o que faz com que não possamos confiar na informação que é devolvida.
Uma alternativa muito mais fiável é a utilização de diretórios. Enquanto um motor de busca devolve resultados que são obtidos através de métodos totalmente automáticos, um diretório obedece a critérios de categorização e seleção da informação estabelecidos por humanos. Assim, a informação devolvida por um diretório foi selecionada por pessoas para as bases de dados a partir de onde a informação é recuperada. Os diretórios permitem fazer pesquisas de modo semelhante aos motores de busca.
Nos diretórios generalistas, provavelmente o mais conhecido e um dos mais antigos é o Yahoo Directory. No entanto para trabalhos académicos o melhor será escolher diretórios de confiança mais específicos, para irmos diretamente ao que procuramos.
Este sítio onde estás a ler, pode dizer-se que de algum modo é um esboço de um diretório mas para o ser ainda tem um longo caminho a percorrer. De qualquer modo, a pesquisa no topo da página já te permite encontrar um número significativo de recursos selecionados.
Ver técnicas de estudo (sublinhar, resumir, citar, parafrasear, ...)
Referências
Rivera, E. F. (2012). Princípios para Citar, Parafrasear y Resumir: cómo evitar el plágio acidental.