Tesauro é uma palavra de origem grega que significava tesouro. No entanto, a palavra viria a adquirir outro significado, passando a referir-se aos dicionários especializados de uma determinada área do conhecimento. Mais tarde a palavra viria a adquirir um novo significado no contexto das ciências documentais.
Existem dois tipos de tesauro,
o tesauro linguístico e
o tesauro documental.
O tesauro linguístico relaciona os conceitos mais significativos de uma língua, destina-se a facilitar a localização dos termos dessa língua, podendo ser visto como sinónimo de um dicionário especializado numa determinada área do conhecimento.
Ao contrário do que acontece em língua inglesa, em que existem muitos Thesaurus linguísticos em linha, em Português só consegui encontrar um tesauro, sendo este criado por uma pessoa individual, Valdir Jorge do Brasil.
Se quisermos aprofundar um pouco o conceito de tesauro, podemos dizer que "quanto à sua estrutura, o tesauro é um tipo de linguagem de indexação controlada relativa a uma determinada área especializada... A função do tesauro é a representação unívoca da informação contida nos documentos, por forma a proporcionar ao utilizador pesquisas pertinentes de recuperação da informação" (Simões, 2008, p.50).
Exemplo de Tesauro (Português)
Eurovoc - Tesauro multilingue da União Europeia
Tesauro de Acervos Científicos em Língua Portuguesa - Este tesauro é de acesso gratuito e está vocacionado para a utilização de museus e outras instituições que sejam detentoras de património científico, historiadores da ciência e tecnologia e conservadores-restauradores, embora possa ser usado por todas as pessoas interessadas, incluindo estudantes e professores. Este instrumento está em permanente atualização no que se refere à normalização e controle terminológico.
Thesaurus Brasileiro da Educação (Brased) - Este tesauro reúne termos e conceitos extraídos de documentos analisados no Centro de Informação e Biblioteca em Educação, relacionados entre si a partir de uma estrutura conceitual da área. Estes termos (descritores) são destinados à indexação e à recuperação da informação.
Exemplo de thesaurus (Inglês)
Getty Thesaurus of Geographic Names - tesauro na área da geografia
LC Thesaurus for Graphic Materials - tesauro na área dos materiais gráficos.
Biblioteca Virtual em Salud - Descritores en Ciencias de la Salud,
Para saber mais consultar:
Simões, M. G. (2008). Da Abstracção à Complexidade Formal: relações conceptuais num tesauro. Coimbra: Almedina.