Por Darin Kopp
Ilustrado por Selina Martinez Traduzido por Simão Lomba
Palavras para saber
Adaptação: uma estrutura ou um comportamento que a juda um organismo a sobreviver e a reproduzir-se.
Atmosfera: a fina camada de gases que se encontra à volta da Terra (atmosfera da Terra)... mais
Dióxido de carbono: um composto químico (um gás) que tem dois átomos de oxigénio e um átomo de carbono (CO2); o dióxido de carbono é um gás com efeito de estufa... mais
Clima: os padrões do tempo numa região ao longo de grandes períodos de tempo.
Efeito de estufa: aumento da temperatura provocado pela energia do sol que fica aprisionada.
Gás de efeito de estufa: um gás que absorve o calor do sol, impedindo que alguma energia do sol escape da atmosfera para o espaço exterior... mais
Precipitação: a água que cai da atmosfera, quer seja como chuva, neve, ou outra forma.
Tempo: condições da atmosfera a curto prazo.
As pessoas falam sobre ele em todo o globo. Em alguns lugares, as tempestades são mais frequentes, em outros, as temperaturas estão a mudar e as secas são mais longas. Afinal o que está a acontecer com este tempo maluco?
No mundo de hoje, as mudanças climáticas são um tópico popular, uma vez que estão a afetar todo o globo, incluindo muitas plantas e animais dos quais nós dependemos para viver. Mas o que significa exatamente este tempo maluco? O que é que está a provocar isto e porque é que isso nos deve preocupar? Para compreender as mudanças no clima da Terra, temos de perceber primeiro qual é a diferença entre o clima e o tempo.
Fig. 1. - Algumas partes do mundo, tal como o Oeste dos Estados Unidos da América, já estão a sentir secas mais severas. Clicar para aumentar.
O tempo tem a ver com as condições da atmosfera terrestre a curto prazo. Quando nas notícias sobre o tempo ouvimos falar sobre a quantidade de precipitação que caiu no dia anterior ou sobre o calor ou frio que está hoje, estão a falar do tempo. Estas mudanças de curto prazo acontecem de dia para dia e ao longo das estações. Por exemplo, alguns dias está sol e calor e nós podemos passear ao ar livre. Outros dias está a chover e faz frio e nós temos que ficar em casa.
Fig. 2. - Se tens um chapéu de chuva é provável que vivas numa zona com um clima chuvoso ou com estações chuvosas. Imagem de Duncan Harris.
O clima tem a ver com períodos de tempo muito longos. Se nós fizermos a média das temperaturas ao longo dos últimos 30 anos, então estamos a falar do clima. Isto poderá dar-nos uma ideia do que podemos do tempo nos próximo anos. Por exemplo, nós esperamos que o clima dos desertos seja mais quente e seco e que o ártico seja frio e com neve.
Quando alguém fala sobre o clima não está a falar sobre um único evento do tempo como por exemplo um dia muito quente ou uma forte tempestade. Está a falar sobre condições médias a longo prazo.
Uma forma fácil de recordar a diferença entre clima e tempo:
- o clima no local onde vives é que diz se precisas de um chapéu de chuva
- O tempo do local onde vives é que diz se precisas do chapéu de chuva para hoje
Em áreas com um clima muito chuvoso, tal como o Pacífico Noroeste, é provável que as pessoas tenham um chapéu de chuva porque está quase sempre a chover. No entanto, se a previsão metereológica disser que não há possibilidade de chover não precisam do chapéu de chuva para esse dia.
Em todo o mundo, o clima está a mudar. As temperaturas estão a aumentar e estas mudanças estão a fazer com que em alguns lugares haja mais ou menos chuva. Os cientistas sabem que isto está a acontecer a partir do estudo do clima da Terra desde à milhões de anos atrás. Ao estudar estes climas históricos, eles descobriram que o clima na terra mudou muitas vezes e que estas mudanças estão relacionadas com a quantidade de gases especiais na atmosfera, os gases que provocam o efeito de estufa.
Os gases de efeito de estufa na atmosfera funcionam tal como um vidro no telhado duma estufa. Este calor resulta da energia solar que atravessa o vidro mas não sai para fora. Dentro da estufa as plantas continuam a crescer mesmo quando no exterior está frio.
Se nunca estiveste numa estufa, pensa no que é ficar dentro de um carro num dia quente de sol. Lembra-te que que está muito mais calor dentro do que fora de um carro. Os gases de estufa na nossa atmosfera funcionam tal como o vidro do carro. Deixam entrar a energia do sol entrar mas não a deixam sair. É isto que é chamado de efeito de estufa. Isto acontece porque a Terra é atingida por muita energia do Sol mas nem toda a energia pode sair. Alguma desta energia fica presa pelos gases de efeito de estufa. Se o clima é muito quente ou frio depende da quantidade de gases de efeito de estufa na nossa atmosfera. Se não existissem gases de efeito de estufa na atmosfera, a Terra seria demasiado fria para nós. Se existissem demasiados destes gases então a Terra seria muito quente.
Fig. 3 - As estufas funcionam de forma semelhante aos gases que afetam a temperatura da Terra. Numa estufa, um plástico ou uma cobertura parecida permite a passagem da energia do sol que fica presa no seu interior, mantendo o interior mais quente do que o exterior
Imagem de Max Wahrhafti
Hoje em dia, muitas pessoas estão a tentar compreender como e porque é que o clima está a mudar. Como as plantas e os animais estão adaptados aos locais onde vivem, as mudanças climáticas podem fazer com que não sejam capazes de sobreviver em certos locais. Se as plantas e os animais não se puderem deslocar para outra área ou adaptar-se ao novo clima, isso significa que essas plantas e esses animais poderão ficar extintos. A extinção significa que todos os membros de uma espécie desaparecem para sempre. Se uma espécie ficar extinta, os humanos perdem os benefícios que ela lhe proporciona.
A quantidade de gases de efeito de estufa na nossa atmosfera e o clima têm mudado muito no passado. Estas mudanças ocorreram antes de existirem pessoas e algumas das mudanças provocaram a extinção de algumas espécies. Muitas mudanças deveram-se à quantidade de gases de efeito de estufa específicos na atmosfera. Hoje em dia, os humanos usam combustíveis tais como o carvão, o gás natural, e o petróleo. Estes libertam um gás de efeito de estufa chamado dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Todo este CO2 está a começar a afetar a Terra. Continuando a aumentar a quantidade deste gás na nossa atmosfera é provável que mude o clima e que possa causar a extinção de algumas espécies. Como nós dependemos das espécies para muitas coisas diferentes, nós não queremos que o clima ameace a sua existência. É por isso que há muitas pessoas que querem reduzir a quantidade de combustíveis fósseis que nós usamos.
Fig. 4. - A mudança climática já está a alterar as gamas de algumas espécies, incluindo os mosquitos, que podem transportar doenças.
Imagem de USDA.
Embora o clima da Terra esteja a mudar, ainda há esperança e ainda temos tempo para ajudar. Uma forma de ajudar pode ser reduzir as emissões de CO2. As fontes de energia que produzem gases de efeito de estufa são muito importantes para a nossa sociedade, mas fazendo pequenas mudanças para reduzir a quantidade que cada um de nós usa pode fazer com que as coisas fiquem melhor. Para reduzir a energia que tu usas, podes: Apagar as luzes quando deixas uma divisão da casa,
Usar luzes energeticamente eficientes (atualmente as lâmpadas de LED são as melhores),
Desligar os equipamentos elétricos que não estão a ser usados,
Reduzir o uso do automóvel (usando os transportes públicos, a bicicleta ou andar a pé).
Fig. 5 - Existem muitas pequenas coisas que podes fazer no dia a dia para ajudar a proteger a Terra.
Imagem de Olivier Bresmal.
Cada pequeno gesto pode ajudar e se um número suficiente de pessoas der pequenos passos, em conjunto, eles podem dar um grande salto.
Original em Inglês "Crazy Climate & Wacky Weather" publicado no sítio Ask a Biologist. As imagens são do artigo original.
Tradução publicada com uma licença igual à da versão original