Para quem não sabe o que é o software livre, aconselho a leitura do documento
«Porquê considerar software livre numa instituição de ensino?»
Programas - Lista de Programas Livres, organizada por Simão Lomba.
Lista de Programas Livres, organizada por Simão Lomba em 2007.
Lista de Ensino Livre - Lista de Programas Livres com interesse para a educação, organizada pela Associação Ensino Livre. Esta lista está organizada por temas / disciplinas, contendo uma breve descrição de cada um dos programas apresentados.
Software Público Brasileiro - Lista de programas livres organizada pelo um organismo estatal do Brasil dedicado ao desenvolvimento, manutenção e implementação de programas livres, principalmente na administração pública do Brasil. Todos os programas da lista são livres e dispõem de uma enorme comunidade que partilha conhecimento relativamente ao desenvolvimento, melhoria, instalação e utilização dos referidos programas. Um sítio que devia ser conhecido de todos os organismos da Administração Pública Portuguesa e que podia servir de inspiração para enveredar por uma caminho idêntico. A criação de uma plataforma internacional dos países Ibero-Americanos criada a partir deste projeto poderia contribuir para um enorme desenvolvimento tecnológico e económico destes países. Seria uma forma de reduzir a dependências destes países de tecnologia em relação a terceiros.
Lista de apontadores de sítios da Internet relacionados com software livre, organizada pelo ex CRIE (DGIDC).
OSALT - Open Source Alternatives - Lista de programas livres alternativa aos programas proprietários [Inglês].
Lista do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (Brasil) - Lista de programas livres com breve explicação sobre cada um dos programas apresentados [PDF].
Lista do Movimento Opensource ESTG Leiria - a lista apresenta um conjunto de programas alternativos aos usados nesta instituição. Algumas das alternativas são programas livres, outras são apenas programas de utilização gratuita.
Tabela de Equivalentes de Software Windows para Linux - A maior parte dos programas desta lista são livres e alguns deles também funcionam em Windows, sendo que este SO não é livre. A lista está bastante desatualizada (2006) de qualquer modo tem algum interesse.
Lista de Linux Screw - Esta lista apresenta programas para Linux equivalentes a programas do Windows. Muitos dos programas apresentados são livres e alguns também funcionam em Windows, sendo que este SO não é livre.
Lista de The Linux Alternative Project - Esta lista apresenta programas para Linux equivalentes a programas do Windows. Muitos dos programas apresentados são livres e alguns também funcionam em Windows, sendo que este SO não é livre.
Lista Ohloh - Lista com alguns projetos / programas livres.
Plataformas de Software Livre: um estudo sobre alternativas de Gestão Arquivistica de Documentos, trata-se de um estudo feito por João Tiago Santos e Lídia Brandão da Universidade Federal da Bahia, Brasil [formato PDF].
Por que utilizar o Software livre na educação? (autor: Sinara Duarte)
Qual é a diferença entre o software Livre e
o software proprietário?
o software open source?
o software gratuito?
O software open souce é muito semelhante ao software livre, com a diferença de que no primeiro caso a ênfase está no acesso ao código fonte, que também carateriza o software livre, enquanto este enfatiza a filosofia de liberdade. Ver a definição de software opensource da Open Source Initiave (em Inglês).
Software proprietário é o software que tem um dono identificável que em geral é uma empresa que geralmente vende apenas o código máquina, não disponibilizando o código fonte. Ao não disponibilizar o código fonte o utilizador do software fica dependente do fornecedor do programa, já que verdadeiramente não tem forma de garantir que o programa não faz "coisas que não devia". Algumas empresas com forte implantação no mercado internacional de software são acusadas por algumas pessoas de terem usado os seus programas para espionagem comercial, usando programas de uso corrente para enviar informações (não autorizadas) através da Internet.
Software gratuito é todo o software que pode ser usado gratuitamente. Existe software proprietário que é pago e software proprietário que é gratuito. O software livre pode ser sempre obtido gratuitamente, pelo menos o código fonte, embora também possa ser vendido.
Em geral os negócios de software livre não contemplam a venda dos programas mas sim o pagamento de um serviço que integra a utilização de programas livres.
O que é o software comercial?
Software comercial é todo o software que é sujeito a transações comerciais, ou seja vende-se e compra-se. Todos os programas que podemos comprar numa loja que vende software integram o software comercial. Esta designação não diz muito (ou melhor, não diz nada) sobre a natureza dos programas, uma vez que tanto se pode vender o software proprietário como o software livre.
Versões de demonstração - existe ainda algum software que sendo comercializado (pago), tem versões de demonstração (com ou sem todas as funcionalidades normais disponíveis) que é disponibilizado gratuitamente, por vezes apenas durante um período de tempo limitado, por exemplo 30 dias.