pbworks -
Bloco de notas digital partilhado em linha
TitanPad - Não precisa de criar nenhuma conta nem de fazer nenhum registo, basta ir ao sítio da ferramenta e começar a escrever, depois é só partilhar a hiperligação para que os seus amigos também possam escrever nesse documento. Trata-se de uma ferramenta simples mas muito interessante para a sala de aula, uma vez que permite a participação dos alunos em tempo real. Fazendo o registo temos um controle maior sobre os documentos criados, pelo que vale a pena dar esse passo. Uma possibilidade de usar esta ferramenta é em trabalhos de grupo mas provavelmente a mais interessante é quando é projetado o titanpad permitindo a introdução de informação por várias pessoas em simultâneo.
Google Docs / Google Drive (Gmail)
Drive (o meu disco) - trata-se de uma disco virtual (drive) que guarda as nossas pastas e os respetivos documentos nelas contidos na nuvem. Esta ferramenta começou por se chamar coleções mas posteriormente evoluiu, adquiriu novas funcionalidades (ex. pastas com cores diferentes, maior espaço de armazenamento) e adquiriu um novo nome, Drive. Os documentos de texto, as apresentações, os desenhos, as folhas de cálculo, os formulários do Google e documentos criados com outras ferramentas que podemos associar ao Drive, ficam todos disponíveis na Internet, sendo o acesso feito através da nossa conta do Gmail (ou contas Apps). Podemos partilhar pastas e/ou documentos com vários utilizadores, atribuindo diferentes permissões (editar, comentar, ver) a cada um deles.
textos (Documentos do Google) - permite-nos criar documentos [processamento de texto, semelhante ao que fazemos com o Office] aos quais podemos aceder com os dados da nossa conta gmail. Se quisermos podemos partilhar estes documentos com pessoas ou grupos que nós escolhemos. Usando esta ferramenta podem trabalhar várias pessoas em simultâneo no mesmo documento através da Internet. Uma vez que o documento guarda o histórico de edições, podemos sempre saber quem editou o quê e quando foi feita a edição. Em caso de necessidade podemos sempre repor o documento para uma versão anterior.
Folhas de cálculo (Folhas de cálculo do Google) - ferramenta que nos permite criar folhas de cálculo em linha que tal como os restantes documentos criados no Drive podem ser partilhados e usados por vários utilizadores em simultâneo, de acordo com as permissões atribuídas a cada um pelo proprietário do ficheiro (em princípio será o que o criou, a menos que "dê" a propriedade a outro). Para além das fórmulas pré-definidas podemos ainda programas as nossas próprias fórmulas (se soubermos como fazê-lo).
Apresentações (Apresentações do Google) - semelhante ao anterior mas para apresentações. Esta ferramenta, para além de permitir a edição simultânea por vários utilizadores de uma apresentação permite ainda fazer apresentações através da Internet em tempo real com comentários do orador e de quem assiste.
Desenhos - Ferramenta de desenho vetorial que funciona numa lógica semelhante às anteriores.
Formulários - Permite criar formulários para serem preenchido através da Internet pelas pessoas a quem tenha sido dada autorização (explícita ou implícita). Os dados recolhidos pelos formulários são armazenados em folhas de cálculo, podendo ser tratados de forma automática se nas folhas de cálculo tivermos inserido previamente as fórmulas adequadas. Podemos criar sistemas de resposta automática a e-mails introduzidos nos formulários através de uma programação adequada nas folhas de cálculo.
Dropbox - Partilha de ficheiros online. Necessário registo. Gratuito até 2 GB, ou até 5GB com bónus.
Box - Partilha de ficheiros online. Necessário registo. Gratuito até 5 GBytes.
Copy - Ferramenta de armazenamento de ficheiros na núvem, concebida fundamentalmente para empresas, apesar de aceitar contas de utilizadores individuais.
Audioboom - (en) gravar e difundir som em linha. Necessário efetuar registo.
Podbean -
Buzzsprout - Este sítio permite alojar podcasts grátis até 2 horas, mais do que isso só uma versão paga.
TagCrowd - frequência das palavras de um texto
Wordle - Cria nuvens de palavras
Visual Thesaurus - um thesaurus visual. Apresenta não só o significado da palavra mas também uma representação visual que mostra as palavras relacionadas. [Disponível apenas em Inglês]
Cmap Cloud - cmap cloud é uma excelente ferramenta que permite a criação de mapas conceptuais em linha. Quem já conhece Cmap Tools, esta é a versão desta ferramenta na nuvem.
Mindmeister - mapas conceptuais partilhados em linha.
Bubbl us - aplicação que permite a criação de mapas conceptuais em linha. Tem uma versão gratuita que permite criar até 3 mapas conceptuais e várias versões de utilização paga que dão acesso a mais recursos. Para criar mapas conceptuais é necessário criar previamente uma conta (preenchendo um pequeno formulário de registo com a verificação do e-mail).
Gliffy online - aplicação que permite a criação de mapas conceptuais em linha.
Popplet - mais uma aplicação para criar mapas conceptuais em linha.
Text2mindmap - uma ferramenta simples mas eficaz para criar mapas conceptuais (apenas texto). Escreve-se o texto identado em lista para criar o mapa conceptual.
CmapTools - provavelmente o melhor programa de mapas conceptuais. Foi um dos primeiros (senão o primeiro) programa de mapas conceptuais a ser disponibilizado na Internet. Tem a vantagem de ser muito flexível (mais do que qualquer um dos anteriores). O mais comum é instalar o programa localmente embora os mapas conceptuais possam ser partilhados em linha deste que tenhamos acesso a um servidor para o alojamento. Outra possibilidade é usar a versão na nuvem, o Cmap Cloud.
Spider scribe - (en) - mapas conceptuais e brainstorming.
Citation Machine - Ajuda os estudantes e os investigadores a atribuírem corretamente os créditos aos autores. Normas MLA e APA,
Edição colaborativa de páginas web
Murais ou Quadros Brancos / Pretos
voicethread.com - destinado a estabelecer comunicações através da Internet apoiadas em diferentes tipos de média, tais como imagens, vídeos e apresentações. Para comunicar podes usar texto, um microfone, um telefone, uma câmara web, carregar um ficheiro áudio, ou combinar estes elementos. Pode ser muito interessante para fazeres um trabalho de grupo e para o apresentar à turma, permitindo a interação dos teus colegas, mesmo daqueles que ficaram em casa por estarem impossibilitados de se deslocarem à escola mas querem participar na tua apresentação.
Aplicações embebidas são aplicações da teia que são incorporadas noutras aplicações em linha. Assim, podemos inserir num blog, por exemplo, uma linha temporal com o timeglider, uma apresentação de fotografias do picasa, um desenho do Google Docs, ou um mapa concetual do mindmeister.
A propósito de uma ação de formação para professores (webfolios) sobre a criação de portefólios digitais, usando as ferramentas da Teia 2.0, criei dois blogs:
estes blogues (principalmente o blog de atividades práticas) contêm explicações com vídeos que explicam como usar algumas das ferramentas da Teia 2.0.
Coleção de Aplicações Organizada ao estilo da tabela periódica