PROJETOS


FINALIZAÇÃO DO PROJETO:

"SEGURANÇA JÁ"

NAS UNIDADES DE REGISTRO E PIRAJÚ

No dia 07 e 15/6 a DHU/RHPS finalizou as visitas as duas ultimas unidades a serem visitadas com o Projeto: “Segurança Já”, que foram: Registro e Pirajú.

O projeto que previu a realização de palestra voltada aos servidores das unidades, enfatizava os programas na área de medicina e segurança do trabalho realizado pelo DAEE e a sua importância na vida dos servidores, pois visam sua segurança e saúde. No total 05 foram as unidades visitas pelos técnicos dos Recursos Humanos do DAEE, no primeiro semestre de 2018.

Participaram das duas ações aproximadamente 70 servidores, juntamente com os Rh’s das Unidades e também com a presença do Diretor, que após explanação por parte dos técnicos da DHU/RHPS podiam esclarecer suas duvidas quanto ao tema.

Agradecimentos da DHU e Serviço Técnico Social pela participação e apoio recebido das Diretorias visitadas, pois isto reforça o trabalho e reflete na importância que o tema tem diante de um novo contexto e realidade que se apresenta hoje na sociedade que com a legislação da CLT e portarias do Ministério do Trabalho, zelam pela segurança no trabalho nas empresas sejam elas públicas ou privadas. Com o entendimento de todos os envolvidos neste processo: DAEE, Rh'S, Servidores, o trabalho e programas tem eficácia.

Fotos originais aqui



PROJETO “SEGURANÇA JÁ”,

EM PIRACICABA E

NO PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ

PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ


BMT/PIRACICABA


Em continuidade ao Projeto "Segurança Já", a DHU/RHPS estiveram respectivamente nos dias 17 e 24/5 nas unidades da BMT/Piracicaba e no Parque Ecológico do Tietê em Guarulhos.

O projeto tem por objetivo expor aos servidores através de palestra sobre a importância da área de segurança do trabalho do DAEE, seus programas, responsabilidades, legislação trabalhista, de forma que todos possam fazer sua parte e a preocupação com a saúde, segurança, prevenção aos riscos no trabalho sejam minimizados.

Participaram da visita 03 técnicos do RHPS, Maria Silvia Barrozo, Tania Regina Moura dos Santos Alves e Adriano Paulo Pereira, para exposição sobre os trabalhos da área e também o Diretor da DHU: Edson Baptista da Silva que além de apoiar estas atividades, considera que visitando as unidades descentralizadas, a DHU pode ouvir as demandas dos servidores em seus locais de trabalho e realidades, tornando mais eficaz o trabalho da área de Recursos Humanos.

Nas duas unidades houve apoio dos Diretores das Unidades, que prontamente atenderam os técnicos da DHU, e se fizeram presentes durante a palestra, ouvindo os técnicos da DHU e também ouvindo as duvidas e demandas dos servidores das suas unidades.

Em Piracicaba tivemos a presença de 35 servidores e no Parque Ecológico do Tietê 55.

As próximas unidades a serem visitadas em Junho serão: BRB/Registro e BPP/Piraju.

Fotos originais aqui


PROJETO “SEGURANÇA JÁ”,

PROMOVIDO PELA DHU/RHPS VISITA A

BPB – TAUBATÉ

Foi realizada em 10/5 Palestra promovida pela DHU/RHPS, aos servidores da BPB – Taubaté.

A visita e palestra realizada é parte de um projeto denominado: “Segurança Já”, que tem por objetivo a visita a cinco unidades (piloto) do DAEE, para exposição sobre a importância da área de segurança do trabalho do DAEE, seus programas, responsabilidades, legislação trabalhista, de forma que todos possam fazer sua parte e, a preocupação com a saúde, segurança, prevenção aos riscos no trabalho sejam minimizados.

Até julho serão visitas às unidades da BPB, BMT, PET, BRB e BPP/Pirajú.

Participaram da visita 03 técnicos do RHPS para exposição sobre os trabalhos da área e também o Diretor da DHU que além de apoiar estas atividades, considera que visitando as unidades descentralizadas, a DHU pode expor seu trabalho, além de ouvir as demandas dos servidores em seus locais de trabalho e realidades, tornando mais eficaz o trabalho da área de Recursos Humanos.

Aproveitou-se também para entrega dos Kits de primeiros socorros a serem entregue as unidades da BPB: Taubaté, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Pindamonhangaba. Os kits são previstos na legislação Trabalhista, na NR 07 em seu item 7.5.1 que preconiza que todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida. Estes foram adquiridos pela ADAEE (Associação dos Servidores do DAEE) em parceria com a DHU em atendimento a legislação e visando o bem estar e saúde do quadro de servidores do DAEE.

Em Taubaté o trabalho foi muito proveitoso, e contou com a participação de 43 servidores na palestra, além da hospitalidade e cortesia da equipe que receberam os servidores da DHU, que se sentiu muito a vontade e agradecidos pelo atendimento recebido.

Fotos originais aqui


LOCALIDADES VISITADAS

EM MAIO DE 2012

PROJETO SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO DOS SERVIDORES DO DAEE - JÁ

Os técnicos da DHU/ RHPS – Serviço Técnico Social realizaram visitas às unidades do DAEE na segunda quinzena de maio.

As unidades visitadas foram: Barragem da Penha, DEO-Unidade de Gerenciamento de Obras, Parque Ecológico do Tietê, BAT/Barragens, Registro, Itanhaém, DEO/Estaleiro e Taubaté – totalizando 08 unidades visitas, cujo intuito: "conscientizar os servidores sobre a importância do uso dos EPIS - Equipamento de Proteção Individual além de reforçar o entendimento sobre os programas voltados a saúde e segurança no trabalho, desenvolvidos pelo DAEE".

Os programas denominados: PCMSO – Programa de Controle de Medicina e Saúde Ocupacional, o PPRA – Programa de Riscos Ambientais, e os Laudos Ergonômicos que são realizados após fiscalização feita por técnicos das empresas contratadas para este fim, foram apresentados e discutidos com servidores, chefias imediatas e Diretores das Unidades, a fim de que tenham o efeito legal a que se propõe: trabalhar a saúde e segurança dos servidores do DAEE, além de melhorar sua qualidade de vida no trabalho.

São programas exigidos pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social que só atingirão seus objetivos, somente com a colaboração de todos.

Foi apresentada também a importância dos dados dos programas acima para elaboração dos PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, documento de histórico laboral que será utilizado para fins de aposentadoria.

O objetivo é que todas as unidades do DAEE sejam percorridas até o final de 2012. Nestas 08 unidades participaram da ação 185 servidores.

Fotos aqui



O DAEE PARTICIPA Do

"AGITA SÃO PAULO"

COM O "PROJETO QUALIDADE DE VIDa

E SAÚDE NO PARQUE"


Para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física, comemorado em 6 de abril, o governador Geraldo Alckmin participou da mega caminhada promovida pela Secretaria da Saúde onde reuniu cerca de 18 mil pessoas na avenida Paulista, na capital. O evento é parte do Agita Mundo, movimento que acontece simultaneamente em outros 40 países.


O governador destacou a importância do exercício físico para a melhor qualidade de vida:

"Um estudo da OMS indicou que o melhor remédio para combater estress, ansiedade e depressão é a atividade física, que libera neuro-hormônios. É muito importante termos cultura de atividade física";

“A melhor coisa pra saúde, pra circulação do sangue, é mexer o corpo. Eu diria que nós adquirimos a maioria das doenças por maus hábitos. Então bons hábitos, hábitos saudáveis, são a melhor coisa para a saúde”;

Ressaltou ainda:

"Caminhar faz muito bem à saúde”.

Já, o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri declarou:

“Esta iniciativa é fundamental para alertar a população paulista sobre a necessidade de usar a atividade física como importante arma para prevenir doenças decorrentes do sedentarismo, como diabetes, hipertensão, obesidade e problemas cardíacos".

O Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), objetiva eventos a incentivar a população a acumular 30 minutos de atividades físicas por dia, cinco dias por semana e comenta que o comportamento sedentário é responsável pela morte de cerca de 3,2 milhões pessoas por ano em todo o mundo. Em diversas cidades do Estado acontecem eventos para sensibilizar a população para a importância da adoção de um estilo de vida mais ativo.

Dentro deste espirito o DAEE, através da sua área de Recursos Humanos - Serviço Técnico Social, também aderiu ao Projeto Agita São Paulo e Celafiscs, quando promoveu no sábado dia 9/4, das 8h30 às 16h, a "Campanha de Qualidade de Vida e Saúde no Parque".

O DAEE através de parceria com a COOPERHIDRO, Sescoop/SP, Uniodonto, Unimed Paulistana, empresas e órgãos preocupados com a temática, organizou ampla programação para atendimento aos usuários do Parque Ecológico do Tiete - Núcleo Engenheiro Goulart e também aos seus servidores e familiares.

"Um dia inteiro de atividades voltadas ao bem-estar do cidadão”. Esta foi à proposta do evento "Qualidade de Vida e Saúde no Parque".

Sob a responsabilidade da Unimed, cooperativa do ramo Saúde, profissionais ofereceram medição de porcentagem de gordura corporal aos participantes. A Uniodonto realizou exames de prevenção e orientação em saúde bucal. A cooperativa distribuiu folhetos e kits higiene para as pessoas que forem examinadas.

A Academia Conceito, situada na região, ofereceu aulas rápidas de aeróbica em camas elástica e alongamento aos usuários do Parque.

O Sescoop/SP, colocou em prática o projeto "Brincar e Reciclar é Cooperar", que é realizado todos os anos em vários municípios do estado de São Paulo. Tivemos ainda a apresentação teatral "Compartilhágua – Cia Trem Bão de Teatro e Música" por artistas da Cooperativa Paulista de Teatro e oficinas ligadas ao tema da preservação ambiental, levando diversão e conscientização ao público infantil. Outra atividade promovida pelo Sescoop/SP foram as oficinas para construção de terrário.

Além disso, os participantes puderam contar com serviços de corte de cabelo num total de 120 pessoas, oferecidos pela Escola Teruya; atendimento oftalmológico pela Fábrica Leal à 200 pessoas, e orientação para prevenção da hipertensão, pela Associação de Assistência aos Hipertensos e ainda uma ONG que prestou orientações sobre DST/AIDS.

Coube a USP/LESTE desenvolver atividades recreativas como caminhada monitorada, oficinas de jogos, de brinquedos e brincadeiras populares, aulas abertas de dança, alongamento e ginástica, festival de Street Ball, de rebatidas de duplas, de vôlei em duplas, entre outras".

Foram atendidas cerca de 5000 pessoas neste evento.



PROJETO KAIRÓS

1º PRÊMIO PREVENIR DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO À SAÚDE

DAEE entre os finalistas para o

Prêmio Prevenir de Promoção e Proteção a Saúde


O objetivo é reconhecer práticas e projetos inovadores que melhorem a qualidade de vida dos funcionários públicos e possam ser replicados em outras unidades da administração estadual

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Gestão Pública, irá premiar iniciativas de servidores estaduais de todos os órgãos do governo paulista na área de promoção da saúde.

O objetivo do “1º Prêmio Prevenir de Promoção e Proteção à Saúde” é reconhecer práticas e projetos inovadores que melhorem a qualidade de vida dos servidores públicos estaduais.

O prêmio foi criado pelo Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Iamspe (Programa Prevenir). Para concorrer, o projeto deve estar em prática há pelo menos dois meses da data limite da inscrição, apresentar resultados mensuráveis e permitir sua replicação em outras unidades da administração estadual.

Uma comissão julgadora escolheu os 10 melhores projetos que serão apresentados em banners durante o VI Seminário Temático Estadual de Promoção e Proteção à Saúde do Servidor, no dia 25 de setembro de 2013.

No mesmo seminário serão premiados os três primeiros colocados entre os 10 projetos selecionados.

"A prevenção e promoção da saúde é fundamental para evitar o desenvolvimento de doenças. Por isso esta premiação foi criada, para estimular os servidores de todo o Estado a manter hábitos saudáveis, reconhecendo iniciativas nesse sentido implantadas nos diferentes órgãos da administração estadual", afirma Latif Abrão Junior, superintendente do Iamspe.


Critérios de Avaliação do 1º Prêmio Prevenir

Inovação e Relevância-Nova aplicação/contribuição ao conhecimento existente

Replicabilidade - Capacidade de converter o conhecimento gerado em conhecimento acessível para multiplicá-lo em outras pastas.

Originalidade -Prática ou atividade nunca antes desenvolvida no âmbito da administração estadual.

Impacto sobre a população -Gerar consequências efetivas para o público beneficiário (o servidor público)

Metodologia -Método utilizado para desenvolvimento e execução do projeto


Programa Prevenir

Iniciado em 1998, o Programa Prevenir é pioneiro no desenvolvimento de ações personalizadas de prevenção e promoção de saúde para servidores públicos estaduais no ambiente de trabalho.

O programa conta com 17 coordenadores nos Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas) e com mais de 250 coordenadores e interlocutores nas sedes e nas regionais das Secretarias de Estado. O Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa também participam do Prevenir.

Em 2008, o programa ganhou status de Departamento, sendo então criado o Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Iamspe, com ampliação de sua atuação para todos os usuários do Instituto.


iamspe

O Iamspe tem hoje uma das maiores redes de saúde para funcionários públicos do país e atende 10% da população idosa do Estado de São Paulo.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas (Centros de Assistência Médico-Ambulatorial), e disponibiliza assistência em 100 hospitais e 100 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Segue abaixo divulgado, por secretaria, os 10 projetos mais bem pontuados pela Banca Avaliadora e que deverão concorrer ao premio no dia 25/9


Secretaria da Administração Penitenciária

- A Importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidente na Promoção da Saúde dos Servidores da SAP

- Programa - Quero Parar de Fumar

- Projeto Aplicação de Acupuntura aos Servidores

- Projeto Bem Estar


Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

- Programa Viver com Saúde


Secretaria da Fazenda

- Futuração: Programa Pré-Aposentadoria

- Programa Agita Sefaz


Departamento de Águas e Energia Elétrica

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

- Programa Prevenir Odontológico I - Prevenção do Câncer Bucal

- Programa Prevenir Odontológico II - A importância e a influência da saúde bucal na saúde geral