5S's

5'S NO DAEE: Capital, PET, CTH, BAT, PVT e Barragens

5’S nas Unidade da Capital do DAEE arrecadou 5 toneladas de papel doados a Cooperativa de Reciclagem. No inicio de setembro deu-se por encerrada a ultima etapa do 5’S realizada nas unidades da capital do DAEE.

Coordenado pela DHU, sob a responsabilidade de Ivone T. Brambilla (RHAP) e Larissa Gonçalves Reis (RHSD), monitoraram o processo nas áreas, percorreram os ambientes e orientaram os multiplicadores e os resultados foram satisfatórios. Aproveitamos para destacar a participação dos funcionários Celso José Cezário, Geralda Cavalcanti de O Santos, Vinicius B Ribeiro, José Laercio de Medonça Zani, Rosario Pereira Lopes e Antonio Leonardo da Silva, que colaboraram na retirada do material logo nas primeiras horas dos dias de descarte.

Só nos edifícios Cidade I e II, foram retirados 900 kilos de papel, que foram destinados a Cooper Viva Bem – Cooperativa de Produção dos Trabalhadores em Material Reciclável de São Paulo, localizada na Barra Funda e que com o resultado da coleta sustenta inúmeras famílias e pessoas que vivem de reciclagem.

As unidades que também realizaram 5S em seus locais de trabalho foram: PET, CTH, BAT, PVT, Barragens.

Por iniciativa própria as unidades de Araraquara (DPO) e Ribeirão Preto (BPG) também fizeram o seu 5´S.

Portanto no total foram doados a cooperativa de reciclagem, 5 toneladas de papel.

Este processo iniciou-se em maio com a capacitação de multiplicadores das unidades onde haveria o 5’S, para que além de instruídos sobre o assunto, pudessem compartilhar estas informações com gestores e servidores de suas unidades. Após isto foram criados inúmeros cartazes que colocados quinzenalmente tinham por objetivo sensibilizar os servidores para o assunto e buscar sua adesão. A comunicação via notes com os gestores também se fez necessária.

Havia a preocupação e cuidados necessários para com o processo e a triagem dos documentos antes que fossem descartados. Em casos de dúvidas estas deveriam ser enviadas a CADA – Área Responsável pela Gestão dos Documentos da Autarquia, que atuou em conjunto com a DHU neste processo.

O 5’S é uma ferramenta da gestão da qualidade que auxilia na organização dos ambientes de trabalho. É utilizada por toda organização que quer manter padrões de qualidade e excelência em seus serviços.

De forma simplificada pode ser entendida como:

1. Senso de Descarte (manter no local de trabalho, somente aquilo que é necessário).

2. Senso de Arrumação (ordenar aquilo que permaneceu e é utilizado diariamente)

3. Senso de Limpeza (deixar o local de trabalho limpo e organizado)

4. Senso de Saúde (preocupação com a higiene, tornando o ambiente de trabalho mais saudável e adequado às tarefas desenvolvidas)

5. Senso de Disciplina (melhorar constantemente)

Em anos anteriores foi realizado 5´S nas unidades do interior num total de 30 toneladas de material reciclado, e em 2012, realizado na área de Recursos Humanos, o que também foi muito bem e com resultados positivos.

Ações desta natureza, apesar de úteis as empresas só são significativas e com resultados positivos, com a adesão dos servidores e gestores, que devem entender a importância disto em seus ambientes de trabalho.

Veja as fotos aqui

EM 2015

5´S nos edifícios Cidade I e II em Agosto – Aguardem!

A área de Recursos Humanos - DHU do DAEE iniciou no fim do primeiro semestre o programa 5`S nas unidades da Capital, já que nas unidades do interior de 2013 e 2014 fez um extenso trabalho com bons resultados.

O 5´S é uma ferramenta da gestão da qualidade que tem por meta a organização dos locais de trabalho, de forma a otimizar os serviços.

Já foram feitas coletas nas unidades do Centro Tecnológico de Hidráulica – CTH e Parque Ecológico do Tietê – PET do qual foram retirados dos locais de trabalho mais de 4 toneladas de papel, que serão reaproveitados pela Cooper Viva, uma cooperativa de produção de trabalhadores de materiais recicláveis, que com os frutos desse tipo de coleta auxiliam e sustentam suas famílias.

Foi realizada uma capacitação aos servidores de cada diretoria do DAEE para que pudessem auxiliar nesse processo, além do que serem responsáveis por agilizar o 5´S nas suas respectivas unidades, nas datas programadas.

Em agosto será a vez dos Edifícios Cidade I e II, portanto estão sendo afixados cartazes de sensibilização para a adesão dos servidores em geral.

A participação dos servidores é fundamental para o sucesso dessa empreitada, bem como o Apoio e Incentivo por parte dos gestores e diretores das unidades onde será realizado.

Iniciado em 2011, o programa 5”S” do DAEE totalizou um descarte de 34 toneladas de materiais inservíveis.

A DHU, com apoio da Superintendência, retomou essa atividade dando continuidade ao programa, objetivando a redução de custos, à melhoria da

qualidade, o bem estar das pessoas, à prevenção de acidentes e às questões ligadas à limpeza e higiene.

Priorizando unidades que não participaram da implantação em 2011 e promovendo a manutenção daquelas que já se envolveram no programa; nos dias 26 e 27/05, realizou-se em São Paulo ação de capacitação via parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP-SP. Esta ação proporcionou aos 50 representantes/coordenadores do programa das unidades da BAT, BMT, BPB, BPG, BPP, CTH, CADA, DEP/DEA, DGO, DGP, DHU, DLC, DOF, DPO, DRH, DSD, PJU, SAR, SAT, SAU, SCG, SUP, UGIC, UGP, conhecimentos e habilidades para possibilitar um ambiente de trabalho adequado, agradável e seguro, gerando consequentemente uma maior produtividade.

Destacamos que nesta fase haverá também a parceria com os programas da "CADA".

Esse treinamento ministrado por Fabrício Nagão da consultoria B&N Treinamento Empresarial LTDA – ME foi de total aproveitamento dos funcionários que avaliaram muito bem a ação. Na ocasião do curso os participantes também receberam as primeiras orientações quanto à ação e também o kit limpeza (composto por sacos plásticos de 100L, luvas, máscara de limpeza) e material informativo (cronograma de ações e cartilha 5”S”).

Veja mais fotos aqui




No dia 26/06/2014 nas dependências da Barragem do Rio Jundiaí, a Comissão de Material Excedente e Inservível – CMEI representada pelo seu presidente e um dos membros, junto com a colaboração de dois funcionários da própria Barragem, deram início ao processo de desfazimento das declarações de bens dos funcionários do DAEE referente ao exercício 2009 ano base 2008. Visto já se manterem guardadas pelo prazo legal de 05 anos, tornou-se desnecessária a sua manutenção em reserva, razão que justificou a Diretoria de Recursos Humanos promover a inutilização por queima, processo este, devidamente autorizado pelo Senhor Superintendente do DAEE.

As ilustrações fotográficas exibem os principais momentos de combustão dos documentos até sua redução as cinzas, dando por encerrado o processo.

5S´s RETOMA SUAS ATIVIDADES NA CAPITAL

Foi no DRH - Diretoria de Recursos Hídricos localizada na Cidade Universitária que a equipe do 5s´s nos dias 18 e 19 de outubro, retomou na capital esta Ação.

Os servidores, como tem sido habitual, participaram da Ação e o material descartado de aproximadamente 450kg foi doado para a Poli USP Recicla, projeto de reciclagem da própria universidade, que tem um trabalho amplamente divulgado e reconhecido.

Foi enfatizado a importância da organização nos ambientes, dos armários por exemplo, que quando bem organizados; libera espaço para novos arquivos, além de facilitar o acesso aos documentos, livros, apostilas, em grande quantidade na DRH em função das suas atividades.

Como sempre, o início de uma organização é trabalhosa, mas que depois de tudo nos seus respectivos lugares, proporciona aos funcionários satisfação, além de um ambiente agradável.

Vamos enfatizar o conceito da equipe do 5S´s " é preciso enxergar o local com o olhar de quem vem de fora".

Álbum aqui


Na BMT TODOS COLABORARAM COM O 5S´s

A BMT – Bacia do Médio Tietê com sede em Piracicaba e escritórios de apoio em Campinas, Rio Claro, Sorocaba e uma Unidade de Obras em Capivari realizou o 5S´s na semana de 29/8 a 02/09 e nos dias 14 e 15/09.

A sede em Piracicaba foi a primeira a receber a equipe do 5S´s.

Os servidores locais aderiram a Ação colaborando com a limpeza e organização de suas mesas e arquivos, até mesmo o diretor Luiz Roberto Moretti não ficou de fora.

Entre o material separado foi encontrado alguns equipamentos técnicos como: teodolito, réguas de mira, tripés, estojo com réguas curvas, pantógrafo de precisão, balizas entre outros, que para a Bacia não havia mais utilidade ou já estavam ultrapassados, mas interessante como material de estudo em universidades. Desta forma, seguindo os procedimentos estabelecidos pela SAU, houve a iniciativa por parte do diretor em colocar esses equipamentos a disposição da Escola de Engenharia de Piracicaba - EEP para que possam escolher o que lhes achar útil.

A receptividade dos servidores dos demais escritórios foi muito boa tornando a Ação um sucesso. É importante ressaltar que encontramos em algumas unidades exemplos de um bom senso de organização como a mapoteca em Rio Claro, a pasta arquivo de filmes fotografados em Sorocaba.

O ponto crítico desta Bacia foi a unidade de serviços e obras de Capivari que necessitou de uma organização maior, uma vez que todo material inservível dessa Bacia é levado para lá. Além da equipe do 5S´s, em Capivari houve também a participação do Sr. Amadeu, da SAU que orientou sobre o descarte desses inservíveis de forma objetiva e direta, como também auxiliou na escolha da entidade que receberá os materiais.

O total de reciclável recolhido nessa Bacia chegou a mais de 3 toneladas doado às cooperativas de reciclagem de cada município.

Álbum aqui




BPG - PRIMEIRA BACIA A REALIZAR O 5S's

A BPG - Diretoria da Bacia do Pardo Grande, localizada na cidade de Ribeirão Preto a 314 km de São Paulo foi a primeira Bacia a receber no dia 13/08 a Ação do 5S's no interior, quando teve inicio no ano passado essa atividade e que nos desculpamos por não publicar matéria naquela época.

Os servidores lotados nessa unidade estavam todos preparados para as atividades, foram distribuídas camisetas para a equipe que tomou frente a Ação do 5S´s. As salas foram vistoriadas e houve a colaboração de todos no descarte dos materiais. As áreas de descarte estavam demarcadas devidamente separando os reciclados dos inservíveis.

Além do 5s´s, esta unidade vem desenvolvendo um bom trabalho sobre sustentabilidade junto aos seus servidores, conscientizando a todos a importância da reciclagem, da organização e da limpeza para preservação do meio ambiente.

A unidade de Serviços e Obras de Mogi Guaçu e o Escritório de Apoio de Franca também realizaram o 5S´s.

Nessa Bacia foi recolhido quase 1 tonelada de papéis, doados à cooperativa de reciclagem do município de Ribeirão Preto.

Álbum aqui


BPB - BACIA DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

FORAM 14 TONELADAS

Hoje, com 74 servidores atende a 41 municípios, e possui Escritórios de Apoio Técnico em Caraguatatuba, Campos do Jordão e Guaratinguetá; além do Centro de Pesquisas Hidro agrícolas em Pindamonhangaba.

A sede em Taubaté tem uma boa estrutura física distribuída em seus dois pavimentos, além de uma área externa ampla.

A realização do Dia D movimentou toda a sede com a colaboração de todos os servidores e apoio do Diretor, tivemos ótimos resultados.

Durante a passagem da equipe do 5S´s pelas salas, as orientações eram feitas e todo material descartado era colocado no corredor para que fosse recolhido.

A Ação continuou na semana seguinte por conta dos próprios servidores descartando o material que estava no almoxarifado, arquivo morto e depósitos. Foram encontradas por exemplo, folhas de frequências desde 1956, entre outros documentos que não haviam necessidade de arquivar por tanto tempo. Com a limpeza executada foram recolhidas mais de 14 toneladas de papéis doados a APAE do município.

O material inservível localizado nos depósitos, seguirá os procedimentos normais solicitados pela SAU.

Em Pindamonhangaba a equipe do 5s´s retornou dia 24/08/11 para realizar o descarte, o ponto crítico foi o local onde anos atrás funcionou um consultório dentário que necessitava de uma limpeza geral.

Os servidores perceberam a importância da Ação sentindo o ambiente mais organizado, limpo que facilitará o acesso aos documentos.

Álbum aqui



5S´s CHEGA ATÉ A BAT

Unidade com 38 servidores e atuando na baixada há mais de 40 anos, é uma das unidades mais antigas dessa Bacia. Na cidade litorânea, a equipe do 5S´s observou como a alta umidade dessa região afeta na conservação do prédio e documentos, apesar do esforço dos servidores não só na manutenção de equipamentos e materiais, como também em tudo que é necessário para o dia-a-dia.

Toda a área foi visitada pela equipe que orientou a todos a melhor forma de organizar os ambientes, eliminar tudo que não tem mais finalidade mantendo o ambiente feio e principalmente poluido.

Os servidores colaboraram muito com a limpeza e o descarte do material reciclável recolhido na Ação, totalizou 1.162 kg que foi incinerado no próprio local, observando-se os princípios de preservação da natureza.

Para finalizar a ação na BAT, está programado ainda no mês de Setembro as unidades de Mogi das Cruzes, Taiaçupeba, Ponte Nova, Penha, e por último a sede na capital.

Mais uma vez uma ação com resultados positivos não só no descarte de tudo aquilo que hoje não tem mais significado mante-lo, como também a mudança de comportamento, ou seja, abrir espaços externo e internamente.

Vejam as fotos de como era e como ficou:

Assim tem sido em todos os locais por onde o 5S´s já passou.

Não se trata apenas de organizar e sim eliminar tudo que não tem mais finalidade que já teve o seu tempo e função.

Álbum aqui


BRB – BACIA DO RIBEIRA E LITORAL SUL

RECEBEU O 5S´S

Na semana de 28/06 a 01/07 a equipe do 5S´s visitou a Bacia do Ribeira e Litoral Sul - BRB, localizada em Registro – SP, onde a sede também é uma das mais antigas do DAEE com 54 servidores, distribuídos em endereços distintos e que fica próxima as margens do Rio Ribeira de Iguape e a Unidade de Obras e Recursos Hídricos a 3km dali. Conta também com os escritórios de Cananéia, Iguape e Pariquera-Açu (ADAEE) totalizando 64 servidores nessa Bacia.

A cooperação dos servidores foi unanime na Ação do 5S´s, inclusive do Diretor Engº Ney Akemaru Ikeda que atuou de forma ativa e estimuladora.

ANTES DEPOIS

ANTES DEPOIS

Com essa ação, conseguiram um descarte de 3.400 kg de material reciclável onde boa parte deste material já havia sido separado antes mesmo da equipe chegar, numa iniciativa dos próprios servidores, que assumiram o compromisso e se dedicaram completamente entre si e com a equipe do 5S´s.

Em alguns ambientes a disposição dos móveis estava de forma inadequada, dificultando a circulação e foram organizados, visando um fluxo melhor tanto de documentos, como dos servidores.

Nessa Bacia também foi observado uma grande quantidade de móveis inutilizáveis que ocupa um espaço do depósito, espaço este que poderá ser aproveitado para outros fins depois de realizado e concluído os procedimentos da SAU, que viabiliza o descarte daquilo que sem finalidade no DAEE pode ser liberado, pratica essa já aplicada em outras bacias com ótimos resultados.


O 5S's TAMBÉM ESTEVE PRESENTE NA BTG

A Bacia do Turvo Grande – BTG que hoje tem 32 servidores e está localizada a 440Km de São Paulo, também aderiu ao Programa do 5S´s realizado nos dias 7, 8 e 9 de junho e da mesma forma com a participação e comprometimento de todos os servidores.

Trata-se de uma das unidades mais antigas do DAEE onde a Ação do 5S´s era mais do que necessária, resultando um descarte de 2.100kg de material reciclável, além de móveis velhos sem uso e sem necessidade.

A equipe do 5S´s pode observar no corredor as salas com os materiais sendo separados, houve até aqueles mais adiantados que deixaram suas mesas e armários organizados.

A sede com sua área ampla , teve algumas salas organizadas e o destaque foi para a recepção onde teve modificação inclusive em seu layout.

Houve também o cuidado em enviar para o arquivo central, autos e provisória de autos que não tinham mais finalidade na unidade.

Os móveis inúteis já fazem parte de autos próprios que estão sendo endereçados para a SAU e terão seu descarte obedecendo roteiros e procedimentos estabelecidos.

O material reciclável descartado foi encaminhado à cooperativa de reciclagem local.

Segundo a responsável pelo 5S´s na BTG, os servidores apoiaram a Ação, elogiaram que a sede ficou mais organizada e limpa, sugeriram que o programa tenha continuidade e reconheceram a importância do trabalho realizado.

BBT – BACIA DO BAIXO TIETÊ TAMBÉM FEZ O 5S’s

Na semana de 23 a 27/05/2011 foi realizada a Ação do 5S’s em mais uma unidade, desta vez na Bacia do Baixo Tietê – BBT, onde foram recolhidas quase 2 toneladas de materiais recicláveis que serão doados às cooperativas locais, além de móveis e equipamentos sem uso que serão doados ao Fundo Social de cada município daquela bacia.

A equipe de apoio de cada unidade com a colaboração e determinação de todos os servidores, do diretor de RH – Renato de Barros Fernandes e o incentivo do eng.º Lupércio Ziroldo Antonio – diretor da Bacia, foram unânimes em destacar que o 5S's veio contribuir na organização; racionalização e arquivamento do uso de documentação; melhoria no ambiente de trabalho; higiene; eliminação de material inservível; aumento da área livre (espaço) e redução do tempo gasto em cada tarefa com mais qualidade.

Na sequencia, programamos para o descarte as seguintes Bacias:

- 07 a 09/06/2011 – Bacia do Turvo Grande – BTG;

- 28 a 30/06/2011 – Bacia do Ribeira e Litoral Sul – BRB.

COM SUCESSO, REALIZADO 5S's NA BPP

Na semana de 09 a 12/05/2011, a ação do 5S's na Diretoria da Bacia do Peixe de Paranapanema - BPP, com o apoio e comprometimento dos funcionários, atendeu nossas expectativas.

Foram retiradas mais de 3 toneladas de material reciclável, doados às cooperativas locais.

Esta ação influenciará no desempenho, na qualidade dos serviços, gerando um novo ambiente na Autarquia com organização, limpeza e ordem.

O trabalho realizado serviu de estímulo e incentivo às demais unidades do DAEE e, assim, cumpriremos o nosso cronograma para 2011.

5S's - Edifício Cidade II - 1º andar

Piloto 5S's - Edifício Cidade II - 1º andar

Em 30 de junho de 2010 foi realizado no DAEE o 5S's no edifício Cidade II - 1º andar, com supervisão da Fundação Vanzolini.

Contamos com o apoio de todas as unidades do interior e da capital para acompanhar e participar do processo. No total, foram descartadas cerca de 3 toneladas de material inservível, que foram doadas à uma cooperativa de catadores de material reciclável. Além disso, ainda foram separados e devolvidos ao almoxarifado materiais utilizáveis em bom estado de uso, como equipamentos e materiais de escritório.

O empenho de todos no processo foi fundamental para que o objetivo fosse alcançado.

Veja mais fotos no álbum.



TREINAMENTO DE GESTÃO DE QUALIDADE E 5S'S

No último dia 15 de junho a Diretoria de Desenvolvimento Organizacional realizou no auditório do edifício Cidade I, em São Paulo, mais uma etapa do treinamento para os participantes do projeto piloto de aplicação do 5S's, com o objetivo de orientar as próximas etapas do processo e disseminar os conceitos a serem aplicados no dia D - 30 de junho.

O empenho da Autarquia em aprimorar a sua forma de atuação, buscando a qualidade em todos os serviços que realiza foi ressaltado na abertura do evento pelo senhor Superintendente Amauri Pastorello e pela Diretora de Desenvolvimento Organizacional Izildinha Esquirra.

Esta é a primeira etapa do processo que deverá, em curto espaço de tempo, contemplar todas as áreas e locais da Autarquia.

Para acessar a cartilha de Gestão de Qualidade e 5S's, clique aqui