MEIO AMBIENTE

peça teatral sobre meio ambiente no parque ecológico do tietê

Foi apresentada no dia 6/11 no Parque Ecológico do Tietê, a peça teatral: “O que eu tenho a ver com isto”, da Cia. Segurança e Arte.

A temática abordou a questão do meio ambiente e ainda o conflito de gerações: “Avô Gildo é um homem teimoso preso aos seus velhos hábitos; mas com a ajuda de sua neta Mabel ele vai descobrir uma nova forma de enxergar o meio ambiente”.

A peça foi muito bem recebida pelos servidores do PET, que se divertiram e interagiram com os atores. A ação teve o proposito de integrar a equipe do PET, e trazer informações sobre o meio ambiente.

Peça teatral sobre Meio Ambiente no PET (2015)

O Diretor aproveitou o evento para fazer um levantamento das ações realizadas no PET nos últimos anos além de prestigiar as suas equipes.

O evento foi coordenado por Vitor Manieiro e sua equipe do Museu do Tietê, que aproveitou também para falar da importância do Rio Tietê e como o mesmo vem sendo devastado ao longo dos tempos.

Participaram da ação 75 servidores e convidados do PET.

Esta peça foi obtida graças à parceria DAEE/COOPERHIDRO/SESCOOP.


Veja algumas fotos aqui


COMEMORAÇÃO DO DIA DO RIO TIETE NO MUSEU DO TIETE/PET – 22/09/17

Foi realizado no Museu do Tiete no Parque Ecológico do Tietê, em 22/09 das 9:00 as 12:00 horas, a comemoração em homenagem ao Dia do Rio Tietê.

O evento foi organizado pelos servidores do Museu do Rio Tietê, e contou com várias atividades entre elas: Apresentação da Peça teatral “No Curso do Rio” com a Cia dos Bonecos, dança com grupo de terceira idade, apresentação de percussão corporal e de dança do consorcio socioambiental da CPTM e ainda uma explanação pelo Diretor da Unidade sobre as atividades desenvolvidas em 2017.

Com a presença da Sra. Chefe de Gabinete do DAEE, participaram da ação aproximadamente 130 pessoas, entre servidores, convidados e frequentadores das atividades do PET. Foi oferecido um café da manhã e um bolo de aniversário para parabenizar o Rio Tietê aos participantes que puderam se confraternizar e passar uma manha agradável, com conhecimento, entretenimento e lazer.

Parabéns aos organizadores e diretoria do PET, que contaram com apoio da DHU que através da parceria com a COOPERHIDRO/SESCOOP/SP, disponibilizou a peça teatral que muito agradou o público presente.

fotos originais aqui


teatro no pet

Teatro no Parque Ecológico do Tietê - com temática sobre a preservação dos recursos hídricos - "A água que fugiu do lago" no dia 08/11/2014

Foi apresentado no Parque Ecológico Engenheiro Goulart, no dia 08/11/14, o espetáculo teatral: "A Agua que fugiu do Lago".

A Cia Arueiras do Brasil, Cia. Teatral foi a responsável pelo entretenimento junto à comunidade local.

Organizado pela DHU/RHPS, o evento ocorreu na Oficina Cultural do PET, sob a coordenação de Vitor Manieiro e sua equipe.

O espetáculo destinado a crianças de 6 a 10 anos, pode ser resumido assim:

"Num lugar muito distante e muito especial existia um lago cheio de vida. Com muitos bichos e muita vegetação. Viviam em harmonia. Até que um dia ouviram um barulho muito estranho. Era o ronco do motor de um carro com toda a família para um alegre pic-nic. Comeram, beberam, se divertiram. Quando foram embora deixaram todo o lixo por ali. Choveu. Toda a sujeira foi parar dentro do lago. Aquela família avisou outras famílias, que avisaram outras sobre o maravilhoso lugar e todo o lixo dos seus pic-nics foi deixado também por lá. Logo o lago se encheu de lixo. Foi então que a água do lago, sempre muito sabia resolveu fugir dali antes que ficasse totalmente sufocada. Avisou todos os moradores do lago e na calada da noite fugiu escorrendo por entre as pedras. Muitos bichos foram com ela. Apenas o sapo Cururu permaneceu na esperança de que a chuva pudesse encher o lago com novas águas. Não choveu. Quando uma das famílias voltou para novos pic-nics descobriu que o lugar estava totalmente mudado. A água havia sumido e levado com ela toda a vida que ali existia. A garça explica então porque a água havia fugido e que ela só voltaria se todo o lixo fosse recolhido. Percebendo o mal que causaram ao meio ambiente resolvem juntos limpar todo aquele lugar, implantaram a coleta seletiva e ensinaram a todos a importância da reciclagem. Quando tudo ficou limpinho a água voltou com seu vestido mais cristalino e o lago se encheu de vida novamente. Daquele dia em diante todos passaram a cuidar muito bem daquele lugar, pois descobriram que sem água não há vida".

Participaram do evento 80 crianças.

O evento ocorreu graças à parceria entre DAEE / COOPERHIDRO / SESCOOP/SP


Fotos aqui


Foi realizado no último dia 5/6 nas dependências do Parque Ecológico do Tietê - Núcleo Engenheiro Goulart, um evento destinado a comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972 com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16) e por esse motivo foi à data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

O objetivo da ação coordenada pela DHU/RHPS em parceria com o PET - Área de Educação Ambiental e Oficinas Culturais tinha como público alvo alunos de escola públicas e pessoal de terceira idade, buscando fomentar a importância do meio ambiente, dos recursos hídricos, em especial a água, oportunizando-se esta data para educação de jovens e adultos e aproveitando para divulgar o trabalho realizado pela Autarquia.

Na parte da manhã, foram realizadas 03 oficinas de terrário - voltado a conscientizar crianças sobre a importância de preservação do meio ambiente, 01 oficina de rosas, volta a conscientizar e integrar pessoas da terceira idade, com uma atividade que envolvesse reciclagem e aproveitamento de materiais.

No período da tarde, os artistas da Cia Arueira, apresentaram a peça teatral intitulada: "A água que fugiu do Lago", onde participaram adultos e crianças. A abordagem com muito humor e interativa como público sobre tema tão importante, ajudou a reforçar conceitos sobre a importância da preservação do meio ambiente.


Foram atendidos 250 pessoas nas atividades desenvolvidas gratuitamente no Parque Ecológico do Tietê.

O evento contou ainda com a parceria da COOPERHIDRO/SESCOOP, responsáveis pela contratação dos oficineiros e Cia.Teatral.

Participe

dia do meio ambiente

no pet dia 05 de junho

P A R T I C I P E

LOCAL: Parque Ecológico do Tiete / Núcleo Engenheiro Goulart

P R O G R A M A Ç Ã O

1. Oficina de Terrário e Flores: Atividade que oportuniza a aproximação com a natureza (Arte e Vivência).

Objetivo: conhecer e aplicar técnicas para a preparação de terrário aliando aos conceitos de educação ambiental e preservação do meio ambiente.

Local: Centro de Educação Ambiental

Público alvo: Crianças acima de 06 anos e/ou grupos de terceira idade.

Horários:

 09h30min (Terrario)

 10h30min (Flores)

 15h15min (Terrario)

2. Oficina para confecção de brinquedo com sucata (Arte e Vivência)

Objetivo: Promover a educação ambiental e a reflexão dos conceitos: “reduzir, reutilizar, restaurar e reciclar” por meio da construção de brinquedos com materiais recicláveis e sucata, desenvolvendo as habilidades dos participantes e despertando sua criatividade para a preservação ambiental.

Local: Oficina Cultural

Público Alvo: Grupos de Terceira Idade e/ou crianças acima de 06 anos

Horário: 10h00.

3. Apresentação de Peça Teatral: “A água que fugiu do lago”, da Cia Arueira.

Local: Oficina Cultural

Público Alvo: Crianças, grupos de terceira idade, comunidade, servidores do PET.

Horário: 14:00 horas

Descrição: Num lugar muito distante e muito especial existia um lago cheio de vida. Com muitos bichos e muita vegetação. Viviam em harmonia. Até que um dia ouviram um barulho muito estranho. Era o ronco do motor de um carro com toda a família para um alegre pic-nic. Comeram, beberam, se divertiram. Quando foram embora deixaram todo o lixo por ali. Choveu. Toda a sujeira foi parar dentro do lago. Aquela família avisou outras famílias, que avisaram outras sobre o maravilhoso lugar e todo o lixo dos seus pic-nics foram deixados também por lá. Logo o lago se encheu de lixo. Foi então que a água do lago, sempre muito sabia resolveu fugir dali antes que ficasse totalmente sufocada....

Coordenação: DAEE/DHU/RHPS e PET/OFICINA CULTURAL E CENTRO DE ED. AMBIENTAL.

Parceiros: COOPERHIDRO/SESCOOP/SP