Quem lhe deu autoridade para JULGAR

Quem lhe deu autoridade para JULGAR

Não Julguem Uns aos Outros

Romanos 14:1 afirma, “Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.”

Paulo advertiu os santos em Roma para não julgarem ou criticarem a fé uns dos outros. Ao mesmo tempo, como havia aqueles que eram fiéis e aqueles que não eram, na igreja de Roma, eles passaram a criticar a fé uns dos outros. Se isso acontece com vocês, então devem respeitar a fé uns dos outros e evitar toda posição de crítica contra os servos de Deus. Cabe a Deus, e não a nós, edificar e levantar seus servos.

Mesmo dentro da igreja de Deus, muitos problemas surgem entre os crentes. Se olharmos a fé de cada, podemos encontrar todo tipo de fé. Alguns se aproximaram da Lei antes da sua redenção e, portanto, ainda têm vestígios da sua antiga fé legalista.

Alguns Cristãos dão muita importância em selecionar os alimentos. Por exemplo, algumas pessoas podem crer que não devem comer porco. Outras podem crer que devem guardar o Sábado em qualquer circunstância. Mas nós devemos resolver estas diferenças em nossa fé na justiça de Deus e não criticando uns aos outros por assuntos tão pequenos. Este é o cerne do que Paulo estava falando.

Paulo ensina no capítulo 14 que não devemos criticar as fraquezas dos nossos irmãos se eles têm a fé na justiça de Deus. Por que não? Porque apesar de fracos, eles também crêem na justiça de Deus.

A Bíblia considera aqueles que foram redimidos dos seus pecados, pela crença na justiça de Deus, como pessoas preciosas de Deus. Enquanto podem parecer fracos aos olhos das outras pessoas, Deus nos ordenou não criticarmos a fé de outros crentes. Isso porque apesar de parecerem fracos na carne, eles ainda são filhos de Deus pela fé.

A fé de cada um é diferente umas das outras

Os versículos 2-3 afirmam, “Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes; quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu”.

Pode haver diversidade entre os servos de Deus na crença na Sua justiça e na forma de segui-Lo. A fé na salvação é a mesma, mas a quantidade de fé na Sua Palavra pode variar.

Se alguém foi legalista, antes de nascer de novo pela fé no evangelho da justiça de Deus, tal pessoa precisaria abandonar a sua própria justiça crendo inteiramente na justiça de Deus. Estas pessoas tendem a dar grande importância em observar o sábado, mas você não deve criticá-las, porque elas também crêem na justiça de Deus.

Deus se agrada da fé daqueles que conhecem e crêem na Sua justiça. Ele os tomou como Seu povo. Portanto, aqueles que realmente crêem na justiça de Deus devem fazer todos os esforços para alimentar seus companheiros crentes com a justiça de Deus, em vez de criticar a fraqueza da sua fé.

Não devemos julgar os servos de Deus

O versículo 4 diz, “Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster.”

Nós devemos reconhecer os servos de Deus, que Ele aprovou, e também a sua fé. Você critica e julga os servos de Deus enquanto vive a sua vida Cristã? Então Deus reprovará ainda mais a sua fé. Se condena a fé daqueles a quem Deus aprova, só porque não gosta deles, você está se colocando no lugar de Deus e julgando Seus servos. Isso não está certo. Em vez disso, você deve receber com alegria ainda mais servos de Deus que você não simpatiza e obedecer sua liderança, enquanto exalta a justiça de Deus.

Deus deve aprovar a nossa fé. Nós devemos ter a verdadeira fé que merece a admiração e a recompensa de Deus. Porque Deus nos permitiu dedicar as nossas vidas para Jesus Cristo, nós agradecemos a Ele pela Sua justiça. Devemos aprovar aqueles a quem Deus aprova, e desaprovar aqueles a quem Deus desaprova. Eu espero que você glorifique a Deus pela fé na Sua justiça, em vez de exaltar a sua própria justiça. Espero que Deus aprove a Sua fé. Você então será encorajado pela fé na Sua justiça.

Se eles também crêem na justiça de Deus...

Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus” (Romanos 14:5-6).

Entre os Judeus estavam aqueles que eram salvos pela crença em Cristo, nosso Senhor do evangelho da água e do Espírito. Muitos deles, apesar de crerem em Jesus, ainda estavam presos pela Lei. Mas eles já eram servos da justiça de Deus porque tudo que eles faziam para guardar a Lei, eles faziam para pregar a justiça de Deus.

É por isso que Paulo falou, “Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei. Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei” (1 Coríntios 9:20-21).

Nós não devemos ignorar nem rejeitar a fé daqueles que crêem na justiça de Deus. Se eles crêem na justiça de Deus e O servem, devemos reconhecê-los como os servos de Deus.

Os justos viverão pelo Senhor

Os versículos 7-9 afirmam, “Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor”.

Nós vivemos com Cristo e morremos com Ele, porque fomos salvos de todos os nossos pecados e recebemos nova vida, pela crença na justiça de Deus revelada no evangelho. Todas as coisas antigas morreram com Cristo, e nós nos tornamos novas criaturas. Crer verdadeiramente na justiça de Deus significa conhecer e crer na verdade de que você é de Cristo. Portanto, aqueles que crêem na justiça de Deus não têm mais nada a ver com este mundo e, em vez disso, se tornaram servos de Deus.

Se você se torna um servo de Deus, você irá exaltá-Lo, amá-Lo, viver para Sua glória e ser agradecido a Ele por permitir que você viva a sua vida dessa forma.

Você realmente pertence a Cristo? Aqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito foram crucificados com Cristo e foram trazidos de volta à vida com Ele. Se vivemos ou morremos, nós pertencemos a Cristo pela justiça de Deus. O Senhor se tornou o Senhor dos salvos.

Nós não devemos julgar nossos companheiros crentes

Está escrito nos versículos 10-12, “Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus. Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus”.

Porque Cristo, nosso Deus, vive, um dia iremos nos ajoelhar diante Dele e confessar tudo. Portanto, não devemos nos sentar no trono de julgamento e julgar nossos irmãos e irmãs, mas permanecer diante de Deus com modéstia. É muito mais importante viver pela vontade de Deus do que julgar e condenar uns aos outros na Sua igreja. Se julgamos e condenamos as fraquezas dos nossos irmãos e irmãs, nós seremos julgados por nossas próprias fraquezas diante de Deus. É por isso que devemos perceber quão bom é viver pela vontade de Deus, unidos em Sua igreja.

A verdadeira fé edifica os companheiros crentes e busca a justiça de Deus. Lembre-se que uma falsa fé abandonará a justiça de Deus e somente irá gerar a sua própria justiça. E você? Está buscando a justiça de Deus com fé? Ou está perseguindo a justiça da sua própria carne?

Nós devemos edificar a fé dos outros

Os versículos 13-14 dizem, “Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão. Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura”.

Porque existem diferenças entre a fé daqueles que crêem na justiça de Deus, nós devemos trabalhar para construir a fé do outro, edificando uns aos outros. Isto traz crescimento aos crentes na justiça de Deus. Se realmente vivemos para Deus e para a Sua justiça, nós todos somos Seu povo.

Se você é um Cristão que crê na justiça de Deus, pode fazer qualquer coisa com a sua fé na Palavra de Deus. Se não pode, é porque você está perseguindo a sua própria justiça em vez da justiça de Deus. Perseguir a sua própria justiça em vez da justiça de Deus é como perseguir o mundo e ter uma fé errada.

Aqueles que buscam sua própria justiça, apesar de salvos pela crença na justiça de Deus, estão vivendo como inimigos Dele. Deus quer que aqueles que são salvos pela crença na Sua justiça continuem seguindo a Sua justiça por toda a vida.

Ande em amor

Os versículos 15-18 dizem, “Se, por causa de comida, o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. Por causa da tua comida, não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu. Não seja, pois, vituperado o vosso bem. Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.

Aqueles que foram salvos pela crença na justiça de Deus e estão vivendo para pregá-la, não desprezam o povo de Deus por causa de comida. Nós algumas vezes trazemos comida para compartilhar e ter comunhão em amor. Mas Paulo está nos advertindo contra a exclusão dos irmãos e irmãs pobres e o compartilhamento somente com os ricos, porque isso pode fazer nossos companheiros Cristãos tropeçarem.

As bênçãos que Deus derramou sobre aqueles que crêem na Sua justiça nos permitem seguir a justiça de Deus com nossa paz de espírito dada pelo evangelho da água e do Espírito, e servir ao Senhor juntos, compartilhando uns com os outros a alegria que nos foi dada. Aqueles que são ricos devem perceber que todas as suas riquezas são de Deus e compartilhá-las com os outros que servem ao evangelho e seguem a justiça de Deus juntos. Deus se agrada e ama aqueles que vivem dessa forma.

Busque edificar os outros

Os versículos 19-21 dizem, “Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros. Não destruas a obra de Deus por causa da comida. Todas as coisas, na verdade, são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo. É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar ou se ofender ou se enfraquecer.”

Há muito tempo atrás, em cidades antigas como Roma e Corinto, as pessoas vendiam alimentos que eram oferecidos como sacrifícios a ídolos. Alguns dos crentes na justiça de Deus costumavam comprar essa carne e comê-la. Então, alguns dos companheiros crentes que eram fracos na fé na igreja de Deus pensavam que comer essa carne era pecado. É por isso que Paulo disse, Não destruas a obra de Deus por causa da comida” (versículo 20).

O mesmo se aplica ao vinho. Havia alguns crentes que não se importavam em beber, mas Paulo admoestou que se tal comportamento enfraquecesse a fé dos seus companheiros crentes, seria melhor parar de ofender os outros com a sua bebida. Isso também acontece entre nós. Portanto, devemos viver nossas vidas Cristãs de uma forma que edifica os outros, e buscar a justiça de Deus. Questões podem surgir hoje sobre a comida usada como oferenda para os ancestrais, e é melhor não comer este tipo de comida por causa daqueles que são fracos na fé.

Tenha fé na justiça de Deus

Os versículos 22-23 afirmam, “A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.”

Aqueles que crêem na justiça de Deus são os que têm a fé correta. A fé na justiça de Deus é a fé dada por Deus que limpa todos os nossos pecados. Os Cristãos, portanto, devem crer na justiça de Deus e ter a convicção da sua fé nessa justiça.

A Escritura nos diz que seguir a Deus sem crer na Sua justiça é um pecado. Qualquer coisa feita sem fé é pecado. Sabendo que qualquer coisa feita sem fé na justiça de Deus é pecado, nós temos que ter mais fé na Sua justiça.

A Bíblia diz, Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer”. Tudo é puro se você comer com a fé na justiça de Deus, porque Deus criou todas as plantas e animais.

Devemos entender quão importante é para nós conhecermos e crermos na justiça de Deus. Também devemos edificar os nossos companheiros crentes nascidos de novo e respeitar a sua fé.

Hipolito Cesar e Casado e pai de 3 filhos, é formado em Teologia pelo Instituto Betel

Atuante na Obra, Evangelico, Missioanario,palestrante,pregador da palavra,profeta.

convites

Palestra, ministrações, ensinos e pregações no seu ministério

conferências, pregações, incentivo a professores, incentivo a jovens, palestras para casais, palestras sobre namoro, noivado e casamento, cultos de avivamento (batismo, dons do Espírito Santo).Hipolito Cesar . contatos. hiplito_cp41@hotmail.com , sabedori2008@hotmail.com

" Ide" MC 16.15