O Reino que Será Governado pelo Onipotente Apocalipse 19:1-21

O Reino que Será Governado pelo Onipotente Apocalipse 19:1-21

“Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus, porquanto verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande meretriz que corrompia a terra com a sua prostituição e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. Segunda vez disseram: Aleluia! E a sua fumaça sobe pelos séculos dos séculos. Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus, que se acha sentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia! Saiu uma voz do trono, exclamando: Dai louvores ao nosso Deus, todos os seus servos, os que o temeis, os pequenos e os grandes. Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso. Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus. Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia. Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo. Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus; e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro. Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. Então, vi um anjo posto em pé no sol, e clamou com grande voz, falando a todas as aves que voam pelo meio do céu: Vinde, reuni-vos para a grande ceia de Deus, para que comais carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e seus cavaleiros, carnes de todos, quer livres, quer escravos, tanto pequenos como grandes. E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército. Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes.”Exegese

Versículo 1: Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus,

A passagem descreve os santos louvando ao Senhor Deus, pois o dia do seu casamento com o Cordeiro se aproxima. Nosso Senhor Deus deu aos santos sua salvação e glória, para que eles possam louvá-Lo por uma boa razão. Os santos arrebatados no ar continuam a louvar ao Senhor Deus, pois é muito grande a Sua graça de libertá-los de todos os seus pecados e de suas inevitáveis condenações.

A palavra “aleluia” ou “hallelujah” é uma palavra composta que une as palavras Hebraicas “halal”, que significa louvor, e “Yah”, que significa “Jeová” – seu significado portanto é “louve a Jeová”. Em particular, os Salmos 113-118 do Antigo Testamento são chamados de “Hallel do Egito” e os Salmos 146-150 são chamados de “Salmos de Hallel”.

Estes “Salmos de Hallel” são canções que acompanharam a alegria e a tristeza do povo Judeu, dando a eles a força em tempos de tristeza e tribulações, e cantados como canções de alegria em tempos de salvação e vitória. Estas canções também eram cantadas sempre que o louvor do “aleluia” podia ser cantado somente para Deus. A razão é porque o julgamento do Senhor das grandes pragas derramadas sobre este mundo é verdadeiro e justo, e porque a salvação, poder e glória pertencem somente a Deus.

Versículo 2: porquanto verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande meretriz que corrompia a terra com a sua prostituição e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.

Que o Senhor vingará os santos derramando as pragas das sete taças sobre todos os religiosos da terra e sobre todos os não-crentes é o verdadeiro e justo julgamento de Deus. Porque os religiosos deste mundo mataram os servos de Deus justos e sem pecados, eles, em troca, merecem ser condenados à eterna morte por Deus.

Os servos de Deus já fizeram alguma coisa nesta terra para merecer serem mortos pelos religiosos mundanos? É claro que não! Mas todos os religiosos do mundo se unirão em seu esquema para matar os filhos do Senhor Deus. Assim, o derramar das pragas das sete taças sobre estes assassinos é justo, o qual também manifesta a justiça de Deus.

Versículo 3: Segunda vez disseram: Aleluia! E a sua fumaça sobe pelos séculos dos séculos.

Os santos estão louvando ao Senhor Deus no ar porque o dia do seu casamento com Jesus, que se tornou o Cordeiro, se aproxima.

“Sua fumaça sobe pelos séculos dos séculos”. Isto se refere à fumaça vinda deste mundo destruído e queimado pelas grandes pragas das sete taças derramadas por Deus. Ela nos mostra que este mundo nunca se recuperará de suas ruínas porque sua destruição será fatal e eterna.

Versículo 4: Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus, que se acha sentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia!

O fato do dia das bodas dos santos com o Senhor Jesus se aproximar é um evento tão glorioso que os 24 anciãos e os quatro seres viventes no Céu adoram e louvam ao Senhor Deus sentado em Seu trono. É por isso que todos os servos de Deus estão louvando ao Senhor Deus no ar.

Versículo 5: Saiu uma voz do trono, exclamando: Dai louvores ao nosso Deus, todos os seus servos, os que o temeis, os pequenos e os grandes.

Porque o dia das bodas do Cordeiro com os santos é uma grande alegria inexprimível para todos os Seus servos e santos que foram salvos pela crença no Senhor Deus, a voz do trono manda que todos louvem a Deus. O tempo chegou para os servos de Deus e todos os Seus santos se regozijarem e louvarem ao Senhor.

Versículo 6: Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso.

Este versículo nos fala que quando o tempo do reino do Senhor se aproximar, será o tempo dos Seus santos e os servos receberem sua eterna paz, alegria e bênçãos que fluem como um rio. É por isso que eles estão louvando ao Senhor Deus. Os santos estão louvando nosso Deus no ar mesmo quando as grandes pragas continuam sobre esta terra, porque o tempo chegou para eles reinarem com o Senhor Deus – ou seja, agora é tempo de Deus glorificar todos os Seus santos. O som do louvor dos santos neste tempo é como o som de trovões e muitas águas. O banquete das bodas do Reino do Senhor começa com o belo louvor dos santos.

Versículo 7: Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou,

Agora que as pragas das sete taças trazidas por Deus estão acabando, este versículo nos fala que o tempo chegou de todos os santos ficarem felizes e se regozijarem. Os santos estão felizes e se regozijam porque o dia chegou para eles casarem com o nosso Senhor e viverem em Seu Reino. Para viver com os santos, nosso Senhor Deus preparou Seu Novo Céu e Nova Terra, a cidade santa e seus jardins, e toda glória e riqueza, e Ele está somente esperando por eles. A partir desse tempo, os santos reinarão com o Senhor para sempre.

Versículo 8: pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.

O Senhor deu aos santos novas vestes, que são feitas de linho fino. Qualquer um que vive servindo ao Senhor Deus é vestido nestes trajes. Em outras palavras, Deus veste os santos com vestimentas do Céu. Estas vestimentas celestiais de linho fino não se molham com suor. Isso nos fala do fato de que nós nos tornamos as noivas do Cordeiro, não em razão dos nossos esforços e investimentos, mas por causa da nossa fé no evangelho da água e do Espírito dados por nosso Senhor Deus.

Em contraste com a veste vermelha e púrpura usadas pelo Anticristo, este linho fino é o precioso linho usado para fazer vestes para sacerdotes e reis. Livre de suor, o branco e fino linho nos mostra que aqueles que são revestidos pela graça de Deus e Sua justiça agora se tornaram o Seu povo.

A frase, “Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos,” significa que aqueles que se tornaram santos pela graça da salvação dada pelo Senhor Deus davam glória a Deus com seu martírio pelo Anticristo e seus seguidores em defesa da sua fé. “Os atos de justiça”, em outras palavras, se referem não à justiça da Lei, mas ao martírio dos santos para defenderem a sua preciosa fé. Da mesma forma, todas as noivas de Jesus Cristo do fim dos tempos são mártires que, para defenderem a castidade da sua fé no Senhor, permaneceram firmes e lutaram contra o Anticristo e seus seguidores enquanto estavam na terra.

Para preparar a sua fé do martírio, todos os santos devem se preparar para os três primeiros anos e meio da Grande Tribulação, pois quando estes três anos e meio terminarem, eles certamente serão martirizados.

Versículo 9: Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.

Quando as pragas de Deus terminarem neste mundo, o Senhor Deus convidará os santos para a ceia das bodas do Cordeiro (o Reino construído e governado pelo Senhor), e Ele permitirá que eles vivam no Reino de Cristo. Aqueles que são convidados para a ceia das bodas do Cordeiro aqui são os abençoados. Nosso Deus nos disse que Ele não falhará em cumprir esta Palavra da promessa. O dia finalmente chegará quando os santos casarão com o Senhor. Nosso Senhor voltará a esta terra para levar Suas noivas que foram purificadas de todos os seus pecados pela crença no evangelho da água e do Espírito. E o Senhor viverá com elas eternamente em Seu Reino.

A união dos santos com o Senhor será completada quando eles forem arrebatados por Cristo, e nesse tempo receberão glória infindável e recompensas no Reino Milenar. Aleluia! Eu louvo e agradeço ao Senhor Deus que nos fez Seu povo.

Versículo 10: Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.

Os santos devem dar todas estas glórias somente ao Senhor Deus. Aqueles que deve receber toda adoração e louvor dos santos é somente o Deus triúno.

A frase, “Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia”, significa que o testemunho e profecia de Jesus vêm pelo Espírito Santo.

Versículo 11: Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.

Quando o fim dos tempos chegar, nosso Senhor Deus, cavalgando um cavalo branco, lutará contra Satanás com Sua justiça e o amarrará, lançando-o no poço do abismo e no lago de fogo.

Aqui, o nome de Jesus Cristo é “Fiel” e “Verdadeiro”. A Palavra “Fiel” significa que Cristo é digno de confiança, expressa Sua honestidade e fidelidade, enquanto a palavra “Verdadeiro” significa que Ele está livre da falsidade, que Cristo vencerá o Anticristo com o justo julgamento de Deus.

Versículo 12: Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo.

Que os olhos do Senhor são como “chama de fogo” nos fala que Ele tem o poder de julgar a todos. A frase “na sua cabeça, há muitos diademas”, por outro lado, significa que o nosso Senhor sempre triunfa sobre Satanás em Sua luta contra Ele, pois é o Deus onisciente e onipotente.

Versículo 13: Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus;

Nosso Senhor vingará os santos sobre os seus inimigos julgando-os, eles que permaneceram contra Deus, com Sua ira temível. Este Deus não é outro senão o próprio Jesus Cristo. Assim como Ele prometeu com Sua Palavra, nosso Senhor realmente veio a esta terra em carne humana, foi batizado por João para carregar todos os pecados do mundo, carregou-os até a cruz e fez os pecados do mundo inteiro desaparecerem.

O “manto tinto de sangue”. Este sangue não se refere ao próprio sangue de Cristo. Se refere ao sangue dos inimigos respingados no manto do Senhor quando Ele trouxer o Seu temível julgamento da ira sobre eles e esmagá-los com Seu pé de poder.

“Verbo de Deus” aqui se refere ao caráter de Jesus. Porque nosso Senhor faz tudo pela Sua poderosa Palavra, Ele é chamado de “Verbo de Deus”.

Versículos 14-16: e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro. Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

O exército do Senhor Deus sempre serve às Suas obras, revestido em Sua gloriosa graça. Deus julgará este mundo com a Palavra vinda da Sua boca. Nosso Senhor sempre nos prometeu com a Palavra da Sua boca e sempre cumpre estas promessas com Seu poder. Aquele que julga o mundo e destrói Satanás é Jesus Cristo, Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Versículo 17: Então, vi um anjo posto em pé no sol, e clamou com grande voz, falando a todas as aves que voam pelo meio do céu: Vinde, reuni-vos para a grande ceia de Deus,

Este mundo, juntamente com Satanás e seus seguidores, será finalmente destruído por Jesus Cristo. A Bíblia descreve a destruição deste mundo como a grande ceia de Deus.

Versículo 18: para que comais carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e seus cavaleiros, carnes de todos, quer livres, quer escravos, tanto pequenos como grandes.

Esta Palavra nos fala que porque o mundo inteiro e todos que estão nele estarão mortos no tempo em que as grandes pragas do Senhor terminarem, os pássaros que voam no céu encherão suas barrigas alimentando-se das suas carcaças. Eles farão isso porque Deus terá derramado as grandes pragas das sete taças sobre este mundo. Nosso Senhor nos disse, “Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres (Mateus 24:28)”. No fim dos tempos, somente haverá destruição, morte e punição do inferno para os pecadores. Mas para os santos, haverá a bênção de reinar no Reino de Cristo.

Versículo 19: E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército.

Até o seu final, o Anticristo, o servo de Satanás, e seus seguidores permanecerão contra os servos de Deus e Seus santos e tentarão vencê-los. Mas porque o nosso Senhor é o Rei dos Reis, Ele dominará o Anticristo e o falso profeta, os lançará no lago de fogo e matará todos os seus servos com a espada da Sua Palavra.

Versículo 20: Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre.

A “Besta” aqui se refere ao Anticristo. O “falso profeta” é o servo do Anticristo que, realizando milagres e sinais, afastará as pessoas da fé na Palavra da verdade. Nosso Senhor Deus destruirá a Satanás, a Besta (o Anticristo), o falso profeta e os seguidores de Satanás que adoraram ao ídolo do Anticristo e permaneceram contra Deus, contra os santos e contra o evangelho da água e do Espírito.

O “lago de fogo que arde com enxofre” se refere ao inferno. O inferno é diferente do poço do abismo. Enquanto o poço do abismo é onde as forças de Satanás serão temporariamente aprisionadas, o “lago de fogo” é o lugar da sua eterna punição. Em particular, fogo e enxofre sempre foram usados na Bíblia como instrumento de Deus para punir e julgar.

Após este mundo ser destruído, nosso Senhor voltará para esta terra com seus santos, destruirá Satanás e seus servos primeiramente, e então abrirá o Reino de Cristo. Os santos então viverão e reinarão com o Senho no Reino de Cristo por mil anos que virão.

Versículo 21: Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes.

Este mundo foi criado pela Palavra vinda da boca do nosso Senhor Deus; da mesma forma, os inimigos de Deus serão destruídos pela Palavra de julgamento vinda da Sua boca. O Reino de Cristo então será estabelecido na terra. Os santos, portanto, devem colocar suas esperanças no Reino de Cristo e dar glória a Deus combatendo a Satanás, o Anticristo e seus seguidores, e abraçando o seu martírio com fé.

postado por.Hipolito Cesar