Os Santos que Louvam as Maravilhosas Obras do Senhor no Ar Apocalipse 15:1-8

Os Santos que Louvam as Maravilhosas Obras do Senhor no Ar

Apocalipse 15:1-8

“Vi no céu outro sinal grande e admirável: sete anjos tendo os sete últimos flagelos, pois com estes se consumou a cólera de Deus. Vi como que um mar de vidro, mesclado de fogo, e os vencedores da besta, da sua imagem e do número do seu nome, que se achavam em pé no mar de vidro, tendo harpas de Deus; e entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo:

Grandes e admiráveis são as tuas obras,

Senhor Deus, Todo-Poderoso!

Justos e verdadeiros são os teus caminhos,

Ó Rei das nações!

Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor?

Pois só tu és santo;

Por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti,

Porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.

Depois destas coisas, olhei, e abriu-se no céu o santuário do tabernáculo do Testemunho, e os sete anjos que tinham os sete flagelos saíram do santuário, vestidos de linho puro e resplandecente e cingidos ao peito com cintas de ouro. Então, um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da cólera de Deus, que vive pelos séculos dos séculos. O santuário se encheu de fumaça procedente da glória de Deus e do seu poder, e ninguém podia penetrar no santuário, enquanto não se cumprissem os sete flagelos dos sete anjos.”

Exegese

Versículo 1: Vi no céu outro sinal grande e admirável: sete anjos tendo os sete últimos flagelos, pois com estes se consumou a cólera de Deus.

O capítulo 15 nos fala sobre o fim do mundo trazido pelas pragas das sete taças derramadas pelos sete anjos. O que é este “sinal grande e admirável” que o Apóstolo João viu? É a maravilhosa cena dos santos no mar de vidro, louvando as obras do Senhor.

Versículo 2: Vi como que um mar de vidro, mesclado de fogo, e os vencedores da besta, da sua imagem e do número do seu nome, que se achavam em pé no mar de vidro, tendo harpas de Deus;

A frase “Vi como que um mar de vidro, mesclado de fogo” aqui nos fala que o sofrimento nesta terra terá atingido o seu ápice quando Deus derramar as pragas das sete taças sobre ela, e que os santos, por outro lado, estarão louvando ao Senhor no ar. As pragas das sete taças derramadas nesta terra por Deus são trazidas para vingar os santos dos seus inimigos.

Neste tempo, os santos, tendo participado em sua ressurreição e arrebatamento por Deus, estarão no mar de vidro mesclado com fogo para louvar Suas obras. Os santos que forem martirizados e arrebatados por serem martirizados nesta terra por meio do poder do Senhor O louvarão para sempre pela Sua salvação e poder. Os santos que vão louvar são aqueles que alcançarão a vitória da fé, vencendo o Anticristo com o tipo de fé que o rejeita, bem como a sua imagem e a marca ou número do seu nome.

Versículo 3: e entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!

Os santos que estiverem no mar de vidro estarão cantando a canção de Moisés e a canção do Cordeiro. E sua letra é: “Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!” A letra desta canção, assim como ela está escrita, louva a Deus pelo fato de que com o Seu poder, não há nada que Ele não possa fazer. Também está escrito aqui que “grandes e admiráveis são as tuas obras”.

A Palavra “admiráveis” aqui significa “algo tão grande que as palavras não podem expressar”. É simplesmente maravilhoso e admirável, em outras palavras, que o nosso Senhor Deus tenha salvo, por meio do evangelho da água e do Espírito, todos os santos do Antigo e do Novo Testamento dos seus pecados, tornando-os sem pecados, para louvar ao Senhor no ar ressuscitando-os da sua morte na carne e elevando-os ao ar. Estes santos estão louvando o Senhor Deus por ser seu Salvador, seu Senhor e o Todo-Poderoso.

Você realmente crê que o Senhor Deus criou o universo e todas as coisas nele, incluindo você e eu, e que Ele é realmente o nosso Senhor? Somente aqueles que crêem nesta verdade podem se tornar crentes no evangelho da água e do Espírito dado pelo Senhor. Aqueles que têm esta fé são aqueles que têm a verdadeira fé. Os cristãos devem saber e crer que Jesus é o Criador que fez todo o universo e tudo nele. E eles devem louvar e adorar ao Senhor Deus por conhecerem e crerem nas Suas obras. “Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso!”. Este louvor mostra a verdadeira fé dos santos nascidos de novo que cantam a canção de Moisés e a canção do Cordeiro.

Você crê que o Senhor Jesus é o Deus Todo-Poderoso? Aqueles que crêem que Jesus é o próprio Deus que criou todo o universo também crêem que o Senhor veio a esta terra em carne humana, que aos 30 anos Ele foi batizado por João para levar os pecados da humanidade de uma vez por todas e que Ele derramou seu sangue e morreu na Cruz e ressurgiu da morte. Através da sua fé eles recebem a remissão do pecado e se tornam santos. Aqueles que conhecem esta verdade e têm a verdadeira fé nela podem realmente ser descritos como o povo de grande fé.

A passagem aqui diz que os santos arrebatados louvarão ao Senhor no ar, dizendo, “Grandes e admiráveis são as tuas obras”. Eles estão louvando ao Senhor Deus, em outras palavras, por criar o universo e a humanidade, por salvar os pecadores da terra limpando todos os seus pecados e por dar a eles o direito de se tornarem filhos de Deus – tudo por meio do evangelho da água e do Espírito dado pelo Senhor. Que os santos podem tomar parte no seu martírio por Cristo, sua ressurreição e arrebatamento, e na vida eterna – tudo isso são bênçãos derramadas por Deus.

Todos os santos devem dar seus louvores a Deus que revela toda a Sua glória por todas as justas obras que o Senhor fez pelos pecadores – ou seja, por fazer todos os pecados desaparecerem, bem como por todas as outras obras que Ele fez enquanto esteve nesta terra. Os santos cantam a canção de Moisés e a canção do Cordeiro no ar. Eles louvam ao Senhor cantando quão grandes e admiráveis são as coisas que o Todo Poderoso Senhor Deus fez pelos pecadores e para os Seus inimigos.

Na verdade, o que o Senhor fez pelos santos e para todos aqueles que estão contra Ele não é apenas maravilhoso para nós, mas é admirável. O propósito de Deus em criar este mundo foi para fazer da humanidade o Seu povo. Assim, todas as obras que Ele fez pela humanidade aparecem diante de nós como maravilhosas e admiráveis. Damos glória a Deus pela crença em tudo que Ele fez por nós e O louvamos pela crença em todas as Suas obras.

O fato de Deus ter criado o homem à Sua própria imagem também é maravilhoso. Também são admiráveis aos nossos olhos Ele ter dado a Sua Lei para todos e ter trabalhado por meio da virgem Maria para enviar Jesus Cristo a esta terra. Mas cremos, ao mesmo tempo, que todas estas obras foram feitas como uma forma de salvar os pecadores dos seus pecados. Também é maravilhoso o fato de que o nosso Senhor Deus passou todos os pecados do mundo para o corpo de Jesus Cristo, de uma vez por todas, fazendo com que Ele fosse batizado por João, para que pudesse fazer todos os pecados da humanidade desaparecerem completa e perfeitamente.

Para aqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito, é maravilhoso e admirável que o Senhor tenha dado a eles a eterna remissão dos pecados e Seu Espírito Santo. E que Ele fez os santos salvos pregarem o evangelho da água e do Espírito por todo o mundo é outra bênção maravilhosa, algo que é, novamente, admirável para nós. O fato do nosso Senhor Deus permitir o martírio dos santos e que eles sejam ressuscitados e arrebatados, e vivam para sempre em glória no Céu – todas estas obras também são bênçãos maravilhosas.

Tendo planejado todas estas coisas, Deus as cumprirá de acordo com o passar do tempo – estas obras do Senhor, que fazem os santos glorificarem e louvarem a Ele, se tornam grandes bênçãos em nossos corações. Também agradecemos ao Senhor e somos abençoados pelo fato de que Ele se vingará dos Seus oponentes com Seu poder através das pragas das sete taças.

Porque todas as obras do Senhor Deus aparecem diante dos olhos dos santos como algo além dos seus limites, eles O louvam. Portanto, louvam ao Senhor por Sua onipotência, pelas Suas maravilhosas obras e poder. Nosso Senhor Deus é digno de receber todo louvor não apenas da humanidade, mas também de toda criação no universo. Aleluia!

Aqueles que conheceram, experimentaram e testemunharam com seus próprios olhos o que o nosso Senhor Deus fez por eles não podem deixar de louvá-Lo por Seu poder grandioso, Sua perfeita sabedoria, Sua justiça, Seu justo e imutável julgamento, e Seu amor eterno e imutável. O Senhor permitiu aos santos louvarem a Ele para sempre por Suas maravilhosas obras.

Assim, os santos louvam ao Senhor Deus eternamente por todas as obras que Ele fez por eles, por Sua bondade e grandeza. Nosso Senhor Deus é digno de receber louvor de tudo que há no universo, pois todas as Suas obras tornaram-se possíveis pelo Seu grandioso poder. Aleluia! Eu louvo ao Senhor por Seu poder e Seu eterno, imutável e abençoado amor!

Versículo 4: Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.

Os santos no ar cantam o louvor das obras do Senhor com suas bocas. “Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor?”. Este é um louvor cheio de convicção e fé, proclamando em confiança que ninguém pode permanecer contra a glória do Senhor Deus e que ninguém pode ousar impedi-Lo de receber o louvor. Quem pode permanecer diante do nome do Senhor sem tremer de medo? Não há ninguém e nada nesse mundo, no universo inteiro e nos domínios eternais, que possa lutar e vencer o nosso Senhor, pois Jesus é Rei dos reis e Deus Todo-Poderoso.

Todas as coisas neste mundo, bem como os santos, não podem deixar de tremer de medo diante do nome de Jesus Cristo, do poder do Senhor Deus e da Sua verdade. Porque o poder do Senhor Deus é infinitamente grande e porque Ele é verdadeiro e perfeito, todas as criaturas dão graças, glorificam e louvam o Seu nome. Todos devem ter um coração que teme a Deus e todas as coisas no universo devem louvar o nome do nosso Senhor. Por quê? Porque nosso Senhor é santo e libertou toda humanidade das suas iniqüidades.

Porque as pragas das sete taças que o Senhor derramará sobre o Anticristo, seus seguidores e os religiosos que viverem nesta terra manifestarão a Sua justiça, nós não podemos deixar de louvá-Lo. Porque a justiça do Senhor é revelada através das grandes pragas das sete taças, nosso Senhor Deus é digno de receber glória, louvor e adoração de todas as criaturas viventes, anjos e santos no ar.

Quem pode ousar não temer o nome do Senhor Jesus Cristo? Nosso Senhor não é uma criatura, mas o Senhor Deus Todo-Poderoso. Derramando as temíveis pragas das sete taças sobre todos aqueles que permaneceram contra Ele, o Senhor Deus faz com que seja inevitável que toda Sua criação O louve diante da Sua majestade e poder.

“por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.” Nós devemos perceber, portanto, que ninguém que permanecer contra e blasfemar o nome do Senhor poderá viver eternamente feliz.

Somente prostrando-se diante do nome do Senhor, e crendo nele, agradecendo e louvando-O pela Sua supremacia, Sua onipotência, Sua misericórdia e Sua grande salvação e amor, demonstramos o tipo de adoração da qual é digno o Seu nome. Toda a criação deve crer no que o Senhor fez nesta terra, e deve louvá-Lo e adorá-Lo. Nosso Senhor é digno de receber louvor de todas as pessoas e nações. Amém. Aleluia!

Versículo 5: Depois destas coisas, olhei, e abriu-se no céu o santuário do tabernáculo do Testemunho,

Este versículo nos fala que, quando as pragas das sete taças que nosso Senhor Deus derramará sobre este terra terminarem, Deus dará aos santos Sua casa do Céu. Todas estas coisas serão cumpridas pelo Senhor Deus. O que é, então, este tabernáculo do testemunho? É a casa de Deus que é como o tabernáculo nesta terra. A frase, “abriu-se no céu o santuário do tabernáculo do Testemunho”, significa que a era do Reino do Senhor Deus se abrirá dali em diante.

Com a abertura da porta do santuário do tabernáculo do testemunho, as pragas finais e o Reino do Senhor Deus serão trazidas à esta terra. Sem conhecer o evangelho da água e do Espírito, nenhuma fé será admitida diante de Deus. Assim, nós devemos conhecer e crer neste evangelho da verdade, e perceber e crer também que o tempo de nós irmos e vivermos no Reino do Cristo está bem próximo de nós.

Versículo 6: e os sete anjos que tinham os sete flagelos saíram do santuário, vestidos de linho puro e resplandecente e cingidos ao peito com cintas de ouro.

Esta Palavra nos mostra que quando Deus derramar as pragas das sete taças nesta terra, Ele trabalhará por meio dos anjos que crêem na justiça e lealdade essenciais destas sete pragas. Ela nos fala, em outras palavras, que os servos de Deus podem se tornar qualificados para servir ao Senhor como Seus servos somente quando eles crerem em Sua justiça e colocarem sua confiança completa na Sua bondade.

Somente quando eles crerem que as obras do Senhor estão sempre certas, os servos de Deus poderão fazer tais obras. Os santos só podem ser usados como preciosos servos de Deus quando estiverem revestidos com a justiça de Deus, colocarem a sua esperança na salvação como um capacete, defenderem a sua fé e viverem uma vida que glorifica ao Senhor.

Versículo 7: Então, um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da cólera de Deus, que vive pelos séculos dos séculos.

Isso nos fala que Deus por meio dos Seus servos os faz trabalhar de uma maneira ordenada e que tais obras também são cumpridas em uma boa ordem. A frase, “um dos quatro seres viventes”, nos mostra que o Senhor tem Seus preciosos servos colocados para os Seus propósitos e que Ele trabalha por meio deles. Os quatro seres viventes que aparecem aqui são os mais preciosos servos do Senhor que sempre ficam ao Seu lado, e que são os primeiros a servirem aos Seus propósitos. Devemos perceber a supremacia de Deus e Sua onipotência, e também devemos crer que Ele trabalha por meio dos Seus servos.

Versículo 8: O santuário se encheu de fumaça procedente da glória de Deus e do seu poder, e ninguém podia penetrar no santuário, enquanto não se cumprissem os sete flagelos dos sete anjos.

Antes do Senhor Deus completar Seu julgamento nesta terra, ninguém poderá entrar no Seu Reino. Isso nos fala quão perfeita é a santidade de Deus. Também nos fala que Ele não é um Deus que tem prazer na iniquidade (Salmo 5:4). Assim, devemos lembrar que se alguém quer entrar no Reino de Deus, deve crer no evangelho da água e do Espírito que o Senhor deu à humanidade. Nosso Senhor Deus só permite àqueles que crêem neste evangelho da água e do Espírito que entrem no Seu Reino.

Para os santos que receberam a remissão dos pecados, Deus deu a bênção de viver para sempre em Seu Reino, após destruir Seus inimigos derramando as pragas das sete taças. Todas as obras de Deus alcançam muito além da imaginação humana, revelando Sua grandeza e supremacia. Julgando Seus inimigos, Deus manifesta Sua onipotência. Se Deus não tivesse o poder de punir Seus inimigos por seus pecados de permanecerem contra Ele, Ele não poderia receber o louvor de todos.

Mas como Deus tem mais do que poder para punir aqueles que estão contra Ele, o Senhor Deus trará o Seu julgamento sobre os Seus inimigos e os condenará com a eterna punição do inferno.

Nosso Senhor Deus é digno de ser louvado para sempre por todo o povo de todas as nações. Deus completará o Seu julgamento sobre os inimigos por todos os seus pecados e abrirá Seu Reino. Nós agradecemos ao Senhor por Seu grande poder, Sua glória e santidade. Aleluia!

postado por. Hipolito Cesar