A IGREJA DE DEUS QUE NO FUTURO SERA ATINGIDA DURAMENTE Apocalipse 12:1-17

A Igreja de Deus que Será Duramente Atingida no Futuro

< Apocalipse 12:1-17 >

“Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz. Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas. A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse. Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono. A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias. Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta. Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão; e foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente. Então, a serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio. A terra, porém, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca. Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.”

Exegese

Versículo 1: Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça,

Esta passagem nos fala da Igreja de Deus dando glória a Ele por meio do martírio. A “mulher vestida do sol” se refere à Igreja de Deus nesta terra, e a frase “com a lua debaixo dos pés” significa que a Igreja está sob o domínio do mundo. A frase “uma coroa de doze estrelas na cabeça”, por outro lado, significa que Sua Igreja vencerá a perseguição e as ameaças de Satanás com seu martírio.

Este versículo se refere à Igreja de Deus no meio da Grande Tribulação. Sua Igreja sofrerá grandes danos de Satanás e será martirizada no fim dos tempos, mas vencerá Satanás com sua fé e será glorificada em Deus. Mesmo no tempo da Tribulação, os santos da Igreja de Deus vencerão o Anticristo e triunfarão com seu martírio pela crença no evangelho da água e do Espírito.

Os filhos de Deus que nasceram de novo da água e do Espírito certamente serão martirizados no fim dos tempos. Aqueles que já criam e serviam a Deus antes da chegada da Tribulação, e aqueles que crerão no evangelho e surgirão no meio da Tribulação terão a fé do martírio que os capacitará para permanecerem firmes e vencerem o Anticristo.

Aqueles que forem excluídos do martírio, traindo a Deus, também serão excluídos do Céu e cairão no inferno do Hades juntamente com Satanás. E devemos estar preparados para abraçar o nosso martírio com uma fé corajosa para não perdermos as nossas bênçãos eternas preparadas para nós. E temos que saber que todos os nascidos de novo enfrentarão as ameaças de Satanás. O martírio irá durar só um momento, e quando este breve momento terminar, o Reino Milenar e o Céu serão nossos.

Assim, nós devemos viver a presente era sabendo que quando o fim dos tempos chegar, nós seremos martirizados pela fé e através do Espírito Santo. O Espírito Santo nos dará então as palavras que devemos falar neste tempo do martírio, capacitando-nos para vencer corajosamente a nossa perseguição e abraçarmos o nosso martírio sem trair a nossa fé.

Mesmo no meio da temível Tribulação, a Igreja de Deus ainda lutará contra Satanás e o vencerá pelo martírio. É muito claro que a Igreja receberá a sua recompensa de Deus vencendo o Anticristo com seu martírio, crendo na Palavra de Deus mesmo na última era de Satanás.

Versículo 2: que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz.

Este verso nos fala da Igreja de Deus nas tribulações. Nos fala da Igreja inteira perseverando através das perseguições e tribulações do fim dos tempos trazidas por Satanás. A Igreja de Deus atravessará a Grande Tribulação, o tempo da sua batalha contra o Anticristo. Os santos, portanto, clamarão pelo Senhor apenas quando eles estiverem atravessando a Tribulação. Eles irão orar, “Deus, nos dê a Sua graça para que possamos atravessar rapidamente todas estas tribulações. Nos ajude diminuindo todas estas tribulações. Permita-nos vencer as nossas tribulações. Nos faça vencer Satanás!”.

Versículo 3: Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas.

Quando Satanás aparecer na terra no futuro, ele agirá como se fosse Deus, e unirá todas as nações do mundo e as usará como seus instrumentos para cumprir seus propósitos. Também, ele certamente matará os santos e reinará no mundo como Deus e como rei.

A frase, “eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas”, nos mostra que Satanás, aquele que tira a paz, moverá sete reinos e dez nações segundo a sua própria disposição. Isso nos fala que Satanás, em sua essência, permanece contra Deus.

Versículo 4: A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.

Este verso nos fala o que Satanás faz. O Dragão se voltou contra Deus no Céu e foi lançado fora de lá. Ele arrastou uma terça parte dos anjos do Céu e os levou à sua destruição juntamente com ele. Portanto, ele foi expulso da presença de Deus. Mas mesmo enquanto permanece na terra, ele ainda tenta parar a obra do evangelho de Deus, perseguindo aqueles que crêem nele.

Versículo 5: Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono.

Isso nos fala que a Igreja de Deus, porque é martirizada pela crença em Jesus Cristo, será ressuscitada com Cristo e arrebatada para o Reino do Céu.

Versículo 6: A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias.

Este versículo nos fala que Deus alimentará o Seu povo por três anos e meio neste mundo. A Igreja de Deus será alimentada e protegida por Deus por 1.260 dias antes do advento da tribulação em grande escala, e quando o tempo chegar, ela lutará contra o Anticristo e será martirizada.

Versículos 7-8: Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.

Isto se refere à expulsão completa de Satanás do Céu.

Antes de vir para este mundo, Satanás será completamente expulso do Céu. O Diabo não poderá mais permanecer no Céu. Satanás, que tem o poder sobre o ar, está assentado sobre o ar e a terra e reina sobre eles agora. Quando ele for completamente expulso do Céu ele perseguirá nesta terra os santos ainda mais quando os últimos dias chegarem. Mas Satanás será lançado e preso no poço do abismo e inferno preparado por Deus.

Versículo 9: E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.

No fim dos tempos, Satanás, quando for expulso do Céu e lançado a esta terra, perseguirá e matará os santos nos últimos tempos. Muitos santos serão martirizados pelas suas mãos.

Versículo 10: Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.

Satanás não será mais encontrado no Reino do Céu. Quando o fim dos tempos chegar, ele não poderá permanecer mais no Céu. É por isso que Apocalipse 21:27 nos fala que nem o que pratica abominação nem mentira entrará no Céu.

Versículo 11: Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.

Quando o fim dos tempos chegar, os santos serão martirizados para defender a sua fé. Quem for um santo alcançará a vitória da fé através do seu martírio da fé no fim dos tempos. Os mártires que crêem no Senhor, em outras palavras, vencerão em sua batalha.

Versículo 12: Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta.

Como Satanás, lançado fora do Céu, temporariamente tem poder sobre o mundo, ele atormentará e perseguirá os santos terrivelmente quando ele vier à terra. Mas para os santos que serão martirizados e elevados no ar, somente alegria os aguardará. Após o arrebatamento, Deus derramará as pragas das sete taças na terra e mar.

Versículo 13: Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão;

Isto se refere à perseguição dos santos que virá durante o tempo da Grande Tribulação. Os santos e o servo de Deus morrerão neste tempo quando forem martirizados, mas isso na verdade será a apropriação da sua vitória da fé. Não haverá mais morte, sofrimento ou maldição para eles. Tudo o que restará para eles será louvar a Deus e serem glorificados para sempre no Céu.

Versículo 14: e foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente.

A Bíblia nos fala que o arrebatamento acontecerá após os primeiros três anos e meio da Grande Tribulação. Esta Palavra diz que Deus dará aos santos Sua proteção especial e sustento no meio das pragas naturais da Grande Tribulação. Deus sustentará aqueles de nós que guardarem a sua fé para que possamos combater e vencer Satanás com esta fé.

O nosso sustento é que agora estamos vivendo pelo evangelho da água e do Espírito e da mesma forma é a nossa pregação deste evangelho. Mesmo até as pragas das sete trombetas descerem à terra, nós continuaremos vivendo nossas vidas pregando o evangelho. Por quê? Porque se não pregarmos este evangelho até o último momento do nosso martírio, muitas almas serão perdidas para o inferno. Não há outro tempo senão agora.

Versículos 15-17: Então, a serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio.A terra, porém, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca. Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.

Antes, Satanás matou os santos, perseguindo-os e fazendo com que muitos desistissem do evangelho. Mas hoje em dia, como o evangelho tem sido pregado de várias formas, ele tenta matar os santos derramando o pecado e os afogando nesta enchente. Satanás, portanto, tentou trazer morte para muitos santos derramando o rio do pecado e fazendo com que eles bebessem da sua água, mas em vez disso, aqueles que não nasceram de novo beberam toda a água deste rio do pecado. Como os santos sobreviveram e não foram mortos mesmo com este esforço, Satanás surgirá com outro método para matá-los completamente, como é mostrado no capítulo 13.

POSTADO POR.

HIPOLITO CESAR.