As Sete Eras Apocalipse 6:1-17

As Sete Eras Apocalipse 6:1-17

Apocalipse 6:1-17 >

“Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer. Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: Vem! E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada. Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão. E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo: Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho. Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem! E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra. Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram. Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue, as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes, e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar. Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?”

Exegese

Versículo 1: “E vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos, e ouvi um dos quatro seres viventes dizer numa voz como de trovão: Vem!”

Este verso nos fala que Jesus abre o primeiro plano do livro recebido do Pai, onde está gravado o plano inteiro para a humanidade.

Versículo 2:“Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.”

O primeiro selo de Deus fala do estabelecimento do evangelho da água e do Espírito em Jesus Cristo, como plano de Deus para libertar a humanidade do pecado, e da vitória deste plano. O plano de Deus Pai para tornar a humanidade Seu povo, salvando-a de seus pecados começou com o evangelho da água e do Espírito em Jesus Cristo – ou seja, com a libertação da humanidade do pecado, através do batismo de Jesus e Seu sangue na Cruz.

Deus libertou as almas de todos os pecados do mundo com o evangelho da água e do Espírito e continua a fazer isso enquanto nós falamos agora. Este é o primeiro plano que Deus preparou para a humanidade. Este primeiro plano de Deus é para a salvação da humanidade, através da vinda de Jesus Cristo a esta terra, Seu batismo, crucificação e ressurreição.

Esta era do cavalo branco se refere à vitória de Deus na justa guerra do evangelho, que cumpriu a libertação da humanidade de todos os seus pecados. Isso também nos fala que o evangelho da água e do Espírito continuará a triunfar.

Versículo 3-4: “Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: Vem! E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada.”

Isso nos fala que, durante a segunda era preparada por Deus, o mundo se tornará de Satanás. A aparência do cavalo vermelho aqui significa que o mundo ficará sob o domínio de Satanás.

Satanás trouxe guerra a este mundo, tirando a sua paz. Por causa dele, o mundo passou por duas guerras mundiais, um incontável número de pessoas perderam suas vidas, como resultado, e aqueles que sobreviveram tiveram uma vida precária, sem paz. Mesmo agora, nações e estados por todo o mundo desconfiam uns dos outros e planejam guerra contra o outro, tirando a paz de muitos lugares. Esta era é a era da guerra e do genocídio.

Versículo 5-6: “Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão. E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo: Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho.”

Esta terceira era, da qual Deus fala, é a era do cavalo preto, a era da fome física e espiritual para a humanidade. Por todo o mundo de hoje, muitas pessoas não foram salvas por causa de sua fome espiritual e muitos também estão morrendo por fome física. Nós devemos nos lembrar que estamos vivendo nesta terceira era. Com sua passagem, a era do cavalo amarelo chegará.

Versículo 7-8: “Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem! E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra.”

A quarta era preparada por Deus é a era do cavalo amarelo. A Bíblia nos fala que é durante este período que o Anticristo iniciará suas atividades e que esta era também é a do martírio dos santos. Este é o tempo em que o Anticristo irá roubar a fé verdadeira dos santos, perseguir e matar aqueles que não o adorarem ou não receberem a sua marca. A partir de então, o mundo estará sob a ação das pragas das sete trombetas. Neste tempo, o martírio dos santos é inevitável.

Versículo 9-11: “Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.”

A quinta era de Deus é a era do arrebatamento e da ressurreição dos santos. Após esta era começará o Reino Milenar. A passagem nos fala que nós devemos crer no martírio, ressurreição e arrebatamento que nos aguarda, e que devemos viver pela nossa fé e esperança no Novo Céu e Nova Terra que Deus nos prometeu.

Versículo 12: “Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue,”

A sexta era de Deus é a era da destruição do primeiro mundo que Deus criou. É nesse tempo que as pragas dos sete cálices descerão sobre o mundo, quando o sol, a lua e as estrelas perderão o seu brilho, e a terra afundará sob terremotos.

Versículo 13: “as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes,”

Durante a sexta era, a destruição do universo criado por Deus ocorrerá pelas pragas dos sete cálices. Uma grande confusão envolverá o mundo, pois as estrelas cairão do céu e a terra será destruída.

Versículo 14: “e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar.”

Este versículo nos fala que, quando as pragas dos sete cálices forem derramadas, o céu desaparecerá como se fosse um pergaminho enrolado e todos os montes e ilhas serão removidos de seus lugares – desastres que indicam tremores de terra que irão abalar a estrutura física do mundo.

Versículo 15: “Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes”

Durante esta era do sexto selo, quando Deus derramar as pragas dos sete cálices, não haverá ninguém vivendo nesta terra, nem reis nem poderosos, que não tremerá de medo pela ira do Cordeiro.

Versículo 16: “e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro,”

A ira de Deus será tão grande, que toda a humanidade tremerá de medo. Esta será a primeira e a última vez que toda a humanidade é atacada pelo medo.

Versículo 17: “porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?”

Quando as pragas dos sete cálices forem derramadas, todos, inobstante a sua força e poder, tremerão de medo dos grandes desastres que descerão sobre eles da ira de Deus. Não há ninguém que pode permanecer diante da ira de Deus sem temor.

O que é então a sétima era? A sétima era preparada por Deus é a era na qual os santos viverão no Reino Milenar, que será seguido pelo Novo Céu e Nova Terra, na qual eles viverão para sempre

POSTADO POR

HIPOLITO CESAR