Novo Céu e Nova Terra, Onde a Água da Vida Flui Apocalipse 22:1-22

“Então, me mostrou o rio da agua da vida brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos. Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer. Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo. Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira. Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã. O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida. Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro. Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus! A graça do Senhor Jesus seja com todos.”

Exegese

Versículo 1: Então, me mostrou o rio da agua da vida , brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.

Está dito aqui que foi mostrado a João “o rio da agua da vida , brilhante como cristal.” A palavra água é usada neste mundo como sinônimo de vida. O versículo aqui nos fala que esta água da vida flui no Novo Céu e Nova Terra onde os santos viverão para sempre. Saindo do trono do Cordeiro, o rio da água da vida molha o Reino do Céu e renova todas as coisas. Na frase, “do trono do Cordeiro,” “o Cordeiro” se refere a Jesus Cristo, que salvou a humanidade com o evangelho da água e do Espírito enquanto esteve nesta terra.

No Novo Céu e Nova Terra que Deus deu aos Seus santos, flui o rio da água da vida. Como este jardim é brilhante e claro como uma bela pintura, ele pode ser descrito como fantástico. A agua da vida que Deus deu para nós não é somente um rio comum, mas é a água que dá vida a todas as coisas vidas de lá. Assim, a vida surge em tudo o que entra em contato com este rio da vida. Os santos que viverão junto ao rio da agua da vida beberão desta água, terão a vida eterna e viverão para sempre.

O rio de água viva sai do trono de Deus e do Cordeiro. Os santos não podem deixar de louvar a graça de Deus e ao Cordeiro no novo Reino do Céu, pois Deus derramou sobre eles a Sua graça da vida. Eu sou agradecido, pois toda a graça desta nova vida flui do trono do Senhor.

Versículo 2: No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.

A demonstração das maravilhosas bênçãos do Senhor sobre os Seus santos no Céu continua, pois a Palavra nos diz aqui que o Senhor nos deu a árvore da vida do outro lado do rio e nos permite comer dos seus frutos. A árvore da vida, que produz doze tipos de frutos, frutifica a cada mês, trazendo a força da nova vida. Também está dito aqui que suas folhas são para a cura das nações.

Porque a graça que o Senhor derramou sobre os Seus santos é tão grande e agradável, tudo o que nós podemos fazer é louvar ao Deus Pai. Agora, tudo o que os santos devem fazer é não tentar fazer algo de valor para o Senhor por si mesmos, mas somente louvar ao Senhor com seus corações agradecidos por dar a eles o Novo Céu a Nova Terra e a nova vida. Eu louvo ao Senhor por fazer os corações dos santos clamarem, “Obrigado, Senhor! Aleluia!”

Versículo 3: Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão.

Para os santos que viverão no Reino do Céu, Deus deu a benção de eliminar a maldição para sempre. O fato do trono de Deus e do Cordeiro estar entre os santos nos mostra que os santos que vivem no Reino do Céu colocarão o Cordeiro no centro de seus corações. Portanto, os corações dos santos estão sempre transbordando com beleza e verdade, e suas vidas estão cheias de alegria.

Da frase, “os seus servos o servirão,” nós vemos que os santos que viverão no Reino do Céu serão revestidos na glória de servirem ao Senhor muito próximos Dele. O Reino do Céu, onde nosso Senhor vive, é o Reino mais belo e esplêndido.

Assim, Seus servos que O servem podem aproveitar toda a Sua glória bem de perto. Isso nos fala que no Reino do Céu também haverá servos do Senhor. A palavra servo significa submissão, mas os servos que podem servir ao nosso glorioso Senhor perto Dele são os mais abençoados no Reino do Céu, pois eles serão revestidos em um esplendor muito grande. Aqueles que se tornaram os servos do Senhor no Reino do Céu e nesta terra também são aqueles que serão revestidos em toda a glória do Céu e que serão os mais felizes de todos.

Versículo 4: contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.

A quem todos os santos e servos do Senhor pertencem? Eles pertencem ao Senhor. Eles são o povo do Senhor e os filhos de Deus. Aqueles que servem ao Senhor no Reino do Céu, portanto, têm o nome do Senhor escrito em suas frontes. O Senhor protege e os abençoa sempre, pois eles se tornaram Seu. Que os santos se tornaram Seus significa que eles foram revestidos em um glorioso e alegre esplendor. Aqueles que se envergonham de serem Seus e de serem servos do Senhor são aqueles que ignoram o Seu esplendor, e eles nunca poderão se tornar cidadãos do Céu.

O nome do Senhor estará escrito nas frontes dos santos que viverão no Céu. Esta é uma bênção derramada pelo Senhor. A partir de agora, os santos se tornaram Seus. Assim, até mesmo Satanás não pode atingir os santos que se tornaram do Senhor. Os santos e o Senhor viverão para sempre em todo o esplendor do Céu. Que os santos verão a gloriosa face do Senhor todos os dias significa que eles viverão em Seu amor e bênçãos maravilhosas para todo o sempre.

Há mais uma coisa que os santos precisam saber: juntamente com o Senhor Jesus, o Deus Pai e o Espírito Santo também estarão com eles como sua família. Nós não devemos esquecer que no Reino do Céu, Deus Pai, Seu Filho Jesus, o Espírito Santo, os santos, os anjos e todas as coisas viverão juntos como uma família e em perfeita paz. Eu oro ao Senhor por nos tornarmos Seu povo.

Versículo 5: Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.

Como a Bíblia nos fala aqui, os santos reinarão no Novo Céu e Nova terra com o Senhor. Aqueles que se tornaram Seus santos pela crença no evangelho da água e do Espírito receberam a salvação que os capacitará a reinar no Céu com o Senhor e viver em sua riqueza, esplendor e autoridade para sempre. Nós estamos maravilhados mais uma vez por este evangelho, pois que evangelho poderoso e abençoado que nós temos!

Eu louvo ao nosso Deus da Trindade por todas estas bênçãos e glória. Os santos que crerem no evangelho da água e do Espírito enquanto estiverem nesta terra reinarão no Reino do Céu. Quão maravilhosa é esta bênção! Nós não podemos deixar de louvar ao Senhor. É muito correto e apropriado que eles louvem ao Senhor.

Novo Céu e Nova terra onde os santos estarão vivendo, não haverá necessidade de lâmpadas ou de sol. Por que? Porque o próprio Deus se tornou a luz do Novo Céu e Nova terra , e não haverá mais noite. Deus permitiu que os santos reinassem lá para sempre como Seus filhos. Esta bênção nos faz lembrar mais uma vez quão grande é a graça que os santos receberam do Senhor.

Nós, os santos, devemos perceber quão grandes são as bênçãos do Céu derramadas sobre nós após a nossa salvação. A graça que o nosso Senhor derramou sobre os Seus santos é mais alta e maior do que o Céu. Os santos não devem deixar que as maravilhosas bênçãos que o Senhor deu a eles passem. Os santos só podem dar glórias eternamente e louvar ao Senhor por Sua grandeza, glória, e bênçãos que Ele derramou sobre eles, e viverem em riqueza e esplendor para sempre. Amém! Aleluia! Eu louvo ao nosso Deus!

Versículo 6: Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer.

“Estas palavras são fiéis e verdadeiras.” O Senhor certamente cumprirá todas as Suas promessas que Ele revelou para os santos por meio do Apocalipse. É por isso que o nosso Senhor falou todas as coisas aos Seus santos de antemão, falando com o Espírito Santo por meio dos servos de Deus. Qual é a passagem mais abençoada no Livro de Apocalipse? Existem muitas Palavras abençoadas em Apocalipse, mas a Palavra mais abençoada é aquela que fala que Deus permitirá que os santos reinem com o Senhor no Novo Céu e Nova Terra e vivam em autoridade e glória.

Porque Deus certamente cumprirá em breve esta obra, os santos não podem deixar que sua fé desapareça nem podem cair em desespero. Os santos devem vencer todas as provações e tribulações com sua fé da esperança. Nosso Senhor não falhará em cumprir todas as profecias e promessas feitas aos santos e à Igreja de Deus. Nosso Senhor enviou Seus servos a esta terra e os fez falar as Palavras da profecia, para que Ele pudesse falar aos Seus santos e Igreja sobre todas estas bênçãos.

Versículo 7: Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

Porque as Palavras da profecia deste Livro do Apocalipse nos falam do martírio futuro dos santos, elas nos revelam que o tempo virá quando os santos serão perseguidos pelo Anticristo e terão que defender a sua fé até à morte. Porque esta é a vontade de Deus, os santos devem abraçar o seu martírio. Então, eles participarão da sua ressurreição e arrebatamento, reinarão no Reino de Cristo por mil anos, e viverão no Novo Céu e Nova Terra para sempre. Dessa forma, os santos devem confiar em toda Palavra de Deus que o nosso Senhor falou a eles e guardá-las com fé. Os mais abençoados no fim dos tempos serão aqueles que crerem na Palavra do nosso Senhor e viverem pela fé.

Deus falou aos Seus santos que Ele virá muito em breve. O Senhor virá até nós sem demora. Para cumprir todas as bênçãos de Deus que fluem da Palavra da água e do Espírito, a Palavra que traz aos santos a sua salvação do pecado, nosso Senhor virá a esta terra rapidamente.

Após serem salvos, os santos devem se apegar à Palavra das bênçãos do Senhor prometidas para eles, e guardar sua fé. Se os seus corações perderem a fé na Palavra do Senhor, eles perderão todas as coisas, e é por isso que eles devem defender a sua fé na Palavra do Senhor. Deus fala aos santos, em outras palavras, para guardarem a sua fé no Senhor.

Versículo 8: Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.

São os profetas e os santos que pregam a Palavra da profecia de Deus. Assim, nós devemos louvar a Deus que age da forma como falou para eles, e nós devemos somente adorá-Lo. Algumas vezes as pessoas tentam se exaltar acima de Deus e querem ser tratadas como Ele. Elas fazem isso porque são fraudes ou falsos profetas. Somente Deus é digno de receber todo louvor, adoração, glória e serviço.

Versículo 9: Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

O que nós devemos fazer para nos tornarmos verdadeiros profetas de Deus? Nós devemos primeiramente crer no mistério do evangelho da água e do Espírito dado pelo Senhor. Então nós nos tornaremos povo de Deus, santos e irmãos e irmãs uns dos outros. Somente após isso Deus poderá encarregá-los do Seu serviço. Aqueles que se tornaram servos do Senhor também devem crer em Sua Palavra e guardá-la com sua fé. Estes são aqueles que darão a glória a Deus em vez de guardá-la para si mesmos. Nosso Senhor é digno de receber toda adoração e glória de todos neste mundo. Aleluia!

Versículo 10: Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.

A Palavra da promessa escrita em Apocalipse não pode ser mantida em segredo. Porque em breve ela será cumprida, ela deve ser testemunhada para todos. Amém! Vamos todos crer na Palavra da profecia no Livro de Apocalipse e pregá-la.

Versículo 11: Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.

Quando o dia do retorno do Senhor se aproximar, Ele deixará que aqueles que correm atrás do pecado continuem a fazer isso, aqueles que são santos continuem sendo santos, e aqueles que são imundos continuem imundos. Quando o fim dos tempos chegar, aqueles cujos corações se tornaram sem pecados pela crença no evangelho do Senhor da água e do Espírito ainda servirão ao evangelho nesta terra, e aqueles que mantiveram a sua santidade dada pelo Senhor e viveram suas vidas com fé continuarão a viver assim. Nosso Senhor nos aconselha a guardar a nossa fé que temos agora.

Versículo 12: E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.

Nosso Senhor virá em breve, em outras palavras, e dará o Paraíso na terra e o Novo Céu e Nova Terra para os santos que serviram e trabalharam para espalhar o evangelho da água e do Espírito, para recompensá-los por seus sacrifícios. Quando os santos crerem na Palavra da profecia em Apocalipse, eles poderão defender a sua fé até o fim, pois eles terão colocado a sua esperança no Senhor. Nós devemos perceber e crer que o Senhor recompensará o trabalho dos santos com bênçãos muito maiores, pois nosso Senhor é glorioso e misericordioso.

Versículo 13: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

Nosso Senhor é o início e o fim de tudo. Ele é o nosso Salvador e o próprio Deus, que nos trará a completa salvação que somente Ele pode nos dar. Toda história no universo inteiro, a história do Céu e da terra, começou no Senhor e terminará Nele.

Versículo 14: Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.

Porque o que o Senhor falou para nós foram palavras de vida, os santos crêem em Sua Palavra, a pregam e a defendem. Eles fazem isso porque a Palavra que o nosso Senhor falou para Seus santos e para todas as coisas no universo é verdadeira. É por isso que os santos e servos de Deus guardam a Palavra do Senhor em suas mentes. Eles defendem a sua fé pela crença na Palavra de Deus de forma ainda mais firme, para que eles tenham o direito de comer os frutos da árvore da vida plantada no Novo Céu e Nova Terra.

Os santos que se tornaram sem pecados pela crença no evangelho da água e do Espírito dado pelo Senhor tentam defender a sua fé, pois eles têm o direito de comer os frutos desta árvore da vida no Céu.

Versículo 15: Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.

Aqueles que são mencionados nesta passagem são aqueles que não crêem no evangelho da água e do Espírito e, portanto, não nascerão de novo mesmo até o fim dos tempos. O Anticristo e seus seguidores, enganando as pessoas com seus sinais e milagres, as enganarão por muito tempo proclamando falsamente que o Anticristo é o Salvador. Eles levarão as pessoas à sua própria destruição fazendo com que elas adorem a imagem do Anticristo. Nosso Senhor manterá essas pessoas fora dos portões da Cidade Santa, para que elas nunca entrem no Novo Céu e Nova Terra. A Cidade do Senhor só estará aberta para os santos que defenderem a sua fé que crê no evangelho da água e do Espírito.

Versículo 16: Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.

Por causa da Igreja de Deus e dos seus santos, nosso Senhor enviou a nós os servos de Deus, e Ele os fez testemunhar todas as coisas que acontecerão. Aqueles que os fez testificar todas essas coisas é Jesus Cristo, o próprio Deus que se tornou o Salvador dos santos.

Versículo 17: O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.

A todos nessa terra que têm fome e sede da justiça de Deus, nosso Senhor os convidou para receberem a Palavra da água da vida. Para aqueles que têm sede e fome da justiça de Deus foi dada a bênção de vir ao Senhor e, portanto, beber da água da vida. É por isso que o nosso Senhor diz para todos virem para Jesus Cristo. Qualquer um pode receber o verdadeiro evangelho da água e do Espírito gratuitamente. Mas a água da vida está excluída para aqueles que não têm este desejo. Se você quiser, você também poderá beber da água da vida dada pelo Senhor pela crença no evangelho da água e do Espírito.

Versículo 18: Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro;

A Escritura é a Palavra de Deus. Assim, quando nós cremos nesta Palavra, nós não podemos acrescentar ou tirar nada dela. Este versículo nos fala que, porque a Palavra da Escritura é a Palavra de Deus, ninguém poderá crer nela acrescentando ou subtraindo algo da Palavra escrita da verdade, nem crer deixando a palavra escrita de lado. Assim, nós devemos ser cuidadosos. Toda Palavra falada por Deus é importante; nada pode ser deixado de lado como menos importante.

Mas as pessoas continuam a ignorar o evangelho da água e do Espírito dado pelo Senhor. É por isso que elas ainda não receberam a libertação dos seus pecados, porque permanecem pecadoras, e porque estão caminhando rumo à sua destruição – mesmo quando afirmam que crêem em Jesus como seu Salvador. Para libertar os pecadores do pecado, nosso Senhor deu a eles a Sua água e sangue (1 João 5:4-5, João 3:3-7). Mas muitas pessoas colocam importância somente no sangue de Jesus na Cruz; assim, elas ainda não foram libertas dos seus pecados, e enfrentarão as pragas escritas no Livro de Apocalipse.

Aqueles que dizem crer em Jesus, mas continuam ignorando a verdade de que Cristo levou todos os pecados do mundo com o Seu batismo de João, enfrentarão a mais temível punição do inferno. Por que? Porque eles não crêem no evangelho da água e do Espírito que o Senhor deu a eles, e, portanto, ainda não nasceram de novo. Qualquer um que ignorar o evangelho da água e do Espírito dado pelo Senhor entrará no lago de fogo que queima eternamente e enfrentará o sofrimento eterno – o dia do lamento virá para tais pessoas.

Versículo 19: e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.

Existe alguém entre nós cuja fé Cristã deixa de lado a Palavra da verdade, de que Jesus levou todos os pecados da humanidade sobre Si ao receber o batismo de João, e que de uma só vez Ele limpou todos os pecados ao ser crucificado? Se existe, tais pessoas certamente perderão o direito de entrar na Cidade Santa de Deus, pois elas não crêem no batismo que nosso Senhor recebeu de João para levar os pecados da humanidade sobre Si de uma só vez. Elas estão cometendo o pecado de ignorar o evangelho da água e do Espírito dado pelo Senhor.

Dessa forma, os Cristãos devem tomar para seus corações a verdade de que Jesus levou sobre Si todos os pecados da humanidade com Seu batismo recebido de João. Ao menos que eles façam isso, todos eles serão excluídos da glória de entrar na Cidade Santa dada pelo Senhor. Se você crê que Jesus é o seu Salvador, você então deve ser limpo de todos os seus pecados pela crença que Jesus veio a esta terra, foi batizado por João no Rio Jordão para salvar completamente a humanidade dos seus pecados, e que Ele limpou todos os pecados cometidos pela humanidade, levando-os sobre Si. Como conseqüência, você pode ser purificado de toda sua imundice com o batismo que o nosso Senhor recebeu. Tendo recebido sobre Si os nossos pecados, nosso Senhor derramou o Seu sangue e morreu na Cruz para pagar o salário do nosso pecado com Sua própria morte.

O batismo que Jesus recebeu de João é a prova confirmada da nossa salvação do pecado. Em 1 Pedro 3:21 está escrito, “a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo.” Nós devemos perceber que Jesus carregou os pecados do mundo na Cruz e derramou o Seu sangue a fim de pagar o salário do pecado da humanidade com Seu próprio sangue, tudo em nosso lugar.

É por isso que Deus está dando novamente Sua Palavra de aviso para toda a humanidade no versículo 19. Nós devemos crer na Palavra do evangelho da água e do Espírito como ela é, sem acrescentar ou subtrair nada dela.

Versículo 20: Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!

Nosso Senhor em breve voltará. E os santos que receberam a remissão dos seus pecados pela crença no Senhor e que são revestidos na glória do Céu, estão esperando ansiosamente pela segunda vinda do Senhor. Porque aqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito estão todos preparados para encontrar ao Senhor mesmo agora, eles aguardam que o Senhor retorne e os revista em todas as Suas bênçãos prometidas aos santos. Assim, os santos estão aguardando ardentemente pela segunda vinda do Senhor, em fé e agradecimento.

Versículo 21: A graça do Senhor Jesus seja com todos.

O Apóstolo João conclui o Livro de Apocalipse com a oração para que a graça do Senhor Jesus Cristo esteja com aqueles que desejam entrar na Cidade Santa dada pelo Senhor. Vamos também nos tornar santos que entrarão na Cidade Santa dada por Jesus Cristo através da fé, sem falhar.

postado por.Hipolito Cesar