O Mundo da Babilônia Está Caído Apocalipse 18:1-24

O Mundo da Babilônia Está Caído Apocalipse 18:1-24

“Depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a terra se iluminou com a sua glória. Então, exclamou com potente voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável, pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra. Também os mercadores da terra se enriqueceram à custa da sua luxúria. Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos; porque os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou dos atos iníquos que ela praticou. Dai-lhe em retribuição como também ela retribuiu, pagai-lhe em dobro segundo as suas obras e, no cálice em que ela misturou bebidas, misturai dobrado para ela. O quanto a si mesma se glorificou e viveu em luxúria, dai-lhe em igual medida tormento e pranto, porque diz consigo mesma: Estou sentada como rainha. Viúva, não sou. Pranto, nunca hei de ver! Por isso, em um só dia, sobrevirão os seus flagelos: morte, pranto e fome; e será consumida no fogo, porque poderoso é o Senhor Deus, que a julgou. Ora, chorarão e se lamentarão sobre ela os reis da terra, que com ela se prostituíram e viveram em luxúria, quando virem a fumaceira do seu incêndio, e, conservando-se de longe, pelo medo do seu tormento, dizem: Ai! Ai! Tu, grande cidade, Babilônia, tu, poderosa cidade! Pois, em uma só hora, chegou o teu juízo. E, sobre ela, choram e pranteiam os mercadores da terra, porque já ninguém compra a sua mercadoria, mercadoria de ouro, de prata, de pedras preciosas, de pérolas, de linho finíssimo, de púrpura, de seda, de escarlata; e toda espécie de madeira odorífera, todo gênero de objeto de marfim, toda qualidade de móvel de madeira preciosíssima, de bronze, de ferro e de mármore; e canela de cheiro, especiarias, incenso, ungüento, bálsamo, vinho, azeite, flor de farinha, trigo, gado e ovelhas; e de cavalos, de carros, de escravos e até almas humanas. O fruto sazonado, que a tua alma tanto apeteceu, se apartou de ti, e para ti se extinguiu tudo o que é delicado e esplêndido, e nunca jamais serão achados. Os mercadores destas coisas, que, por meio dela, se enriqueceram, conservar-se-ão de longe, pelo medo do seu tormento, chorando e pranteando, dizendo: Ai! Ai da grande cidade, que estava vestida de linho finíssimo, de púrpura, e de escarlata, adornada de ouro, e de pedras preciosas, e de pérolas, porque, em uma só hora, ficou devastada tamanha riqueza! E todo piloto, e todo aquele que navega livremente, e marinheiros, e quantos labutam no mar conservaram-se de longe. Então, vendo a fumaceira do seu incêndio, gritavam: Que cidade se compara à grande cidade? Lançaram pó sobre a cabeça e, chorando e pranteando, gritavam: Ai! Ai da grande cidade, na qual se enriqueceram todos os que possuíam navios no mar, à custa da sua opulência, porque, em uma só hora, foi devastada! Exultai sobre ela, ó céus, e vós, santos, apóstolos e profetas, porque Deus contra ela julgou a vossa causa. Então, um anjo forte levantou uma pedra como grande pedra de moinho e arrojou-a para dentro do mar, dizendo: Assim, com ímpeto, será arrojada Babilônia, a grande cidade, e nunca jamais será achada. E voz de harpistas, de músicos, de tocadores de flautas e de clarins jamais em ti se ouvirá, nem artífice algum de qualquer arte jamais em ti se achará, e nunca jamais em ti se ouvirá o ruído de pedra de moinho. Também jamais em ti brilhará luz de candeia; nem voz de noivo ou de noiva jamais em ti se ouvirá, pois os teus mercadores foram os grandes da terra, porque todas as nações foram seduzidas pela tua feitiçaria. E nela se achou sangue de profetas, de santos e de todos os que foram mortos sobre a terra.”

Exegese

Versículo 1: Depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a terra se iluminou com a sua glória.

Por meio dos servos que Deus enviou a esta terra para fazer Suas obras, as pessoas podem ouvir os sermões das bênçãos e maldições de Deus. Para ser liberto de todos os seus pecados e infelicidades, portanto, todos vocês devem receber em seus corações e crer na Palavra das bênçãos espirituais do Céu pregadas pelos servos de Deus.

Versículo 2: Então, exclamou com potente voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável,

Na frase, “caiu a grande Babilônia”, a palavra Babilônia é usada pela Bíblia para se referir ao mundo secular. No Antigo Testamento, por exemplo, nós encontramos a história da Torre de Babel, uma torre construída pela humanidade que buscava desafiar a Deus unindo suas próprias forças, a qual foi derrubada por Deus por este motivo. Quando a passagem acima diz que a grande Babilônia caiu, ela está dizendo que este mundo cairá. Algumas pessoas podem pensar, “Este mundo está muito firme agora, então como ele poderia cair?”, mas Deus está nos dizendo aqui que quando as pragas das sete taças forem derramadas uma após as outra, Ele destruirá este mundo assim como derrubou a Torre de Babel.

Qual é então a razão pela qual este mundo será destruído por Deus com as pragas das sete taças? É porque as pessoas deste mundo se unirão com o Anticristo e matarão os santos nascidos de novo que crêem no evangelho da água e do Espírito, e porque eles ficarão contra Deus até o final. Também é porque este mundo terá se tornado “morada de demônios”.

Por que seria esse o caso? Por que este mundo se tornará uma morada de demônios? É porque quando o fim dos tempos chegar, muitas pessoas se renderão ao Anticristo e se tornarão servas do mal recebendo a marca de Satanás.

Na Escritura, o Dragão é usado para se referir à Satanás, e os demônios são os servos do Dragão. Portanto, quando está dito aqui que o mundo se tornou morada de demônios, isso significa que o Anticristo, o servo do Dragão, terá ocupado completamente o mundo. O mundo do fim dos tempos enfrentará uma época de tribulações extremas quando as pragas das sete taças forem derramadas sobre ele. Este mundo se tornará um mundo do Dragão, e os demônios andarão livremente como se o mundo pertencesse a eles. E este mundo cairá rapidamente, derrubado pelas pragas finais das sete taças derramadas por Deus.

Versículo 3: pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra. Também os mercadores da terra se enriqueceram à custa da sua luxúria.

Assim como o versículo diz aqui, literalmente, “todas as nações” na terra beberam o vinho do furor da prostituição do mundo. Em outras palavras, o povo deste mundo terá o mundo como Deus e crerá nele e o seguirá dessa forma. Eles amarão ao mundo mais do que a Deus. Este mundo se tornou um ambiente propício para o pecado, e seu povo vive sua vida embebido pelo pecado.

Assim, o resultado é a queda do mundo em razão do pecado. Porque as pessoas amaram e seguiram ao mundo como Deus, Ele os destruirá com Sua punição das pragas das sete taças. Todos vivendo neste mundo serão no final das contas destruídos por estas sete pragas trazidas por Deus e serão lançados no inferno.

Deus está dando para nós um aviso claro que todos que não crerem agora no evangelho da água e do Espírito dado pelo Senhor enfrentarão as pragas das sete taças no final. Você deve se lembrar que se não crer no evangelho e continuar contra Deus apesar do Seu aviso, você não somente será punido pelas pragas das sete taças, mas também receberá a eterna punição do inferno.

As pessoas devem perceber, portanto, que elas têm que crer no evangelho da água e do Espírito agora para escaparem das grandes e terríveis pragas de Deus, e devem retornar para a fé no verdadeiro evangelho da água e do Espírito o mais rápido possível.

Apesar de muitos reis e mercadores do mundo terem acumulado grande riqueza com a sua abundância material, todos eles acabarão chorando, lamentando, lastimando e pranteando quando virem o mundo desmoronando com as grandes pragas trazidas por Deus.

Então, nunca devemos esquecer que nós temos que pregar o evangelho da água e do Espírito para todos e que temos que viver nossas vidas olhando para o novo milênio. Nós devemos guiar a todos para o evangelho da água e do Espírito, para que toda humanidade possa escapar das grandes pragas.

Versículo 4: Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos;

“Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos”. Esta é a Palavra de Deus falada para Seus santos. Em outras palavras, os santos não devem pertencer ao mundo no fim dos tempos e viver suas vidas como escravos. Mesmo aqueles que já se tornaram santos antes, se caírem nos pecados do mundo no fim dos tempos eles não poderão evitar o julgamento por Deus com suas temíveis pragas. Deus está dizendo a todos o santos, em outras palavras, para não guardarem Sua ira terminando como escravos do mundo.

Versículo 5: porque os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou dos atos iníquos que ela praticou.

Deus realmente se lembra de todos os pecados e obras deste mundo e espera somente pelo seu dia de julgamento. Com a aparição repentina do Anticristo um dia, a destruição logo cobrirá o mundo inteiro assim como Deus planejou. Mas ainda existem algumas pessoas que crêem que este mundo não será destruído, mas que durará para sempre.

Contudo, este mundo não durará o quanto eles pensam, mas será repentinamente destruído pelas pragas das sete trombetas e das sete taças trazidas por Deus. Quando o fim dos tempos chegar, Deus trará tribulações para todos os lugares no mundo e o destruirá. Assim, devemos ser diligentes em nossas vidas de fé até o final, nos apegando com firmeza à nossa fé de que o Reino de Jesus Cristo realmente virá.

Antes das ordens de Deus para os Seus anjos derramarem as sete taças nesta terra, os pecados do mundo terão se tornado tão desenfreados e freqüentes que merecerá mais do que o julgamento de Deus. Deus se lembrará dos seus pecados e não impedirá mais a sua destruição. Além disso, o Anticristo e as pessoas mundanas estarão perseguindo o povo de Deus, coagindo os santos a negarem a sua fé e fazendo deles mártires. Quando estas coisas acontecerem, este mundo enfrentará as pragas das sete taças.

Versículo 6: Dai-lhe em retribuição como também ela retribuiu, pagai-lhe em dobro segundo as suas obras e, no cálice em que ela misturou bebidas, misturai dobrado para ela.

Está escrito aqui, “Dai-lhe em retribuição como também ela retribuiu”. A quem o versículo se refere? O versículo fala deste mundo, ou seja, os pecadores que vivem nele, o Anticristo e Satanás. Ele nos fala que Deus os pagará da mesma forma que eles trouxeram perseguição, tormento, tribulação e morte aos santos.

O versículo 6 também diz, “no cálice em que ela misturou bebidas, misturai dobrado para ela.” Este é o comando de Deus para os Seus anjos para punir todas as falsas religiões do mundo que levaram as pessoas ao inferno espalhando as mentiras do Diabo. Isso significa que Deus trará a Sua ira e punição para o Cristianismo de hoje por seu pecado de falsos ensinamentos, misturando a Palavra de Deus com os ensinamentos de Satanás e, assim, levando as pessoas para o Diabo. Portanto, os Cristãos que não crêem no evangelho da água e do Espírito receberão a mesma punição do pecado que as pessoas do mundo.

Versículo 7: O quanto a si mesma se glorificou e viveu em luxúria, dai-lhe em igual medida tormento e pranto, porque diz consigo mesma: Estou sentada como rainha. Viúva, não sou. Pranto, nunca hei de ver!

Deus diz aqui que pagará os pecados destas pessoas orgulhosas com tormento e tristeza. Para todas as pessoas religiosas do mundo que não são nascidas de novo e para os não-crentes, as pessoas do mundo, Deus apontará os seus pecados e os punirá.

Mas eles permanecerão orgulhosos, dizendo a si mesmos, “Estou sentada como rainha. Viúva, não sou. Pranto, nunca hei de ver”. Deus trará a elas as pragas da sua destruição. Com as grandes pragas trazidas por Deus, todos eles sofrerão a tristeza de perderem todas as suas posses mundanas e seus entes queridos, tudo ao mesmo tempo.

Versículo 8: Por isso, em um só dia, sobrevirão os seus flagelos: morte, pranto e fome; e será consumida no fogo, porque poderoso é o Senhor Deus, que a julgou.

Com o advento das sete pragas, as pragas da morte, pranto e fome virão a este mundo em um só dia. O Anticristo e todos os seus seguidores mundanos serão punidos para queimarem eternamente no inferno.

Versículo 9: Ora, chorarão e se lamentarão sobre ela os reis da terra, que com ela se prostituíram e viveram em luxúria, quando virem a fumaceira do seu incêndio,

As pessoas e os reis do mundo testemunharão com seus próprios olhos o mundo ser engolido pelo fogo e terremotos e ser destruído pelas pragas das sete taças. Os reis do mundo chorarão e lamentarão, pranteando por suas perdas.

Versículo 10: e, conservando-se de longe, pelo medo do seu tormento, dizem: Ai! Ai! Tu, grande cidade, Babilônia, tu, poderosa cidade! Pois, em uma só hora, chegou o teu juízo.

As pessoas que não creram que este mundo cairia serão atingidas pelo medo quando virem o mundo inteiro realmente desmoronando diante de seus olhos. Em um mundo que brilha tanto com sua beleza, o julgamento de Deus descerá em um dia e tudo cairá.

Versículos 11-13: E, sobre ela, choram e pranteiam os mercadores da terra, porque já ninguém compra a sua mercadoria, mercadoria de ouro, de prata, de pedras preciosas, de pérolas, de linho finíssimo, de púrpura, de seda, de escarlata; e toda espécie de madeira odorífera, todo gênero de objeto de marfim, toda qualidade de móvel de madeira preciosíssima, de bronze, de ferro e de mármore; e canela de cheiro, especiarias, incenso, ungüento, bálsamo, vinho, azeite, flor de farinha, trigo, gado e ovelhas; e de cavalos, de carros, de escravos e até almas humanas.

Quem poderia comprar ou vender alguma coisa quando a destruição do mundo está à caminho? Os mercadores da terra também lamentarão e chorarão em razão da perda do seu mundo. Quando Deus derramar as pragas das sete taças, ninguém no mundo inteiro comprará nada. Este mundo nunca mais será reconstruído, e somente o Reino de Cristo será construído em suas ruínas.

Aqui está uma lista da mercadorias extravagantes com que as pessoas têm se adornado em luxo até os dias de hoje. Mas todas elas se tornarão inúteis um dia e ninguém as buscará. Todas estas coisas são o que as religiões do mundo comercializam. As religiões do mundo fizeram tudo o que se imagina pelo seu amor ao dinheiro, não hesitando em vender almas por dinheiro.

Versículos 14-18: O fruto sazonado, que a tua alma tanto apeteceu, se apartou de ti, e para ti se extinguiu tudo o que é delicado e esplêndido, e nunca jamais serão achados. Os mercadores destas coisas, que, por meio dela, se enriqueceram, conservar-se-ão de longe, pelo medo do seu tormento, chorando e pranteando, dizendo: Ai! Ai da grande cidade, que estava vestida de linho finíssimo, de púrpura, e de escarlata, adornada de ouro, e de pedras preciosas, e de pérolas, porque, em uma só hora, ficou devastada tamanha riqueza! E todo piloto, e todo aquele que navega livremente, e marinheiros, e quantos labutam no mar conservaram-se de longe. Então, vendo a fumaceira do seu incêndio, gritavam: Que cidade se compara à grande cidade?

As pessoas nunca mais poderão ver suas posses mundanas novamente.

Os mercadores que se tornaram ricos através deste mundo chorarão e lamentarão quando virem seu mundo desmoronar. Lamentarão em desespero, pois quando o mundo cair, eles também cairão com ele, e todas as suas posses acumuladas desaparecerão em apenas um dia.

Quando as religiões construídas nas riquezas mundanas caírem, as pessoas deste mundo lamentarão, “ai, ai!”. Os comerciantes internacionais e marinheiros que navegam livremente também lamentarão. Estas pessoas chorarão em desespero, “Que civilização construída pela humanidade foi maior e melhor do que a de hoje?”.

Versículo 19: Lançaram pó sobre a cabeça e, chorando e pranteando, gritavam: Ai! Ai da grande cidade, na qual se enriqueceram todos os que possuíam navios no mar, à custa da sua opulência, porque, em uma só hora, foi devastada!

Vendo o mundo derrubado pelas pragas das sete taças, todos aqueles que pensavam que este mundo duraria para sempre estarão lamentando com grande pranto. Aqueles que ainda estiverem neste mundo estarão chorando e lamentando quando testemunharem o mundo inteiro ser destruído de uma só vez com as pragas das sete taças trazidas por Deus, mas todo o seu choro será inútil, pois o mundo e tudo o que nele há já terá terminado. Se naquele momento eles tiverem força para chorar, então deveriam estar lamentando agora por seu próprio destino, pois estão prestes a ir para o inferno em razão dos seus pecados, e eles devem crer no evangelho da água e do Espírito para serem libertos da sua destruição eterna.

Versículo 20: Exultai sobre ela, ó céus, e vós, santos, apóstolos e profetas, porque Deus contra ela julgou a vossa causa.

Os santos arrebatados no ar se regozijarão quando as pragas das sete taças forem trazidas, porque com estas pragas Deus estará vingando o Seu povo. Está certo que Deus derramará as grandes e terríveis pragas sobre Seus inimigos.

Versículo 21: Então, um anjo forte levantou uma pedra como grande pedra de moinho e arrojou-a para dentro do mar, dizendo: Assim, com ímpeto, será arrojada Babilônia, a grande cidade, e nunca jamais será achada.

Deus diz aqui que este mundo nunca mais será visto, como uma pedra de moinho lançada ao mar. Nosso Senhor então renovará todo o universo e todas as coisas nele, e cumprirá a Sua obra de tornar esta terra no Reino de Cristo.

Versículo 22: E voz de harpistas, de músicos, de tocadores de flautas e de clarins jamais em ti se ouvirá, nem artífice algum de qualquer arte jamais em ti se achará, e nunca jamais em ti se ouvirá o ruído de pedra de moinho.

Quando as pragas das sete taças terminarem, nenhum som de música que as pessoas ouviam antes no mundo será ouvido novamente, nem o som do martelar do artífice será ouvido.

Versículo 23: Também jamais em ti brilhará luz de candeia; nem voz de noivo ou de noiva jamais em ti se ouvirá, pois os teus mercadores foram os grandes da terra, porque todas as nações foram seduzidas pela tua feitiçaria.

Quando as pragas das sete taças forem completadas, este mundo nunca mais verá a luz de candeia, nem ouvirá mais a voz de noivo ou noiva. A enganação dos feiticeiros do mundo também acabará, pois o mundo terá terminado.

Versículo 24: E nela se achou sangue de profetas, de santos e de todos os que foram mortos sobre a terra.

A razão pela qual Deus derramará as grandes pragas das sete taças na terra é porque os servos de Satanás terão derramado o sangue dos Seus profetas e santos.

postado por.Hipolito Cesar