Quem somos?
Quem somos?
JOSÉ COIMBRA (Coordenador) (35 horas)
Especialista em Enfermagem Comunitária
Mestre em Saúde Pública
MARIA JOSÉ ESTEVES (35 horas)
Especialista em Enfermagem Comunitária
OTÍLIA BRITO (35 horas)
Enfermeira
LUISA COIMBRA (14 horas)
Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
Enfª Chefe
ARMINDA PEREIRA (14 horas)
Assistente Técnica
PAULO OLIVEIRA (7 horas)
Técnico de Serviço Social
ROSA MARTINS (20 horas)
Assistente Operacional (CMT)
A área geodemográfica de atuação da UCC Pedra da Sé, é a área correspondente ao concelho de Tábua, coincidente com a área de abrangência do Centro de Saúde de Tábua.
O concelho de Tábua localiza-se a nordeste do distrito de Coimbra, integrado na Região Centro (NUT II) e na Sub-Região do Pinhal Interior Norte (NUT III), confinando a Norte com o concelho de Santa Comba Dão, a Este com Oliveira do Hospital e Arganil, a sul com Arganil e a Oeste com Penacova e Santa Comba Dão.
É composto por 11 freguesias: Tábua, Midões, Póvoa de Midões, Candosa, S. João da Boavista, Carapinha, Mouronho e União das freguesias de, Covas e Vila Nova de Oliveirinha, Espariz e Sinde, Pinheiro de Coja e Meda de Mouros, Ázere e Covelo
É uma sub-região agrícola do Alto-Mondego caracterizada por relevo planáltico, com altitudes que oscilam entre os 143 e os 517 metros. É percorrido por diversos cursos de água (rios e ribeiros), sendo os mais importantes, o rio Mondego e a albufeira da barragem da Aguieira, o rio Alva e o rio Cavalos (INE, 2008).
O acesso rodoviário ao concelho de Tábua foi facilitado com o IP3 que veio aproximar e facilitar o acesso às cidades de Coimbra e Viseu, centros urbanos de grande importância para os municípios da região, e mais recentemente, com a Circular Externa da vila e do IC6 que faz a ligação entre o IP3 e a EN17, melhorando as ligações aos concelhos limítrofes de Arganil e Oliveira do Hospital. O Concelho tem ainda rápido acesso à ligação ferroviária em Vimieiro - Estação CF de Santa Comba Dão, a cerca de 10Km.
A carteira de serviços desta UCC inclui programas e projetos específicos, através dos quais são prestados cuidados de saúde à população em resposta às suas necessidades, de acordo com as estratégias de intervenção definidas no Plano Nacional de Saúde.
Para a sua prossecução propõe-se uma estreita articulação com as outras unidades funcionais do centro de saúde (UCSP e polo local da USP) e também do ACES (URAP e ECL).
Através das atividades que compõem a sua carteira de serviços, esta UCC propõe-se:
Intervir no âmbito da promoção da saúde e prevenção da doença na comunidade, dando cumprimento aos programas nacionais de saúde de âmbito comunitário;
Colaborar na vigilância de saúde da população;
Colaborar na deteção e acompanhamento de utentes e famílias de maior risco e vulnerabilidade integrando todas as estruturas locais da Rede Social;
Cooperar através da criação de parcerias com outras instituições, na criação de redes de apoio a estes grupos mais vulneráveis;
Promover e participar na formação técnica dos cuidadores de idosos a nível institucional (lares e apoio domiciliário) e familiar;
Prestar cuidados de natureza preventiva, curativa, de reabilitação física e ações paliativas e educação para a saúde, aos utentes integrados na ECCI, promovendo o seu envolvimento, bem como, dos seus familiares ou cuidadores informais;
Criar, implementar ou participar em parcerias de projetos que tenham por objetivos a promoção de hábitos e estilos de vida saudável junto da comunidade ao longo de todo o ciclo de vida.
Programas / Projetos
Programa de Saúde Escolar
Programa de Saúde Oral
Projeto “CLICA JÁ!”
Projeto “MOVIMENTO SÉNIOR”
ECCI—Equipa de Cuidados Continuados no Domicilio
Prevenção de Acidentes no Idoso
Academia Sénior de Tábua
Participação na CPCJ
Participação no SNIPI
Participação no NACJR
Participação no NLI/RSI
Saúde Oral no Idoso
Procurámos para este projeto, encontrar uma nomenclatura que melhor se identificasse com a região onde estamos inseridos. Sendo esta uma unidade inovadora e orientada para o futuro, considerámos importante lançar uma âncora ao passado enquanto determinante do momento presente.
Com alguns vestígios de ocupação pré-histórica distribuídos pelo concelho, é dos tempos da ocupação romana que mais sinais perduram, como castros, sepulturas e peças de cerâmica. Talvez o maior deles seja o troço da via romana que faria parte da ligação entre Olisipo (Lisboa) e Bracara Augusta (Braga) passando por Bobadela, no concelho vizinho de Oliveira do Hospital. Os vestígios deste troço situam-se na Pedra da Sé, conjunto granítico de grandes dimensões sobranceiro ao rio Mondego, na sua margem esquerda.
Sobre o nome desta pedra sobejamente conhecida no concelho, existem duas teorias. Uma delas é que a Sé de Coimbra e de Viseu tenham sido construídas com esta pedra e a outra prende-se com a imponência da mesma, assemelhando-se a uma Sé. Com ou sem veracidade, a contemporaneidade encarregou-se de fortalecer este nome e por isso a nossa escolha nele ter recaído para identificar este nosso projeto.
Relatório de Atividades 2023
Plano de Ação 2023/2024