A saúde oral influência a saúde geral. Doenças cardiovasculares, diabetes, malnutrição, enfarte e pneumonia são doenças comuns a muitos idosos. Uma má higiene oral pode piorar estes problemas devido ao aumento de bactérias responsáveis pela formação de cáries, acabando estas por se espalhar a outros sistemas do corpo.
As medidas preventivas, como um reforço diário dos cuidados orais, podem fazer uma grande diferença na redução do risco de desenvolver doenças orais e dor.
Uma escovagem eficaz, o uso de fio dentário, acompanhados por uma dieta alimentar equilibrada, contribuem para a manutenção de dentes e gengivas saudáveis.
Para muitos idosos, as próteses fazem parte do dia a dia. Ajudam a comer, falar e sorrir com confiança todos os dias. Para que isso aconteça é necessário que seja conservada e higienizada todos os dias.
No dia 18 de Abril realizou-se uma sessão de educação acerca da higiene oral e prótese dentária, com o objetivo de sensibilizar a população presente na Academia Sénior para os cuidados a ter com a sua boca e sobre os possíveis problemas causados por uma má higienização da mesma.