A importância de viver um estilo de vida saudável
A importância de viver um estilo de vida saudável
Viver um estilo de vida saudável é importante para que se sinta no seu melhor e se mantenha mais saudável ao longo do seu ciclo vital. No entanto, todos os dias são-nos apresentados tantos conselhos em saúde que pode ser difícil filtrar o que é realmente importante. Os cuidados de saúde preventivos nem sempre estão presentes no nosso quotidiano, mas viver um estilo de vida saudável não necessita de ser complicado. Pequenas mudanças resultam muitas vezes em grandes ganhos na saúde, e na prevenção de doença.
Um estilo de vida saudável envolve quer a escolha, quer a ação. As escolhas que fazemos todos os dias e as ações que tomamos podem conduzir a um estilo de vida mais saudável. O conceito de Saúde é hoje mais abrangente, definido como o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. Fazer escolhas positivas nas áreas da aptidão física, stress e nutrição - e depois agir sobre essas escolhas - promove uma sensação de melhor autoestima, felicidade e bem-estar geral.
Vivemos num mundo satisfeito pela gratificação instantânea e acautelado pelo desconforto. Muitas vezes valorizamos os bens materiais e instantâneos em detrimento da saúde pessoal e do nosso futuro. Temos comprimidos “mágicos” na ponta dos nossos dedos. É mais fácil, mais cómodo, pois proporcionam alívio rápido e não requerem o desconforto da mudança. Os prós estão lá, mas temos de parar para considerarmos verdadeiramente os contras em vez de aceitar os atalhos oferecidos. É fundamental ter uma educação de estilos de vida saudáveis e pensar em termos de futuro.
Quais são os benefícios de um estilo de vida saudável? Estes podem ser apenas aquilo de que necessitamos para nos comprometermos a mudar os nossos hábitos diários para hábitos mais saudáveis. Assim que fizermos essas mudanças e experimentarmos os seus efeitos positivos, não vamos querer voltar atrás! Iremos querer: melhorar a nossa saúde física e mental; obter mais energia de forma natural; melhorar o nosso humor; prevenir doenças (como, por exemplo, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, alguns tipos de cancro, obesidade, entre outras); poupar dinheiro; ter sempre objetivos para os quais trabalhamos; melhorar a nossa autoconfiança e autoestima. Um estilo de vida saudável é definido através do consumo de um padrão alimentar saudável, do envolvimento em atividade física regular, evitar a exposição a produtos nocivos (ex: tabaco, álcool, etc.), boa higiene de sono, gestão dos níveis de stress.
Enfermeira Adriana Saldanha,
Aluna do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária e do Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária da Escola Superior de Saúde de Viseu em colaboração com a Unidade de Cuidados na Comunidade Pedra da Sé do Centro de Saúde de Tábua.