O aumento do número de pessoas idosas é um sinal positivo de desenvolvimento humano. Um estudo divulgado por Bruxelas estima que no ano 2050, 1/3 da população Portuguesa terá mais de 65 anos. No entanto, este facto acarreta um significativo acréscimo de custos para os serviços de saúde e sociais, já que, com o aumento da idade vemos associado o aumento das doenças crónicas levando à incapacidade funcional desta população. Para contrariar este fenómeno, o exercício físico adaptado ao idoso é a melhor estratégia de prevenção da imobilidade e dos seus efeitos nefastos para a saúde.
O exercício físico/desporto é importante para as pessoas idosas saudáveis, aumentando e mantendo a qualidade de vida e independência dos idosos. A actividade física/desporto melhora a força, o equilíbrio, a coordenação, a flexibilidade, a resistência, a saúde mental, o controlo motor e a função cognitiva. Ajuda a prevenir as quedas (a maior causa de incapacidade entre a população idosa). Caminhadas e sessões organizadas de exercício físico, adequadas a cada idoso, permitem o convívio social, reduzindo sentimentos de solidão ou de exclusão social. (DGS, 2007)
Atentos a este problema, os serviços de saúde e algumas IPSS vinham desenvolvendo algumas actividades desde 2008, passando pela sensibilização dos idosos e pela prática de aulas de “ginástica para seniores”, chegando mesmo a haver um grupo de idosos a partilhar as suas experiências e a incentivar os outros idosos de outros centros de dia.
Actualmente, consciente também das suas responsabilidades para com o bem-estar e qualidade de vida da população idosa, o Município de Tábua através do Departamento Desporto, Acção Social, Educação, Cultura e Turismo (DDASECT) em parceria com a UCC Pedra da Sé do centro de saúde de Tábua, decidiram agarrar neste projecto e proceder à generalização do mesmo a todas as IPSS do concelho, de forma a marcar e fomentar a relação entre a Sociedade e a prática de actividade física.
Para tal iniciou-se a implementação de um Projecto com vista ao desenvolvimento de actividades físicas para a 3ª idade – Gerontomotricidade, denominado “Movimento Sénior”.
Este projecto destina-se aos utentes das Instituições de Solidariedade Social e, futuramente, pretende-se o alargamento a toda a comunidade.
Tem como objectivos principais:
desenvolver o gosto pela actividade física, promovendo a qualidade de vida dos idosos através da prática regular de actividades; motivar e sensibilizar os idosos para a importância e pertinência das actividades motoras;
fomentar a prática de actividades a todos os que queiram aderir, independentemente da idade, sexo, origem económica, cultural, raça ou religião;
valorizar o indivíduo, integrado no colectivo e nas potencialidades do meio;
proporcionar oportunidades para que os idosos possam viver experiências agradáveis, melhorar as capacidades motoras e promover a sua sociabilização e possibilitar o desenvolvimento das capacidades psicomotoras, sociais e cognitivas, assim como a formação cívica,
contribuir para a melhoria da auto-estima e a adopção de um estilo de vida saudável.
Resultados
Video Promocional do Projeto