Sobre

Eu me chamo Gabriel Sá. Nascido no Estácio¹, criado em Irajá¹ e atualmente morador de Jardim Sulacap¹, na cidade do Rio de Janeiro.

Tive o privilégio de ter estudado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e ser apresentado ao ensino profissionalizante desde a minha adolescência. Nesta instituição me formei técnico de Alimentos e através dela pude estagiar na Embrapa Agroindústria de Alimentos. Lá fui apresentado ao desenvolvimento de produtos alimentícios e à ciência aplicada.

Nunca trabalhei como técnico de Alimentos. No entanto, o aprendizado adquirido em química e microbiologia me direcionou para a escolha da minha graduação em Farmácia. Estudei na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e optei pelo ensino noturno visando conciliar um possível trabalho pela parte da manhã/tarde.

Em 2012, consegui um emprego na Indústria Farmacêutica e ao mesmo tempo pude realizar o objetivo profissional de trabalhar nos turnos da manhã e tarde na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mais precisamente no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), onde atuei como técnico de Produção de Vacina de Febre Amarela por 3 anos. Muitas experiências enriquecedoras estão vivas na minha memória até hoje, sejam elas profissionais e/ou pessoais.

Em 2015, com a proximidade do fim da graduação e da necessidade de realização de estágios obrigatórios, optei por mudar de ares. Consegui passar na seleção de estágio em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da empresa Farmoquímica S/A. Por um ano estagiei até ser efetivado como pesquisador de Desenvolvimento Galênico.

Nesse "um ano", consegui estagiar na Clínica da Família Aloysio Augusto Novis, na Maternidade Escola da UFRJ e na Farmácia Comunitária da UFRJ. Pude conhecer a amplitude das atuações e das responsabilidades de um profissional farmacêutico, junto a sua comunidade.

De 2016 a 2020, trabalhei com formulações medicamentosas, cosméticas e suplementos alimentares. As mais variadas formas farmacêuticas foram desenvolvidas durante minha experiência na Farmoquímica: comprimidos, cápsulas, cremes, loções, géis, pós, dentre outros. Acredito que a oportunidade de desenvolver tantos produtos diferentes foi o que me permitiu adquirir uma importante experiência na carreira de farmacêutico industrial.

Em abril de 2020, migrei de uma empresa nacional para uma multinacional a fim de descobrir as diferenças na forma de trabalho e os desafios que se proporiam. A partir de então, trabalhei como pesquisador de Desenvolvimento Farmacotécnico na Abbott Laboratórios do Brasil.

Em junho de 2021, aceitei a proposta da empresa Diffucap-Chemobras Química e Farmacêutica para trabalhar na área de Pesquisa e Desenvolvimento, atuando em desenvolvimento de projetos e na reestruturação do setor, principalmente na implantação de uma nova cultura documental, agregando mais qualidade e rastreabilidade aos processos.

Em ambas as empresas, tive a possibilidade de conciliar o trabalho com o curso de especialização em Tecnologias Industriais Farmacêuticas (TIF) oferecido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/ Fiocruz).

Com a especialização, busquei aprimorar o meu conhecimento em farmacotécnica e adquirir saberes que envolvessem outras áreas industriais farmacêuticas, principalmente no que diz respeito à parte de desenvolvimento e validação de metodologia analítica; pré-formulação; validação de processos, de limpeza e de sistemas; desenvolvimento de produtos de origem vegetal; dentre outras.

¹ Bairros da cidade do Rio de Janeiro.