Indústria 4.0

Nuvem de palavras

No dia 19/03/2021, houve uma atividade da disciplina de Projetos Integradores que consistiu em discutir os conceitos de Indústria 4.0 e das inovações tecnológicas relacionadas às formas farmacêuticas.

Foram apresentados vários meios de inovação que estão sendo empregados para aprimorar certas limitações relacionadas aos fármacos, como a solubilidade e/ou permeabilidade. Dentre as inovações podemos citar: a alteração química das substâncias (por vezes desencorajada ou vista como último recurso), a modificação física (compreendendo a diminuição do tamanho de partícula, por exemplo), as técnicas de amorfização, as produção de dispersões sólidas, a veiculação de fármacos por carregadores (criação de nanopartículas que promovam maior absorção no trato gastrointestinal), sistemas auto-emulsionantes, uso de nanocristais, etc.

Apresentou-se o conceito de Indústria 4.0 e quais serão as tendências e previsões para o futuro da indústria farmacêutica, levando em consideração a robotização no processo produtivo, o uso de internet das coisas, realidade aumentada, impressão 3D, dentre outros aspectos.

Diante do conteúdo apresentado, foi proposta a atividade de criação de uma nuvem de palavras em que seriam discutidos os temas abordados na aula e seriam escolhidas duas formas de inovação para fármacos presentes em medicamentos já comercializados, seja no Brasil ou no exterior. Para isso, foram escolhidos 2 medicamentos que abordassem essas técnicas na sua produção.

Os medicamentos escolhidos foram o YAZ e o Spritam. As rotas fabris desses medicamentos contemplam o uso de ciclodextrina e impressão 3D, respectivamente.

O uso dessas inovações geralmente se dá, por uma necessidade de melhoria ou de vantagem tecnológica. No caso do YAZ, a complexação por ciclodextrinas apresenta melhorias na estabilidade, na solubilidade e na uniformidade de conteúdo na forma farmacêutica final. Já o Spritam acaba por possibilitar a administração ao público pediátrico, uma vez que a impressão 3D gera uma forma farmacêutica com maior porosidade e adaptabilidade para redução ou ajuste de dose.