Metodologia

de Pesquisa

Disciplina Metodologia da pesquisa e de desenvolvimento de TCC

A disciplina de Metodologia da pesquisa e de desenvolvimento de TCC teve como objetivo geral promover a aquisição do conhecimento de métodos do estudo científico, introduzir as fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos de conclusão de curso e aplicar técnicas de estudo e pesquisa, objetivando a elaboração de trabalhos científicos, introduzindo os estudantes no universo da produção científica.

Ao final da disciplina o aluno está apto a:

  • Conceituar ciência e conhecimento científico e descrever suas características.

  • Identificar as etapas do método científico e caracterizar os passos do processo de pesquisa.

  • Identificar os diferentes tipos de pesquisa, conhecendo as características e as etapas de cada um.

  • Formular corretamente o problema, as hipóteses e os objetivos de pesquisa.

  • Aplicar as normas técnicas da metodologia científica em seu estudo.

  • Elaborar diferentes modalidades de um trabalho de conclusão de curso.

  • Realizar buscas de trabalhos científicos.

Abaixo estão demonstradas algumas atividades e conhecimentos trabalhados ao longo da disciplina.

Atividade de pesquisa (19/03/2021)

No dia 19/03/2021, houve uma atividade em grupo da disciplina de Metodologia de Pesquisa realizada no turno da manhã, que consistiu em:

Um grupo proporia uma pergunta relacionada aos assuntos abordados no programa de pós-graduação de TIF, até então, e que tivessem um viés científico.

Essa pergunta deveria ser respondida após pesquisa bibliográfica sistemática onde o mesmo grupo proporia as palavras-chave ou descritores para a busca.

O grupo propôs também a metodologia de busca a ser adotada, onde seria preciso descriminar a partir de qual ano as referências bibliográficas seriam consideras, quais as bases de dados seriam utilizadas, quantos trabalhos surgiriam como resultado das buscas, quais operadores booleanos seriam utilizados, etc.

Outro grupo ficou encarregado de pesquisar a bibliografia a fim de responder a pergunta tal qual fora proposto pelo grupo elaborador do tema e da metodologia de pesquisa.

Como integrante do grupo que precisou fazer a pesquisa com a metodologia proposta, foi possível notar como o uso das palavras-chave e descritores corretos são necessários para responder um tema principal. A quantidade de trabalhos encontrados por vezes era enorme e em outras ocasiões a bibliografia era escassa. Isso fez com que tivéssemos de readequar nossa pesquisa refinando-se os descritores e as palavras-chaves a fim de responder a pergunta proposta pelo grupo anterior. Mesmo após muito empenho, não conseguimos encontrar trabalhos relevantes que nos tornassem exitosos na resposta principal.

Ficou evidente também que certos temas são muito difíceis de serem retratados em trabalhos na forma de patente. Muitas vezes porque estes podem se tratar de assuntos sem possibilidade de proteção à propriedade intelectual.

Desta forma, pode-se concluir que a estratégia de pesquisa é extremamente relevante no momento de busca bibliográfica a fim de discorrer sobre um determinado tema. As vezes, é necessário refinar tal estratégia para obtenção das respostas e construção de um trabalho científico.

Tipos de conhecimento - Criação de infográfico

Ao longo da disciplina de Metodologia de Pesquisa foi apresentado o conceito de conhecimento e seus diferentes tipos. A disciplina transversal também abordou o tema no Módulo 1 referente aos conceitos base.

Como proposta de atividade em grupo, elaborou-se um infográfico que abordasse os diferentes tipos de conhecimento: empírico, filosófico, científico e teológico. Abaixo é possível encontrar o infográfico elaborado pelos alunos: Larissa, Raquel, Gabriel, Juliana, Thania, Rosana e Rafaele.

O infográfico é um dos gêneros textuais com maior engajamento e compreensão por parte dos leitores. Isso porque este tipo de apresentação da informação compreende conteúdos que podem ser complexos, mas que são dispostos visualmente de modo atraente e fazendo uso de imagens, textos curtos e precisos, ícones, gráficos e ilustrações. Tudo isso com colorações harmônicas e muitas vezes vibrantes.

O desafio desta atividade foi resumir e organizar em poucos tópicos as informações complexas de forma que passasse os conceitos aprendidos na disciplina. A opção pelo desenho de um gráfico de setores igualmente espaçados buscou mostrar que não há hierarquização entre os tipos de conhecimentos. Eles são apenas diferentes, mas nenhum superior sobre o outro.

A escolha das cores foi um exercício que acabou sendo trabalhado em forma de votação, onde diferentes opções de design de cores foram candidatas. Por fim, as diferentes tonalidades de azul, além do verde e laranja deram um tom vibrante, chamativo e atraente para o leitor. As imagens escolhidas para cada canto remetiam os diferentes conceitos abordados, assim como a escolha da imagem do cérebro significando a mente humana e o ato do pensar e da reflexão.