Biofarmacotécnica

Disciplina de Biofarmacotécnica

A disciplina de Biofarmacotécnica teve como objetivo geral capacitar o aluno a conhecer os fatores farmacêuticos envolvidos na biodisponibilidade dos fármacos, estudar os parâmetros físico-químicos envolvidos na biodisponibilidade de formas farmacêuticas e estudar parâmetros de equivalência farmacêutica e bioequivalência. A disciplina também teve como propósito apresentar os principais sistemas de liberação de fármacos observados na literatura e disponíveis na clínica.

Ao final da disciplina o aluno estaria apto a:

  • Descrever os principais tipos de sistemas de liberação de fármacos e suas principais aplicações.

  • Reconhecer fármacos que apresentem potencial para veiculação por meio de sistemas de liberação.

  • Identificar os principais parâmetros farmacocinéticos em uma curva de biodisponibilidade.

  • Selecionar sistemas de liberação com base nas propriedades biofarmacêuticas dos fármacos.

A demonstração das atividades e avaliações, além de aspectos interessantes abordados ao longo da disciplina, podem ser encontrados abaixo.

Sistemas nanoparticulados

Durante as aulas da disciplina de Biofarmacotécnica foram apresentados aos alunos diversos sistemas nanoparticulados que são ou estão sendo desenvolvidos no ramo farmacêutico. Muitas vezes, tais sistemas são utilizados a fim de modular a biodisponibilidade de fármacos, que podem apresentar características desafiadoras como baixa permeabilidade e/ou baixa solubilidade, por exemplo.

Abaixo é possível encontrar um infográfico produzido pela página nanoclustering.com que demonstra as principais nanopartículas desenvolvidas atualmente para a modulação de biodisponibilidade de fármacos.

Muitas das nanopartículas observadas foram descritas nas aulas de TIF pelos professores Helvécio Rocha, Michelle Sarcinelli e Beatriz Patrício.

Avaliação final da disciplina de Biofarmacotécnica

A disciplina de Biofarmacotécnica teve como avaliação final uma prova contendo dois tópicos principais (A e B) com algumas perguntas a respeito de cada um deles. Os tópicos foram os seguintes:

"A) Selecione um fármaco que tenha sido veiculado por algum sistema de liberação modificada; pode tanto ser um relato na literatura científica ou algum produto já comercializado.

Questão 1. Qual tipo de sistema foi utilizado?

Questão 2. Qual a vantagem que o tal emprego de tal sistema de liberação apresentou para o fármaco?

Questão 3. Que informação foi utilizada para comprovar o alegado benefício? Você considera que ela é suficiente para justificar a vantagem apresentada?

Questão 4. Este tipo de sistema de liberação vem sendo empregado em outros casos também? Se sim, cite exemplos.

Questão 5. Quais são os desafios tecnológicos no emprego do sistema de liberação utilizado no caso escolhido?

B) Identifique o potencial que o uso de meios de dissolução biorrelevantes pode ter na predição de resultados de bioequivalência. Indique um exemplo que dê respaldo ao seu argumento.

Tais meios seriam também úteis para prever a biodisponibilidade de sistemas de liberação de fármacos?"

As respostas para cada um dos tópicos é encontrada abaixo:

Prova final - Biofarmacotécnica.docx