Percepções sobre TIF






Durante todo o curso de TIF foi notório que a prática de feedbacks dos professores sobre as atividades elaboradas pelos alunos era algo recorrente e norteador para a dinâmica das disciplinas, retenção do aprendizado e montagem do portfólio digital. Por tal razão, como aluno (quase egresso) tomei a liberdade de usar esse espaço de troca para expor minhas percepções sobre a Especialização de TIF - Farmanguinhos.

Adianto desde já que as impressões foram ótimas!

No início do ano eu fui contemplado pela empresa em que trabalhava com um curso de extensão de uma instituição de ensino privada cujas aulas tinham um amplo direcionamento para o mercado farmacêutico e que durou os cinco primeiros meses de 2021. As aulas eram ministradas aos sábados e tinham uma duração próxima da proposta do TIF, começando às 8:30 e indo até às 17:00.

Ficou evidente para mim, que TIF se tratava de uma pós-graduação diferenciada e que agregaria bastante valor para mim, profissional da área galênica. Foi inevitável comparar os cursos e enquanto um curso tinha um nível elevado, o outro era apenas mediano.

Um fator que a primeira vista pode ser encarado como pequeno, mas que fez toda a diferença para o aprendizado no modo de ensino síncrono à distância foi a questão da "abertura das câmeras". O fato de assistir as aulas, observando o professor e os colegas fez com que as trocas de experiências e conhecimentos fossem amplificados. Desta forma era necessária atenção plena dos alunos e evitavam-se distrações, ajudando a dar foco aos conteúdos das disciplinas e fazendo com que estes fossem melhor assimilados e retidos.

Talvez por isso, eu tenha me surpreendido com o fato da grande maioria das aulas de TIF ter despertado o meu interessante. Muitas delas eram bem lecionadas e confesso até que não esperava que fosse um programa de pós-graduação tão enriquecedor. O que chamou a atenção é que nem todos os professores eram acostumados a lecionar, mas ainda sim entregavam aulas muito boas.

Após algumas disciplinas, a percepção sobre TIF foi se consolidando a ponto de eu ter recomendado a especialização de Farmanguinhos para muitos conhecidos da indústria farmacêutica.

Foi bastante perceptível o quão cuidadosa foi a montagem do programa de especialização. As propostas de aula e de atividades eram muito bem estruturadas, pois foi possível compreender os temas não só pela visão dos professores, mas também pela dos outros alunos. Houve várias ocasiões em que a experiência dos colegas de turma me ajudou a formar um olhar mais crítico no momento da avaliação de um documento científico, como um artigo. E isso foi algo que eu buscava quando fiz a seleção para a pós-graduação, ou seja, o curso superou de longe as minhas expectativas.

A superação de expectativas me ajudou a ter um olhar mais humilde em relação ao aprendizado de uma forma geral. Mostrou que realmente temos sempre coisas novas a aprender e consolidou minha intenção de tentar um curso de Mestrado no futuro da minha carreira profissional.

As aulas de Projetos Integradores criou um laço de companheirismo e amizade entre os integrantes das disciplinas, sejam estes alunos ou professores. Foi uma disciplina que estimulou não somente o desenvolvimento do aspecto técnico dos alunos como também os lados pessoal e cidadão. Acredito que tenha sido um excelente mecanismo pedagógico empregado pelas professoras Camilla Areias, Beatriz Patrício e Livia Prado, pois tornou a turma mais coesa e atribuiu leveza à condução da Especialização.

Sobre o trabalho de conclusão de curso, achei importante termos a possibilidade de apresentá-lo na modalidade de portfólio. Além de ser um retrato do aprendizado do aluno ao longo da Especialização, foi um meio de demonstrar todos conceitos aprendidos via reflexões de aprendizagem. Ademais, acredito que seja um estímulo aos alunos realizar uma modalidade diferente das convencionais. Sem contar também com o fato de mais alunos se engajarem com a entrega e não desistirem do título ao final do curso.

Por fim, gostaria de deixar meu agradecimento a todo corpo docente pela oportunidade de ter participado do curso e de parabenizar pela excelente coordenação do mesmo. Os professores sempre se mostraram muito atenciosos e engajados em ajudar na construção do conhecimento. Acredito que TIF esteja no caminho certo para formar profissionais e pessoas melhores.

A Especialização de TIF foi muito importante para mim, pois hoje sou um farmacêutico com visão mais ampla dos processos e atividades da Indústria Farmacêutica e detentor de um maior conhecimento técnico, que não só agregará à minha área de atuação atual, o desenvolvimento farmacotécnico, como também a outras áreas de interação que são igualmente interessantes.

Gabriel Baptista Lima de Sá