II CONCURSO DE ECOTALENTO
II CONCURSO DE ECOTALENTO
Categoria Fotografia
15. Vida Terrestre - Para proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres cada um deve começar olhando para o seu próprio quintal. Se as pessoas parassem um minuto para perceber a riqueza de vida à nossa volta, teríamos o engajamento necessário para travar a perda da biodiversidade.
15. Vida Terrestre - A fotografia do guará retrata a vida presente nos manguezais, um dos ecossistemas mais subestimados pela população e um dos mais ameaçados do planeta. Proteger o mangue é proteger o vermelho pulsante do guará.
15. Vida Terrestre - O registro fotográfico surgiu após a interação de uma família de Macacos-prego com a equipe do Projeto Descobrindo a Mata Atlântica (IFC-Campus Araquari) numa área de desmatamento. Os macacos nos seguiram pela área degradada, até conseguirem uma fruta. O que causa vários sentimentos, tanto de admiração mas principalmente de preocupação, por essas espécies estarem tão vulneráveis as ações antrópicas.
15. Vida Terrestre - As áreas abertas de Cerrado (campos) estão fortemente ameaçadas pela supressão de distúrbios naturais e pela conversão dessas áreas para pastagens e outros usos da terra. Muitas vezes essas áreas são confundidas com áreas degradadas e/ou como produtos da degradação de florestas. Além do tamanduá-bandeira, outros animais típicos do Cerrado também têm preferência por habitats como esse. Portanto, o bem-estar, a sobrevivência e a manutenção destas espécies são dependentes da conservação dos campos. Além disso, as áreas abertas abrigam uma diversidade altíssima de plantas pequenas. Nesse caso o manejo correto dos campos, auxiliará na trava da perda da biodiversidade tanto da fauna quanto da flora, garantindo a sustentabilidade dos recursos naturais e a manutenção de serviços ecossistêmicos essenciais ao bem-estar humano.
15. Vida Terrestre - Mudança de habitats e adaptação à vida urbana. Nós não somos os únicos arquitetos no ambiente urbano. Dividimos e compartilhamos com outros seres vivos esses espaços, os quais se utilizam de suas habilidades para se adaptarem às modificações ambientais importas pelo ser humano. Com isso esses animais, o João de Barro no caso, conseguem se reproduzir e manter uma população urbana a despeito de tudo o que o cerca, ruído, poluição atmosférica e a presença constante do homem interferindo com sua tranquilidade. O quanto de energia a mais esses novos arquitetos da vida urbana terão de dispensar para garantir a manutenção da sua população, ou não, é algo que não sabemos.
15. Vida Terrestre - A araucária é uma espécie ameaçada e aqui contrasta com campos de cultivo e estradas. Dessa forma, temos o embate entre a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento econômico, nos deixando mais longe do objetivo 15 da ODS em que a vida terrestre e o equilíbrio dos ecossistemas não estão sendo priorizados. A foto foi retirada no município de Araucária, que leva justamente o nome da espécie da foto e também é extremante ocupado por cultivos. Apesar da paisagem pitoresca em um dia nublado, questiono: até quando a araucária resistirá ao homem no campo? Qual o preço da biodiversidade?
11. Cidades e Comunidades Sustentáveis - A sustentabilidade dos ambientes urbanos é necessária para preservar muitas espécies e promover o encontro com a biodiversidade, como registrado na fotografia.
15. Vida Terrestre - O olhar fixo de um gato pode ter vários significados.
Categoria Desenho
10. Redução das Desigualdades - A ilustração crítica trás a beleza da diversidade emoldura, que nada mais é a admiração e o encanto do que está pintado apenas em nossa frente, mas a repulsa e a falta de interesse em proteger o que é real por trás da tela.
Por dentro somos todos um só, e aos poucos a biodiversidade vem se perdendo, juntamente com a diversidade humana. Cabe a nós não deixa-las mais sobre nossas mãos.
15. Vida Terrestre - O meu desenho mostra um beija-flor polinizando uma flor. A polinização realizada por vertebrados é um importante serviço ecossistêmico que ajuda na manutenção dos ecossistemas terrestres, sendo importante para a reprodução das plantas e futura produção de alimento para outros animais e até para os humanos. É importante manter florestas diversas para permitir a sobrevivência de todos os organismos e o equilíbrio da vida.
12. Consumo e Produção Responsáveis - Este arte foi pensada para ser uma crítica ao consumo exagerado e seu impacto no ambiente. Uma forma de refletirmos no consumo, reciclagem, destinação e até substituição no uso de materiais.
15. Vida Terrestre - A conservação dos ecossistemas terrestres e fundamental para garantir a biodiversidade na terra, e só a preservando bioma pôr bioma (como o cerrado reproduzido na obra) iremos garantir a conservação das espécies (como o Tamanduá-bandeira e o chuveirinho do cerrado, reproduzidos na obra).
14. Vida na Água - A imagem tenta dar ênfase na vida debaixo d'água dos oceanos. Estes, imensos e sem fronteiras, são o berço e a garantia da vida no planeta. Ainda hoje não conhecemos o tamanho da biodiversidade que os oceanos abrigam e muitas dessas espécies jamais serão conhecidas, foram e estão sendo extintas pela poluição desenfreada. Vivemos em um planeta de processos cíclicos, e os oceanos tem especial importância nesses processos que mantém a vida em todo o planeta. Se os oceanos estão doentes, o planeta todo também está. Preservar os oceanos e a sua biodiversidade é preservar todo o planeta e as formas de vida que aqui habitam.
14. Vida na Água - A Vida na água é uma ODS que preza a preservação e conservação dos oceanos, seu uso consciente e a biodiversidade marinha. Infelizmente quando o assunto é poluição, os mares não ficam ilesos e o que vemos é uma grande quantidade de lixo e uso irresponsável deste bem natural tão valioso. Cabe a nós, a cada dia passar a incorporar a nossas rotinas hábitos mais sustentáveis e que lesem menos a vida como um todo, seja esta terrestre, marinha ou humana.